Seja bem-vindo!

Por: Jamerson Nascimento 30/08/2021
0
Post Thumbnail

Recapitulando o MCU – Fase 3 (Parte 1): Unidos Nós Resistimos, Divididos Nós Cairemos

Relembre como tudo começou no Universo Cinematográfico da Marvel

O Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) é um sucesso incontestável de bilheteria e público. E como já vimos nas duas primeiras partes, muita coisa já aconteceu até chegarmos a esse ponto que estamos agora.

Na Fase 1 conhecemos Tony Stark/Homem de Ferro, Steve Rogers/Capitão América, Bruce Banner/Hulk, Natasha Romanoff/Viúva Negra, Clint Barton/Gavião Arqueiro e o Deus do Trovão, Thor, que unidos formaram a super equipe chamada de “Vingadores” sob as orientações de Nick Fury e sua agencia de espionagem, a SHIELD.

Na Fase 2 continuamos acompanhando esses mesmos personagens em novas aventuras solo e também mais uma em conjunto, a qual gerou um grande impacto para os acontecimentos dessa nova fase a qual iremos começar a relembrar na resenha de hoje. Também na segunda fase conhecemos novos personagens como Scott Lang/Homem-Formiga, Sam Wilson/Falcão, os aprimorados Pietro e Wanda Maximoff, o sintozóide Visão e, por fim, os divertidos “Guardiões da Galáxia” formados por Peter Quill/Senhor das Estrelas, Gamora, Drax, Groot e Rocket.

Com 4 Joias do Infinito já apresentadas, estamos indo em direção a um caminho que terá terríveis e dolorosas consequências e, por essa ser uma fase consideravelmente maior que as duas anteriores, a recapitulação dela será dividida em duas partes. Nesta primeira falaremos dos 5 primeiros filmes e na próxima, os 6 restantes. Então, vamos lá.

MCU Capitão América
Divulgação

Lançado no dia 28 de abril de 2016, chegava aos cinemas “Capitão América: Guerra Civil” (Captain America: Civil War, no original), o terceiro – e último – capítulo da franquia solo protagonizada por Steve Rogers. O filme já começa com uma breve sequência envolvendo Bucky Barnes (Sebastian Stan) nas instalações da HIDRA, onde novamente é vítima de experimentos e tem o “Soldado Invernal” ativado para completar uma missão que envolve o roubo de uma substância, que terá sua finalidade explicada com o decorrer da história.

De volta aos dias atuais, Steve (Chris Evans), Wanda (Elizabeth Olsen), Natasha (Scarlett Johansson) e Sam (Anthony Mackie) estão em Lagos, na Nigéria, tentando impedir um antigo conhecido de roubar uma poderosa arma biológica quando um triste e infeliz acidente acontece, causando uma explosão em alguns andares de um prédio e gerando diversos feridos e mortos, incluindo algumas pessoas de Wakanda, um lugar que até o momento foi pouco explorado pelo MCU, mas que virá com força total a partir de agora.

Como eu disse na resenha anterior, o confronto de Sokovia ainda iria reverberar no futuro do MCU e esse é o início disso. Com o desastre em Lagos e unindo o incidente com os ocorridos em Nova York e Sokovia, a ONU decide então criar o “Tratado de Sokovia” que, resumidamente, pretende criar regras para a atuação dos Vingadores permitindo – ou não – o envolvimento desses heróis em conflitos e é aí que tudo começa a desandar.

Tony Stark (Robert Downey, Jr) acredita que a equipe precisa desse controle do governo devido os últimos acontecimentos. Steve Rogers acredita que esse tratado restringe a liberdade de todos. Por fim, Steve mantém firme sua posição de não assinar o documento causando a primeira grande rachadura no grupo. A fim de formalizar o Tratado, a ONU prepara uma conferência em Viena onde mais um desastre acontece e culmina na morte do Rei T’Chaka (John Kani) de Wakanda na frente de seu filho, T’Challa (Chadwick Boseman), e o Soldado Invernal é noticiado como o responsável pelo atentado.

MCU Capitão América
Barão Helmut Zemo | Divulgação

Capitão América e Falcão então decidem ir atrás de Bucky em Bucareste para descobrir se de fato ele estava envolvido com o atentado e, lá, os três rapazes entram em combate com diversos homens enviados para matar Bucky assim como com o Pantera Negra que será revelado, mais tarde, ser T’Challa por debaixo do traje.

Todos são presos por James Rhodes/Máquina de Combate (Don Cheadle) e enquanto estão na base da força tarefa, presenciam o ataque do Barão Helmut Zemo (Daniel Brühl), que consegue ativar novamente o “Soldado Invernal” que vive dentro de Bucky. Após um breve combate, Steve consegue deter a fuga do Soldado, o levando para um lugar seguro onde, quando acorda, volta a ser o velho amigo de Rogers.

Barnes então revela que durante o tempo que ficou confinado na HIDRA, outros super soldados como ele foram criados e que agora Zemo estava atrás dessas pessoas. Prevendo toda a confusão que estava se desenhando no horizonte, Steve percebe que precisará de mais ajuda, assim como Stark que, após receber uma ordem de capturar o Capitão em até 36 horas, também decide ir atrás de novos aliados.

E é aqui que entra uma das maiores e mais aguardada surpresa de todo o MCU até agora, um jovem rapaz morador do Queens chamado Peter Parker (Tom Holland). O nosso querido Homem Aranha finalmente teve sua estreia nesse universo e em grande estilo precisamos admitir. Enquanto rola uma breve e interessante conversa entre Parker e Stark, também acompanhamos Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) resgatar Wanda de seu confinamento na sede dos Vingadores, entrando em um rápido conflito com Visão (Paul Bettany). Para fechar a equipe do Capitão, Scott Lang (Paul Rudd) também é recrutado e se tem início o confronto entre os super heróis em pleno aeroporto de Berlim.

MCU Capitão América
Divulgação

Como a preocupação de Steve está focada em deter Zemo, toda a sua equipe se mobiliza para que ele chegue o quanto antes a um avião para que possa ir até a Sibéria, deter o vilão. Importante ressaltar, que durante o embate entre equipes, o Máquina de Combate acaba sendo atingido em pleno vôo, indo de encontro ao chão com força máxima, causando uma séria lesão em Rhodes que o torna paraplégico.

Na Sibéria, Steve e Bucky seguem o rastro de Zemo e se surpreendem quando surge Tony Stark oferecendo ajuda, já que ele também descobriu o plano do vilão pouco depois de todo o confronto. Enquanto investigam, os três rapazes encontram todos os supersoldados mortos e então Zemo revela que sempre foi esse o seu plano: o fim dos super heróis como também o fim dos Vingadores. Ele também faz outra revelação, mostrando através de uma filmagem antiga de uma câmera de segurança que ocorreu a morte de dois indivíduos durante o roubo de substâncias que Bucky foi forçado a realizar como Soldado Invernal no passado: Howard (John Slattery) e Maria Stark (Hope Davis), os pais de Tony.

Um novo embate se inicia entre os três rapazes, no qual o braço metálico de Bucky é decepado por Stark e o Capitão destrói o reator presente na armadura do Homem de Ferro com o seu escudo. Seguindo caminhos diferentes definitivamente, Steve resgata seus companheiros que foram presos após o confronto no aeroporto, Stark retorna para a sede dos Vingadores onde recebe uma carta de desculpas de Steve junto a um aparelho celular e Bucky com a ajuda de T’Challa entra em estado de hibernação em Wakanda, buscando evitar que machuque mais pessoas enquanto não conseguir se livrar do “Soldado Invernal”.

Ufa… como podem ver, só no primeiro filme dessa nova fase já aconteceu uma porrada de coisa, mas vamos seguir. A próxima produção do MCU tratou de envolver de vez a parte mística que faltava dentro desse universo, além de apresentar também a quinta Joia do Infinito.

MCU Doutor Estranho
Divulgação

Lançado ainda em 2016, no dia 03 de novembro, “Doutor Estranho” (Doctor Strange, no original) chegou as telonas apresentando novos personagens. Stephen Strange (Benedict Cumberbatch) é um renomado (e até convencido) neurocirurgião que após um terrível acidente de carro, se vê impossibilitado de exercer a sua profissão, já que suas mãos foram as mais afetadas durante o ocorrido. Como última alternativa, Strange decide ir até o Nepal onde soube que poderiam curar seus ferimentos através de um método pouco convencional.

Lá, ele conhece a Anciã (Tilda Swinton), Karl Mordo (Chiwetel Ejiofor) e Wong (Benedict Wong) que apresentaram a Strange um poderoso poder que possibilita acessar o plano astral, assim como outras dimensões e pela primeira vez também ouvimos falar sobre os perigos do multiverso e a importância de se manter a linha temporal sempre protegida e inalterada. Conforme o treinamento avança, Strange vai dominando cada vez mais as artes místicas a ponto de conseguir manipular o tempo, avançando e retrocedendo a sua vontade, através de feitiços avançados e com posse do Olho de Agamotto, um poderoso objeto que guarda uma Joia do Infinito dentro de si.

Strange também descobre a existência dos Sanctum Sanctorum, 3 locais que, unidos, criam uma proteção ao redor de todo o planeta Terra em relação as demais dimensões existentes no universo e principalmente contra Dormammu, uma figura altamente poderosa que rege a Dimensão Negra e que deseja a todo custo conquistar a Terra. Ao descobrir que um antigo mestre treinado pela Anciã chamado Kaecilius (Mads Mikkelsen) está tentando contactar Dormammu para que o monstro possua o nosso planeta, Strange precisa escolher entre se tornar um guardião e protetor do Sanctum ou apenas utilizar as artes místicas para curar suas mãos.

Como não teríamos mais história caso o Doutor seguisse pelo segundo caminho, ele claramente é jogado em meio a um conflito contra Kaecilius que, a essa altura já estava caminhando para destruir o segundo Sanctum, localizado em Nova York. Durante o conflito, ele sofre um sério golpe que poderia tê-lo matado, caso ele não tivesse conseguindo abrir um portal para o hospital onde trabalhara antes do acidente e, com a ajuda de Christine Palmer (Rachel McAdams), sua colega de trabalho, consegue sobreviver ao golpe e retornar ao Sanctum onde volta a confrontar Kaecilius e seus seguidores.

MCU Doutor Estranho
Kaecilius | Divulgação

Durante o embate, é revelado que a Anciã também utilizara e absorvera magia da Dimensão Negra para se manter viva durante anos e anos, algo que ela mesma afirmava ser perigoso e proibido. Infelizmente, a Anciã é ferida por Kaecilius e, após cair de uma altura ridiculamente grande, acaba morrendo devido aos seus ferimentos.

Indo em direção a Hong Kong, onde está localizado o terceiro Sanctum, Stephen e Mordo percebem que chegaram tarde demais, tendo em vista que a cidade já está sendo consumida pela Dimensão Negra. Como última medida, Strange utiliza novamente do feitiço de retroceder o tempo e, percebendo que apenas isso não será o suficiente para consertar as coisas, se dirige para a Dimensão Negra para um confronto cara a cara com Dormammu.

Repetindo a mesma frase inúmeras vezes em um looping temporal, Strange consegue finalmente firmar um acordo com a criatura a qual deverá deixar a Terra em paz e também levar os seus seguidores consigo. Com toda a bagunça resolvida, Mordo decide ir embora por não concordar com as atitudes da falecida Anciã assim como as de Strange, enquanto que o Doutor, com a permissão de Wong, se torna o novo guardião do Sanctum Sanctorum de Nova York.

Porém, antes que o filme acabe, temos na cena pós créditos uma promessa de retorno do Mordo ainda para esse universo, já que agora ele entende que o mal do mundo é que existem feiticeiros demais vivendo nele.

MCU Guardiões da Galáxia
Divulgação

Seguindo nossa jornada, o terceiro filme lançado nessa nova fase nos leva para além da Terra, para os mais diferentes planetas e, como seu antecessor, com uma ótima trilha sonora. “Guardiões da Galáxia Vol. 2” (Guardians of the Galaxy Vol. 2, no original) chegou aos cinemas no dia 27 de abril de 2017 e continuava a história do longa de 2014, contando com o retorno de diversos personagens assim como a introdução de novos.

Já iniciamos essa nova história com um breve momento de romance entre dois jovens que viriam a se tornar pais de Peter Quill no futuro. Após esse rápido momento, já somos transportados para os dias atuais onde os Guardiões lutam contra uma criatura gigantesca, enquanto um adorável Baby Groot (Vin Diesel) se diverte ao som do clássico “Mr. Blue Sky” da banda Electric Light Orchestra.

Após derrotarem o monstro – e resgatar Drax (Dave Bautista) de dentro dele, após uma atitude deveras impulsiva do personagem – descobrimos que a equipe fora contratada por uma raça chamada “Soberanos”, a qual Ayesha (Elizabeth Debicki) lidera (e que possuí como prisioneira Nebulosa, irmã de Gamora), para proteger algumas baterias de valor inestimável. Com a criatura morta e as baterias em segurança, Ayesha libera Nebulosa (Karen Gillan) que agora está sob responsabilidade dos Guardiões.

Com a descoberta de que Rocket (Bradley Cooper) roubou algumas baterias, os Soberanos atacam a nave dos Guardiões que conseguem escapar com alguma dificuldade – e com uma estranha ajuda -, causando sérios danos na nave durante o processo, obrigando-os a fazer um pouso de emergência. Enquanto discutem quais serão os próximos passos, uma nova nave se aproxima e pousa próximo a eles e de dentro dela surgem duas figuras: Mantis (Pom Klementieff) e Ego (Kurt Russell), que revela ser o pai de Peter Quill (Chris Pratt).

MCU Guardiões da Galáxia
Ayesha, líder dos Soberanos | Divulgação

Então a equipe se divide. Enquanto que Drax, Gamora (Zoë Saldaña) e Quill embarcam na nave de Ego para descobrir mais sobre a origem do Senhor das Estrelas, Rocket, Baby Groot e Nebulosa ficam no planeta onde estão consertando a nave.

De companhia de seu pai, Peter descobre que Ego é um ser Celestial e que entre as diversas viagens que realizou pelo universo a fora em sua forma humana, conheceu a mãe de Quill durante sua passagem pela Terra. Após a sua morte, Ego então solicitou a Yondu (Michael Rooker) que fosse a Terra para resgatar o jovem Peter Quill, porém como Yondu nunca entregou o rapaz a Ego, o Celestial desde então procurava por ele.

E por falar em Yondu, o pirata espacial é procurado por Ayesha para que ele capture os Guardiões e consiga as baterias de volta. Porém, quando encontram Rocket, Nebulosa e Baby Groot, um motim se inicia e um dos membros da gangue de saqueadores, auxiliado por Nebulosa, toma o poder do grupo e torna Yondu, Rocket e Baby Groot prisioneiros enquanto que Nebulosa revela que deseja se vingar de Gamora pelas torturas que sofrera no passado nas mãos de Thanos (Josh Brolin), embarcando em sua própria jornada.

MCU Guardiões da Galáxia
Ego | Divulgação

De volta a Ego, Mantis revela que possui a habilidade de modificar as emoções daqueles que toca, além de poder ler seus sentimentos e Quill é treinado e ensinado por Ego a canalizar a energia do planeta em que estão. O Celestial também revela que, em cada planeta por qual passou, ele plantou uma pequena muda que, em resumo, são extensões dele mesmo através do universo e podem ser ativadas a partir da união do poder de dois Celestiais… e por esse motivo que ele precisava de Peter Quill, já que todas as suas outras proles falharam miseravelmente.

Mantis sabendo do plano de Ego decide, então, contar a Drax, enquanto que, após um acerto de contas, Gamora e Nebulosa também descobrem uma pilha de cadáveres em uma caverna e Rocket, Yondu e Baby Groot chegam ao mesmo planeta onde todo o embate final está prestes a começar. Com o plano formulado, os Guardiões (incluindo Mantis, Nebulosa e Yondu) se organizam para destruir Ego, colocando uma bomba no centro do Planeta, onde o cérebro do Celestial está alojado, e explodindo-o. Infelizmente Yondu acaba morrendo para salvar a vida de Quill e o longa se encerra com um funeral para o pirata espacial.

Entre as diversas cenas pós créditos, uma se destaca e considero a mais importante e relevante: Ayesha informa que criou um novo ser para combater os Guardiões, o qual deu o nome de Adam (uma clara referência a Adam Warlock, um poderoso personagem das HQs, mas que ainda permanece inédito dentro do MCU).

MCU Homem Aranha
Divulgação

O penúltimo filme que vamos relembrar no dia de hoje é nada mais nada menos que o primeiro longa individual do famoso cabeça de teia dentro do MCU: “Homem Aranha: De Volta ao Lar” (Spider-Man: Homecoming, no original)… sugestivo, não é mesmo?

Apenas para contextualizar, os direitos de utilização do personagem em produções audiovisuais pertencem a Sony, mas graças a uma parceria entre os estúdios, foi possível inserir o amigo da vizinhança dentro desse universo durante um período pré-estabelecido, o qual iniciou em “Capitão América: Guerra Civil”. Então a menos que a Marvel consiga de fato recuperar os direitos do Homem Aranha para ser a única proprietária, veremos esse personagem interagindo nesse universo durante um tempo determinado. Mas vamos ao filme.

Lançado em 06 de julho de 2017 e assim como “O Incrível Hulk”, aqui não temos uma história de origem do herói, até por que todos nós estamos cansados de saber o que acontece com o Tio Ben e o incidente com a aranha. Então a Marvel decidiu por pular toda essa introdução e já nos apresentar um Peter Parker em ação pela vizinhança como o Homem Aranha.

Após os eventos de Guerra Civil, Peter aguarda ansioso um novo contato de Tony Stark para uma próxima missão, mas se passam meses e nada acontece, até que em uma noite, ao tentar impedir o roubo de alguns caixas eletrônicos em seu bairro, os ladrões utilizam um tipo de tecnologia a qual não parece ser humana, intrigando Peter que tenta alertar Stark.

MCU Homem Aranha
Abutre | Divulgação

Enquanto a investigação segue em andamento, Parker descobre que a arma utilizada durante o assalto o qual tentou impedir, possui elementos alienígenas em sua composição e querendo se provar digno de se tornar um Vingador para Stark, Peter se arrisca para tentar descobrir mais sobre a gangue quando é atacado por Abutre (Michael Keaton).

Com a ajuda de seu melhor amigo, Ned (Jacob Batalon), que descobre por acaso a identidade secreta de Peter, a dupla começa a analisar o elemento alienígena e, a certa altura, Peter descobre que o núcleo do elemento é uma granada de origem Chitauri que pode explodir se for exposta a radiação, o que eventualmente acontece e por pouco não mata alguns amigos do Aranha, incluindo Ned.

Após quase causar um desastre em uma embarcação lotada na tentativa de impedir Abutre de vender suas armas para um novo comprador, Stark resolve pegar de volta o uniforme tecnológico que havia criado para Peter como uma forma de castigo, por assim dizer. De volta a vida “comum”, Parker então se prepara para o baile que acontecerá em sua escola e convida Liz (Laura Harrier), seu interesse amoroso, para ser seu par no evento.

No dia do baile, novas revelações acontecem e o embate final entre Homem Aranha e Abutre acontece, resultando na prisão do vilão. Além disso, após os últimos acontecimentos, Tony decide por devolver o traje a Peter, além de oferecer uma oportunidade real dessa vez de tornar Parker um Vingador oficialmente. Ahh sim e ao final, Tia May (Marisa Tomei) também descobre a identidade secreta do rapaz soltando um sonoro “What the F…?”

MCU Thor
Divulgação

E para encerrar a recapitulação de hoje, vamos para o quinto lançamento da fase 3: “Thor Ragnarok”. O terceiro capítulo da história do Deus do Trovão foi o que se saiu melhor em questão de aceitação do público e crítica (em comparação aos dois títulos anteriores) e Taika Waititi, o diretor do longa, foi elogiado pela nova roupagem que deu a franquia.

Também lançado em 2017, no dia 26 de outubro, este longa já começa com Thor (Chris Hemsworth) acorrentado por Surtur (Clancy Brown), um Gigante de Fogo, que lhe diz que o Ragnarok, o apocalipse nórdico, está prestes a acontecer, já que Odin (Anthony Hopkins) não está mais em seu trono para proteger a Chama Eterna e em breve ele poderá cumprir a profecia e trazer a destruição para Asgard.

Thor, inocente como é, acha que por ter conseguido derrotar Surtur e tirar a sua coroa, teria impedido que a profecia de Ragnarok se concretizasse, porém com o decorrer do filme, ele vai perceber que o buraco é bem mais embaixo. De volta a Asgard, Thor revela a população que Loki (Tom Hiddleston) estava disfarçado de Odin todo esse tempo e o obriga a ajudá-lo a achar o pai, porém para a surpresa dos irmãos, o local onde Loki teria deixado Odin preso a um feitiço está demolido e sem nenhum sinal do Rei de Asgard.

Importante – nessa rápida sequência também entendemos o por que o núcleo de Jane Foster não aparece nesse longa: o casal terminou o relacionamento em algum momento, porém não é explicado nem mostrado a fundo o motivo. Seguindo…

Com a ajuda de Stephen Strange, Thor descobre a localização de Odin e, junto a Loki, é transportado para o local através de um portal. Na presença de Odin, o homem revela a seus filhos que a Deusa da Morte, Hela (Cate Blanchett), irmã de Loki e Thor, conseguiria se livrar de sua prisão no momento em que ele morresse, algo que acontecesse literalmente menos de 5 minutos depois.

MCU Thor
Surtur | Divulgação

Hela retorna e, pra mostrar que não veio pra brincadeira, com apenas um toque destrói o poderoso martelo de Thor, o Mjolnir, deixando-o em pedaços e, por causa de uma decisão equivocada por parte de Loki, a Bifrost é aberta para resgatá-lo junto a Thor, porém Hela também consegue pegar uma carona, levando-a diretamente para Asgard, enquanto que os irmãos são jogados para o espaço.

Thor vai parar em Sakaar, um planeta governado pelo Grão Mestre (Jeff Goldblum) (onde o Loki também se encontra) e após ser capturado pela Coletora 142 (que mais tarde será revelada ser uma Valkiria, nome dado a antigas e poderosas guerreiras de Asgard), Thor é obrigado a duelar com um personagem já bem conhecido por todos nós.

Lembram que ao final de “Vingadores: Era de Ultron”, o Hulk (Mark Ruffalo) sumiu do mapa após a batalha de Sokovia? Pois é, na ordem cronológica do universo isso já faz cerca de dois anos e esse tempo todo o Gigante Esmeralda estava em Sakaar onde se tornou um guerreiro no Torneio de Campeões e agora precisa enfrentar o seu próximo oponente no ringue de luta: Thor.

Após um confronto onde temos os primeiros indícios que o poder do Thor vai além do Mjolnir, o Deus do Trovão descobre que a nave que levou Hulk até o planeta ainda se encontra lá e pode ser utilizada para ajudar ele a retornar a Asgard para impedir Hela de destruir tudo, porém após ouvir a mensagem de Natasha, a Viúva Negra, gravada na nave, Bruce Banner consegue assumir o controle e voltar a ser humano depois de tanto tempo, mas não sem antes destruir metade da nave, impossibilitando o uso para a fuga.

Com a ajuda de Loki, Thor, Bruce e a Valkiria (Tessa Thompson) conseguem acesso a uma nova nave do Grão Mestre e, após atravessarem um portal, conseguem voltar a Asgard onde Hela já dominou tudo e está prestes a exterminar toda a população que segue sendo protegida por Heimdall (Idris Elba). A batalha final tem início e durante o confronto, Hela arranca um olho de Thor. Bruce se transforma em Hulk novamente para enfrentar Fenris, um cão gigantesco ressuscitado pela Deusa da Morte enquanto que Loki utiliza a coroa de Surtur para invocá-lo, já que apenas o Gigante de Fogo poderia destruir Hela.

MCU Thanos
A nave de Thanos em relação a nave dos Asgardianos | Divulgação

Com toda a população de Asgard resgatada e protegida dentro da aeronave trazida por Loki de Sakaar e com Asgard consumida pelas chamas, os asgardianos viajam pelo universo em direção a Terra, porém o destino dele é interrompido por uma nave extremamente maior que a deles que impede que prossigam a viagem. O comandante dessa nave? Thanos.

E aqui encerramos mais uma recapitulação dessa extensa jornada. Como podem ver, a cada filme que passa, as histórias começam a ficar cada vez mais complexas, envolvendo diferentes elementos e personagens. Em breve eu volto para terminar essa terceira fase e também finalizar essa que ficou conhecida, posteriormente, como “A Saga do Infinito”. Até a próxima!

Texto Elaborado por Jamerson Nascimento.


Leia Também: Recapitulando o MCU – Fase 2: Novos Mundos (e Personagens) Surgem

Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais

Facebook | Twitter | Instagram

Capitão América: Guerra Civil Doutor Estranho Guardiões da Galáxia Vol. 2 Homem Aranha: De Volta ao Lar Marvel Cinematic Universe Marvel Studios MCU Thor Ragnarok Universo Cinematográfico Marvel
Tags:
Compartilhe:

A Nerd Recomenda também está no Facebook, Instagram, Youtube e no Twitter. Segue a gente lá!

Comentários

Deixe seu Comentário