O ano de Kali Uchis
Os últimos 12 meses trouxeram um tremendo crescimento para Kali Uchis. Dois álbuns explorando múltiplos gêneros musicais, duas críticas apontando seu trabalho como Best New Music (Melhor Música Nova), mais de 8 milhões de novos seguidores nas mídias sociais e mais de 6 bilhões de streams globais.
E também o primeiro lugar na parada Latina da Billboard.
Kali começou 2023 lançando o primeiro single de “Red Moon In Venus”, “I Wish You Roses”, que acaba de celebrar seu primeiro aniversário. A faixa já soma mais de 169 milhões de streams globais, com mais de 14 milhões de visualizações de seu videoclipe. Em comemoração ao Valentine’s Day (Dia dos Namorados (14 de fevereiro), uma loja pop-up de Roses montada em Los Angeles reuniu 3 mil fãs, fazendo fila desde as 4h da manhã, para encontrar kali. Confira essa história AQUI.
Depois desse impactante lançamento, Kali soltou seu hit global “Moonlight”. A faixa ultrapassou 806 milhões de streams globais, com mais de 23 milhões de views de seu videoclipe. O sucesso inicial da canção foi impulsionado pelo TikTok, onde ela gerou mais de 1,5 milhões de criações e mais de 7,2 bilhões de views em conteúdos. “Moonlight” ganhou certificado de platina nos EUA em setembro e ficou entre os Today’s Top Hits por 42 semanas, antes de se despedir na semana passada, cedendo espaço para “Igual Que Un Ángel” (com Peso Pluma).
Em 3 de março de 2023, Kali lançou seu á lbum “Red Moon In Venus“. O trabalho foi aclamado no mundo todo e gerou mais de 1,3 bilhão de streams globais. O álbum foi que mais tempo ficou (entre os lançamentos de R&B em 2023) na parada Billboard 200.
“The New York Times“
“a alegre compositora colombiana-americana bilíngue Kali Uchis transita entre o romance sensual e as recriminações ferozes… R&B que desafia a gravidade”
PITCHFORK:
“Parte Brigitte Bardot, parte bad girl colombiana, a artista de 28 anos exala uma confiança suave e pontiaguda… ‘Red Moon in Venus’ é o projeto mais envolvente de Uchis até hoje.”
“ROLLING STONE“:
“A visão de 360 graus de Uchis sobre o amor e sua voz versátil fazem de ‘Red Moon in Venus‘ um estudo totalmente satisfatório das emoções em suas diversas formas — romântica, carnal, reservada.”
“VARIETY“:
“É um álbum exuberante, luxuoso e delicioso, que evoca visões de camas com colchões de pena, travesseiros macios e banhos de espuma.”
ASSOCIATED PRESS:
“Suave, etérea e totalmente feminina… Uchis combina perfeitamente o R&B com o soul e o funk.”
COMPLEX:
“Kali Uchis é a vilã sensual que o R&B precisa no momento.”
“BILLBOARD“:
“‘Red Moon‘ pinga de prazer, dor e tudo mais, mostrando a força da natureza que Uchis é.”
Kali se apresentou em uma turnê sold out pela América do Norte que incluiu seus primeiros shows em estádios. Ela foi responsável por um dos mais memoráveis sets no festival Coachella, causando comoção no palco principal com o apoio de aparições de Tyler, The Creator, Don Toliver e Omar Apollo.
“Não restam dúvidas, Kali Uchis chegou” – “Variety”
Enquanto o álbum “Red Moon in Venus” seguia conquistando espaços, Kali deu início a sua nova fase em espanhol com o primeiro single do novo álbum “ORQUÍDEAS”, “Muñekita”, com El Alfa e JT. A faixa teve um lançamento incrível, decolando a partir de um vídeo viral com o amigo e parceiro Shawty Bae, que gerou mais de 1,2 milhão de criações no TikTok e mais de 4 bilhões de views em conteúdos.
Logo após o impactante anúncio do lançamento de “ORQUÍDEAS”, Kali revelou sua aguardada lista de faixas, que incluía participações de Karol G, Peso Pluma, Rauw Alejandro, El Alfa e JT. O anúncio da tracklist viralizou, gerando mais de 10 milhões de impressões.
Señora szn seguiu com um single clássico, “Te Mata”, e seu respectivo vídeo musical. O lançamento teve um resultado artístico impressionante, além de marcar a melhor estreia de um single de Kali nas paradas.
Kali e Karol G se juntaram em uma colaboração incrível, “Labios Mordidos“.
O single chegou ao #1 on YouTube no Dia de Ação de Graças, superando “Macy’s Day Parade”, do Green Day. Foi o maior lançamento global e americano daquela semana e também o melhor lançamento de single de Kali até aquela ocasião. O récorde supera 57 milhões de streams globais, sendo 22 milhões de visualizações do videoclipe.
Em 12 de janeiro, saiu “ORQUÍDEAS“, com o melhor desempenho de lançamento entre todos os álbuns de Kali até agora. O disco estreou na Billboard 200 em segundo lugar, com o equivalente a 69 mil unidades. Dessa marca – a melhor semana em toda a carreira dela – as unidades SEA (“sales equivalent album”) alcançam 38 mil, o que corresponde a mais de 51 milhões de streams on demand. O single de destaque, “Igual Que Un Ángel”, com Peso Pluma, já soma mais de 53 milhões de streams globais. A música está em décimo lugar na parada global do Spotify e em nono na parada americana nesta plataforma. O álbum já tem mais de 290 milhões de streams globais.
Junto com o álbum, veio uma grande notícia sobre sua vida: Kali está grávida de seu primeiro filho com seu parceiro de longa data, Don Toliver. A notícia fez com que ela ficasse em #1 entre os tópicos do Twitter e o vídeo musical com a revelação da gravidez batesse mais de 1,3 milhão de visualizações. A festa de lançamento do álbum de Kali foi um sucesso, com a presença de convidados especiais como Karol G, Peso Pluma, Don Toliver, JT, Omar Apollo, Xavi, Chino Pacas e muitos outros.
Recepções incríveis da imprensa logo de imediato! E VEM MUITO MAIS POR AÍ!
Comentários