Yamishibai

Yamishibai: Histórias Japonesas de Fantasmas

Só é preciso poucos minutos para dar aquele susto

Yamishibai (trad. Teatro das trevas) é um anime de terror, recheado de histórias curtas do folclore japonês sobre mitos e lendas urbanas, que estreou em 2013, com direito a várias temporadas para você maratonar nesse Halloween.

yamishibai | Tumblr

Não temos uma sequência entre os episódios e histórias, que no anime são curtos (no máximo 5 minutos cada). Cada trama começa com o narrador, um senhor de máscara amarela que aparece em um parque e convida as pessoas para lhes contar histórias de fantasmas.

A partir daí, entramos na narrativa e só voltamos a revê-lo no final do episódio, encerrando a história.

Na parte de trás da bicicleta do homem misterioso de máscara, vemos uma caixa que é usada como palco, com personagens de papel, para contar as histórias. Dessa forma, toda a animação do anime é feita desse jeito, com pessoas de papel, estático e num tom mais escuro. Pode acontecer um estranhamento com o anime no começo por conta disso, mas são essas características que tornam as histórias mais sombrias.

Yamishibai

Tudo que estou contanto é baseado em uma prática japonesa que realmente existe de contar histórias com aquelas “lições de moral”, a partir de figuras desenhadas em papéis coloridos, conhecida como Kamishibai (trad. Teatro de papel).

A prática surgiu nos templos budistas do Japão, no século XII, e eram usadas pelos monges para educação de crianças e analfabetos. Após a 2º Guerra Mundial, essa prática ganhou muita popularidade por ser uma forma barata de entretenimento.

De volta ao anime, na terceira temporada, temos uma pequena mudança, onde, ao invés do senhor de máscara, temos um menino em um escorregador que abre os episódios cantando: “Amigos daquele lado, vem para este lado… Amigos deste lado, vão para esse lado… “. Já na quarta temporada, volta ao mesmo esquema de antes. Agora, será que essa mudança tem alguma relação com as narrativas? (Fica aí o mistério).

Yamishibai

Com tantas histórias diferentes, com certeza existem algumas que são mais assustadoras (fazem o coração bater mais rápido e não num bom sentido), assim como tem algumas que são bem neutras e talvez um pouco chatinhas, mas isso depende da pessoa.

Geralmente, elas são bem interessantes e feitas sem a necessidade de apelar para o gore que, para quem não sabe, é quando os filmes se concentram em cenas bem gráficas de violência e sangue.

Yamishibai conta com sete temporadas (até o momento), com 91 episódios no total, produzidos pelos estúdios ILCA. Ainda que tenha muitos episódios, como eu mencionei, eles não passam de 5 minutos, tempo mais que suficiente para que as histórias sejam contadas sem furos e ainda nos façam refletir. A trilha sonora também não dá bola fora, sendo muito bem utilizada para deixar tudo mais arrepiante.

Yami Shibai demon theory - Forums - MyAnimeList.net

Além do anime, Yamishibai também ganhou o spin off Ninja Collection, que mantêm os elementos de terror, mas é focada num grupo de ninjas de Tokeshu (Tóquio), que tentam acabar com a “escuridão” que envolve as pessoas e conta com 13 episódios.

Uma adaptação para live action também foi feita, recentemente, mas essa não se utiliza de filmagens normais com os atores, sendo feita de uma composição de fotos de pinturas de paisagens com fotos do elenco, seguindo o estilo do anime.

Mesmo sendo um anime de terror, eu acho que ele pode agradar todos os públicos e todos os episódios de Yamishibai, assim como do Spin off Ninja Collection e do live action estão disponíveis na Crunchyroll.

Por: Letícia Vargas

LEIA TAMBÉM: Masterclass Processo Criativo para o Cinema de Horror

Siga o @Nerdrecomenda nas redes sociais

Facebook | Twitter | Instagram

Um comentário

Deixe seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: