Beatles - Nerd Recomenda

The Beatles faziam o primeiro show em estadio há 55 anos.

Há 55 anos, os The Beatles faziam a primeira apresentação dentro de um estádio. Um marco para  a música, expandindo o mercado de shows que, até hoje, utiliza essa metodologia na indústria. A banda fez grandes exibições ao vivo e mudou o jeito de fazer espetáculos.

The Beatles no Shea Stadium
The Beatles no Shea Stadium

 Primeiras exibições: The Quarrymen

O ano era 1956 quando o jovem John Winston Lennon ganhou seu primeiro violão e assim, enxergou a oportunidade de montar uma banda com seus colegas de colégio. Como estudavam na escola Quarry Bank High School, em Liverpool, se denominaram de The Quarrymen. John passava o dia ouvindo bandas americanas de Skiffle, country e blues, uma mistura que caracterizou o nascimento do Rock na década de 50. O maior nome dessa época era Elvis Presley. Por esse motivo, John usava topete e jaqueta de couro, imitando seu grande ídolo.

the beatles jonh-lenon

Elvis Presley

 

Lennon liderou sua banda de colegial e no ano seguinte, ele e seu grupo tiveram uma grande chance de fazer alguns shows em Liverpool, mudando a trajetória da banda. No dia 22 de junho de 1957 era o aniversário de 750 anos da cidade de Liverpool, então, John Lennon, junto com os Quarrymen, foram convidados para fazer algumas apresentações na praça pública, em comemoração da data. O show reuniu  uma multidão e entre o público estava Paul McCartney, que logo se interessou pela banda.

Quinze dias depois, os Quarrymen fizeram uma pequena apresentação em uma capela local. Paul também estava lá e, após o show, se apresentou para John Lennon, tocando algumas músicas e no dia seguinte, era o mais novo integrante da banda.

O pai de Paul era músico profissional. Desde criança, ele tinha contato com a música, tendo aprendido diversos instrumentos ao longo de sua infância e juventude. Paul, assim como Lennon, foi contagiado pelo rock americano dos anos 50, sendo a música sua paixão. Ao entrar nos Quarrymen, Paul viu a chance de realizar seu sonho e ser músico como o pai.

Então, em julho de 1957 nascia o embrião dos Beatles, com a dupla Lennon e McCartney, sendo que esse via a necessidade de ter um ótimo guitarrista para tocar ao vivo, por isso ele resolveu chamar seu amigo de infância, George Harrison, para integrar a banda.

O começo como The Beatles

Em 1960, a banda The Beatles faz um show no Cavern Club, do empresário Alan Williams, que viu um grande potencial no grupo e levou os garotos de Liverpool para Hamburgo, na Alemanha. Na cidade, os Beatles faziam shows todas as noites, oito horas por dia, sete dias por semanas. Tocar várias horas todos os dias fizeram deles músicos melhores e mais experientes, os deixando sincronizados nos shows ao vivo.

Cavern Club

Antes da gravação do primeiro disco, Stuart e Pete saíram da banda. Paul assume o baixo e Ringo Starr, um músico que também tocava no circuito se pubs, em Hamburgo, fica com a bateria. Em 18 de agosto de 1962, Ringo Starr estreava como baterista dos Beatles. O show foi no Hulme Hall, em Birkenhead, no Reino Unido. A partir de então, a banda histórica de Rock de Liverpool, cidade do interior da Inglaterra, era constituída definitivamente por Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr. Se construía, a partir daí, a banda que mudaria o mundo.

Invasão nos Estados Unidos

No ano de 1964, os The Beatles faziam sua primeira turnê de shows nos Estados Unidos. Em 9 de fevereiro, os garotos de Liverpool fizeram uma apresentação que iria mudar o rumo da banda. Eles tocaram ao vivo no programa de televisão Ed Sullivan Show, que foi assistido por cerca de 70 milhões de estadunidenses e assim, conquistaram a América, onde estava o maior mercado fonográfico.

Começava assim a chamada “invasão inglesa” (bandas inglesas que faziam turnês pelos Estados Unidos). Em sua primeira aparição no The Ed Sullivan Show, os Beatles tocaram cinco músicas em dois sets. No primeiro set foram “All My Loving”, “Till There Was You” e “She Loves You”. Na segunda metade do show, os Beatles tocaram “I Saw Her Standing There” e “I Want To Hold Your Hand”.

O Primeiro show em estádio

Em 1965 os The Beatles eram a maior banda do mundo e suas exibições ao vivo estavam sempre lotadas e barulhentas, o que os atrapalhava na hora de tocar. Por esse motivo, resolveram fazer suas apresentações em lugares maiores e mais espaçosos, surgindo assim uma ideia que iria mudar a maneira de fazer shows. Eles alugaram o Shea Stadium, uma arena de baseball, e fizeram o primeiro show em um estádio, reunindo cerca de 70 mil pessoas. Os ingressos foram esgotados em horas e Ed Sullivan foi um convidado especial, introduzindo a banda.

the beatles

As últimas apresentações

No dia 29 de agosto de 1966, no estádio Candlestick Park, em São Francisco (EUA), os The Beatles fizeram seu último concerto oficial juntos. O tour nos Estados Unidos foi o derradeiro para o grupo, que já apresentava indícios do rompimento.

Os integrantes se diziam cansados da vida de superstar, principalmente após o boom da “beatlemania” em todo o mundo. As condições técnicas também pesaram para o fim dos shows dos Beatles, já que na época, eles tocavam em estádios e com apenas três amplificadores, além do final de um período de 4 anos, dominado por turnês, que incluíram cerca de 1.400 apresentações em concertos de nível internacional. 

O show no telhado

O último show que reunia John, Paul, George e Ringo ocorreu há 51 anos, no telhado da gravadora dos The Beatles, Apple, localizada na 3 Savile Row, em Londres. Esse show aconteceu no dia 30 de janeiro de 1969, em que pegou as pessoas de surpresa, pois ninguém esperava uma nova exibição dos Beatles ao vivo, afinal, o grupo estava cinco anos sem apresentações. A avenida ficou paralisada por cerca de uma hora.

O clima da banda já era de despedida e o fim estava próximo. Dessa maneira, em cima do telhado da Apple Studio, acontecia o último show dos The Beatles, que durou 42 minutos e contava com músicas como “Get back”, “Don’t let me down”, “I’ve Got a Feeling”, “One After 909” e “Dig a Pony” no set list.

Leia Também: A Caçada – Escolha seu lado

Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais

Facebook | Twitter | Instagram

Deixe seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: