manhas de setembro

Manhãs de Setembro – série do PrimeVideo traz protagonista trans sem esteriótipos

Manhãs de Setembro é série nacional envolvente, sensível e divertida, que explora a vida de Cassandra, uma garota trans

manhas de setembro

Manhãs de Setembro conta a história de Cassandra, uma mulher trans que tenta sobreviver na cidade de São Paulo. Ela trabalha como motogirl de dia e a noite canta em uma boate LGBT. Sua maior paixão é música, sendo uma excelente cantora. Ela tem como maior inspiração, Vanusa, uma cantora que fez muito sucesso nos anos 70. A vida de Cassandra está indo bem, progredindo na vida, comprando seu aparentemente e tendo uma vida financeira melhor. As coisas começam a mudar quando certo dia aparece em sua casa Jairizinho, seu filho de sangue, fruto de um romance da sua época como homem. 

manhas de setembro

Manhãs de Setembro  é uma obra sensível. Seus personagens são complexos e fogem do esteriótipo estabelecido. Personagem social intrigante, que foge do senso comum de uma pessoa trans, escapando do esteriótipo da prostituição e drogas. Cassandra é uma mulher comum, trabalha como motogirl e cantora, que vive as dificuldades do dia. Mexer com essa tipificação, mostrando Cassandra como uma mulher igual à qualquer outra, ajuda  na inclusão dessas classes marginalizadas.

Outros personagens em Manhãs de Setembro são tão interessantes quanto a Cassandra. O menino Jairzinho, um garoto que vive situações de difícil compressão para uma criança, começando pelo de sua mãe, a Leide, uma mulher com problemas pessoais e financeiros, que cuida de seu filho em uma situação precária: morando dentro do seu carro e mal tendo o que comer. Logo em seguida, o garoto descobre que seu pai não é um homem, e tudo isso causa confusão na cabeça da criança. Ao longo da série vemos como Jairzinho está confuso com o mundo ao seu redor e não entende debates tão profundos.

Também temos Ivaldo, outro personagem complexo. Ele é um garçom casado, mas que tem um caso com Cassandra. Ele se apaixona pela cantora, e tem um conflito  de sentimentos.

Manhãs de Setembro é uma série com personagens únicos e tão únicos e instigantes que conquistam o público. O roteiro e diálogos estão escrito de maneira leve, porém crítica. As situações vividas pelos personagens traz uma conexão com a história, porque as dificuldades mostradas, são as mesmas que temos no cotidiano. Ao mesmo tempo, vemos uma quebra de paradigma com Cassandra, uma mulher forte, guerreira que supera todas as adversidades.

Manhãs de Setembro, uma série sensível, transcendente, é importante para o discurso de inclusão.

Texto Por Rafael Bittencourt


Leia Também: Chegou a hora do retiro! Brincando com fogo Brasil estreia em 21 de julho só na Netflix

Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais

Facebook | Twitter | Instagram

2 Comentários

Deixe seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: