Verões - Nerd Recomenda

Três Verões: conheça o novo filme de Regina Casé

Três Verões começa com a caseira Madalena, ou Madá (Regina Casé), comprando um terreno para poder realizar seu sonho de abrir um quiosque. Madalena, como dito, é uma caseira que trabalha para uma família rica. Edgar (Otávio Muller) é o chefe de Madá, um homem de negócios cheios de mistérios que são revelados ao longo filme. Edgar é casado com Marta (Gisele Fróes) que é uma zelosa mãe, que ama sua família. Rogério Fróes faz o papel de Lira, pai de Edgar, que recém perdeu sua esposa e vive uma grande tristeza.Em personalidade, ele é contraponto com seu filho, enquanto Edgar é um personagem com mania de grandeza, Lira é mais humanista e humilde.

Verões - Nerd Recomenda

 

O drama se passa durante os verões de 2015, 2016 e 2017, tempo durante o qual notamos as transformações que a prisão de Edgar trouxe para a vida de quem está ao seu redor. Na ausência dos seus patrões, Madá enfrenta uma crise pois de uma hora pra outra se torna dona de uma mansão, com a responsabilidade de cuidar dos trabalhadores da casa. Lira é único da família que permanece na mansão, com quem Madá tende a travar um conflito de ideias: enquanto ela tem o sonho de ser rica e patroa, ele tentar viver de uma forma simples com o pouco que resta. Os diálogos entre os dois demonstram claramente esse antagonismo.

Um personagem meio escondido no filme é justamente a mansão. Por trás dela percebemos uma história para ser contada. A propriedade se transforma drasticamente durante os três verões. No começo do filme temos uma grande festa de aniversário de casamento de Edgar e Marta, de modo que enxergamos uma casa cheia de vida, sonhos e esperanças de um futuro. Quando chega o fim 2017, no entanto, a encontramos abandonada: está suja, a piscina seca, toda cinza. A mansão foi lentamente morrendo.

Regina Casé joga no seguro, fazendo mais uma vez um belo trabalho de interpretação. A atuação do elenco é muito boa, o que deixa mais realista a história e faz o público pensar: “isso poderia acontecer no mundo real”.

Três Verões é um bom filme que discute diversos temas: conflito de classes, ascensão social, empatia e minimalismo. O filme é uma produção da Globo Filmes.

Veja também: Indicação de 5 filmes e séries para assistir nesta Quaretena

 

2 Comentários

Deixe seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: