Samadhi Road

“Samadhi Road”, documentário dos irmãos Ahimsa, ganha prêmio especial do júri no Illuminate Film Festival

Longa, Samadhi Road, que narra uma jornada em busca de sabedoria conta com entrevistas de Gilberto Gil, João Carlos Martins, Kaz Tanahashi, Sonny Rollins, Benny Golson, Mooji e outros, tem estreia internacional e leva o principal prêmio do festival

Nesta quarta-feira, 26, o Illuminate Film Festival, evento que acontece anualmente no Arizona – EUA, e um dos mais importantes do mundo no lançamento de documentários inspiradores, anuncia uma produção brasileira como premiada na edição deste ano: “Samadhi Road”, dos diretores Daniel e Julio Hey, os Irmãos Ahimsa.

O filme, coproduzido entre a Café Royal e a portuguesa BRO Cinema, mostra a jornada dos irmãos em busca de autoconhecimento e sabedoria. Inspirados pelos avós e certos do poder da oralidade, os Irmãos embarcam em um projeto documental cujo intuito seria evocar de personalidades generosas respostas ligadas às questões mais profundas e universais da vida. Compondo o time de entrevistados estão Gilberto Gil, Kaz Tanahashi (mestre Zen e ativista pela paz), Mooji (professor espiritual jamaicano), Agnes Heller (filósofa húngara) e Amit Goswami (físico quntico indiano). 

Samadhi Road - Nerd Recomenda
Gilberto Gil em Samadhi Road

Este é o prêmio principal do festival, indicado pelo júri. “Samadhi Road” concorreu com outras 29 produções mundiais, e sua participação se deu por meio de um convite direto da organização à Sales Agent brasileira Moro Filmes, representante e distribuidora da obra. A exibição, selecionada para o encerramento, foi sua estreia internacional. No Brasil, o lançamento será anunciado em breve.

“Fazer parte de iniciativas voltadas ao cultivo da nossa capacidade de exercer nossa humanidade e espiritualidade é muito especial para nós. Este é o objetivo deste festival, e é também o do nosso trabalho. Em um mundo cada vez mais carente de paz, parece estar ficando cada vez mais claro pra muitos de nós que a ela só é um sonho possível quando despertamos caminhos de paz dentro de nós; em nossos pensamentos, em nossas maneiras de enxergar os outros, a vida e nós mesmos”, comentam os Irmãos Ahimsa.

O anúncio do prêmio vem acompanhado do primeiro conteúdo divulgado: o trailer oficial, disponível no Youtube, que, de maneira intimista, conta o nascimento do projeto.

Samadhi Road

Sobre “Samadhi Road”

“Samadhi Road” é uma coprodução da Café Royal com a BRO Cinema,  com direção dos Irmãos Ahimsa (Daniel e Julio Hey). O documentário explora a pesquisa de ambos em busca do despertar da vida. Durante três anos os irmãos registraram entrevistas com personalidades como os músicos de jazz Sonny Rollins e Benny Golson, o tropicalista Gilberto Gil, o maestro João Carlos Martins, o físico quântico Amit Goswami, os estudiosos e praticantes de filosofias orientais Robert Thurman (professor de Budismo Tibetano), Agnes Heller (filósofa), Kaz Tanahashi (mestre Zen e ativista pela paz) e Mooji (professor espiritual jamaicano).

Considerados por Julio e Daniel como sábios no que se propuseram a fazer da vida, os entrevistados refletem sobre questões atemporais e traçam nortes para se aproximar da espiritualidade,  do autoconhecimento e da não-violência. 

Com lançamento no Brasil a ser anunciado em breve, o documentário ganhou subdivisões e se transformou num projeto de conteúdo inspirador, de mesmo propósito. Dele, os Irmãos criaram as “Pílulas de Sabedoria”, uma websérie com mais de setenta pílulas, lançada no IGTV da dupla (@irmaosahimsa), que traz os personagens do filme em profundas reflexões sobre a vida.

Todas foram disponibilizadas de forma gratuita com a intenção de oferecer poderosas e úteis ferramentas para a vida interior. Em meio à pandemia, ao isolamento e à ansiedade crescente, a dupla está agora preparando uma segunda websérie chamada “Força Feminina”, que celebra apenas mulheres, e que traz entrevistas inspiradoras com nomes como Jetsunma Tenzin Palmo, Joan Halifax, Lúcia Helena Galvão, Monja Coen, Amina Wadud e Tara Hyun-Kyung Chung.

Sobre os Irmãos Ahimsa

Os irmãos Júlio (32) e Daniel (28) criaram o selo “Irmãos Ahimsa” para utilizá-lo em seus projetos documentais. Diante de culturas que preconizam intolerância, preconceitos e separativismo, os irmãos propõem um cinema que nasce do propósito de promover reflexões e histórias que defendem a não-violência, a compaixão, o autoconhecimento e o resgate dos valores humanos.  

“Ahimsa” é uma palavra em sânscrito, que significa “não-violência”. É um dos conceitos éticos mais antigos da Índia, que inspirou poetas, filósofos e líderes. Gandhi fez desta palavra a sua principal bandeira. As violências às quais este termo indiano se opõe são todas: físicas, verbais, sociais, mentais. Em diversas tradições espirituais do oriente, como o Yoga, o Jainismo, o Budismo e o Hinduísmo, “Ahimsa” é visto como uma prática indissociável ao processo de autoconhecimento: quanto mais um indivíduo se conhece, menos violento ele se torna.


Leia também: Raya e O Último Dragão – Disney deixa conto de fadas e aposta na aventura


Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais

Facebook Instragram Twitter

Um comentário

Deixe seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: