Seja bem-vindo!

Por: Rafael Bittencourt 03/09/2020
0
Post Thumbnail

Michael Jackson faria 62 anos: veja a trajetória do rei do pop.

Relembre a trajetória – Neste último fim de semana, no dia 29, Michael Jackson completaria 62 anos de idade. Sem dúvida, o cantor ainda é o maior nome da música pop. Não à toa, imortalizou-se com o título de “rei do pop”.

michel jackson em Bad

O começo da carreira e os Jackson’s Five

Michael foi o sétimo filho do casal Joseph Jackson e Katherine Jackson e, desde criança, ele e seus irmãos demonstravam grande talento para música. Sua mãe o escutou cantando aos 5 anos e, após isso, juntou-se aos seus irmãos mais velhos na banda Jackson’s brothers.

Em 1965, os Jackson’s Brothers ganharam um concurso para tocar em um desfile de moda. Para causar um impacto maior, a banda mudou seu nome para Jackson’s Five. Através do show feito no desfile de moda, a banda ganhou um certo destaque e foi crescendo, fazendo pequenos shows pelos EUA.

Michael era o grande nome da banda. Aos 13 anos, já tinha alguns sucessos com seus irmãos como: I’ll be there, ABC e I want you back.

O preço da fama e sucesso para Michael foi caro. Ele não teve uma infância longe dos palcos e era privado das brincadeiras de criança para se dedicar somente à música.

Michael Jackson na infância

Nos anos 70, Michael fazia sucesso com os Jacksons Five, mas, por ser o grande destaque, pensava em sua carreira solo. Em 1979, Michael era maior que a banda, então foi o momento ideal para seu álbum solo: Off the Wall.

O disco foi bem-sucedido e trazia grandes hits como Rock with you, Off the wall e Don’t stop till get enough, que ficou conhecida no Brasil como abertura do programa Vídeo Show, da rede Globo.

Thriller

Esse disco rendeu a Michael Jackson o Grammy de melhor disco de R&B, mas ele não estava satisfeito, queria mais. Foi no ano de 1982 que Michael lançou Thriller, o álbum mais vendido da história, com mais de 65 milhões de cópias em todo mundo.

michael jackson: capa de triller

Nesse momento, o cantor subiu de patamar em sua carreira e ganhou status de grande estrela da música pop. Nesse disco, temos músicas icônicas para cultura pop como Thriller, Beat it e Billie Jean. Michael se tornou gigante. Além de cantor, era um excelente dançarino e seus videoclipes foram marcados pelos famosos passos de dança. Poucos dançaram igual Michael e seus videoclipes viralizaram. Cada coreografia era mais marcante que a outra.

O videoclipe de Thriller foi um divisor de águas para indústria da música. Lançado em 1982, Thriller, além da coreografia empolgante, tinha um cenário, uma história, e foi dirigido por cineasta. Foi importante na época, já que o videoclipe ajudou a alavancar a venda do álbum e isso mudou a indústria da música. Thriller ganhou o prêmio de álbum do ano.

No ano de 1985. Michael Jackson lançou o projeto We are the world, para arrecadar fundos para a população pobre na África. Além de Michael Jackson, participaram do projeto Bob Dylan, Cyndi Lauper, Lionel Richard entre outros artistas da época. A iniciativa arrecadou mais de 63 milhões de dólares.

Bad

Em 1987, Michael volta a mostrar todo seu talento com álbum Bad. Nessa época, sua vida pessoal passava por um verdadeiro caos. O cantor sofria com as primeiras manchas causadas pelo vitiligo, doença de pele em que há perda gradual da coloração.

https://www.youtube.com/watch?v=m20UO7QDiZQ

Embora cheio de transtornos, Michael continuava genial em Bad. Ele não deixou o nível cair e estava  cada vez melhor nas músicas e danças. Neste álbum, temos Bad, que dá nome ao disco, The way you make me feel, Man in the mirror e a grande Smooth criminal, que tem um videoclipe grandioso, onde Michael mostra seu talento como coreógrafo. O clipe de Smooth Criminal foi marcante para época.

O rei do pop

O passo de dança Moonwalker, feito pela primeira em 1983, tornou-se a marca registrada do astro do pop. O movimento ganhou uma animação em 1988 e estava cada vez mais popular e todos tentavam imitá-lo. Moonwalker ganhou até mesmo um jogo de videogame em 1989 para game driver.

Com 3 álbuns de grandes sucessos, em 1989 Michael Jackson conquistou o status de “rei do pop”. Isso serviu de inspiração ao cantor em Dangerous, álbum lançado em 1991. Dangerous foi um bom disco, mas sem a mesma grandiosidade dos anteriores. Mesmo assim, suas músicas chegaram ao topo como Black and White e Remember the time, clipe estrelado por Eddie Murphy. Michael também fez o primeiro grande show do Super Bowl, em 1993.

Em 1995, Michael lançou History. Nesse álbum, o cantor mostra todo seu rancor com a mídia, que o acusava de pedofilia. History tem a música They don’t care about us, com participação do grupo Olodum e seu clipe foi gravado na periferia de Salvador, na Bahia.

michael jackson

Em 2009, Michael Jackson anunciou sua aposentadoria com a última turnê This is it, que vendeu 1 milhões de ingressos em duas horas. Três semanas antes do primeiro show, o cantor foi encontrado morto em sua casa, devido uma parada cardíaca causada por remédios. Mesmo com o fim permanente dos palcos, Michael eternizou-se com suas músicas e coreografias marcantes.

Leia Também: Inscrições encerradas para Tribo to Major

Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais

Facebook | Twitter | Instagram

bad jackson´s 5 michael jackson off the wall triller
Tags:
Compartilhe:

A Nerd Recomenda também está no Facebook, Instagram, Youtube e no Twitter. Segue a gente lá!

Comentários

Deixe seu Comentário