Yuukoku no Moriarty – A justiça do antagonista
Os fins justificam os meios da família Moriarty
Yuukoku no Moriarty é um anime de crimes e mistério, que se passa antes do sucesso de Sherlock Holmes como detetive, focando no antagonista das obras de Arthur Conan Doyle, William James Moriarty.
A história se passa na Londres do século XIX, onde o império britânico se tornara uma potência global. A população mais desfavorecida sofria com o restrito sistema de classes sociais e o preconceito da nobreza. Albert Moriarty, o filho mais velho de uma família de prestígio adota dois órfãos William James e Louis James, após perceber a Inteligência absurda deles e o ódio que sentem pela nobreza corrupta.
Albert, que compartilha desse ódio com os irmãos adotivos, planeja um esquema com os dois, matando todos os membros de sua família biológica, que estavam cegos pelo poder e dinheiro. A partir daí os três irmãos começam uma nova vida e crescem, usando de todos os meios, legais ou não, para destruir o sistema de classes do país e punir os nobres corruptos.
Os episódios vão focando em pessoas diferentes que acabam lesadas, de alguma forma, pelos nobres e que, sem ter a quem recorrer, ficam desamparadas. William acaba se encontrando com essas pessoas, intencionalmente ou não, e oferece seus serviços como “consultor criminal”, bolando todo um plano para vingar essas pessoas e punir o tal nobre.
Essa proposta serve para entendermos melhor os ideais de William e de que forma ele age. William ainda conta com um grupo de apoio que incluí seus dois irmãos e mais alguns homens que conheceu pelo caminho e que embarcam nos esquemas.
E cadê Sherlock nessa história?
Acalme seu coração, o famoso (nem tão famoso na época) Sherlock Holmes vai aparecer mais para a metade do anime, depois que já estamos envolvidos com o William. Sherlock jovem, no começo da carreira, conhece William um interesse mútuo surge ali, já que ambos são extremamente inteligentes e testemunham um crime (que o Sherlock não sabe, mas William está envolvido).
Após esse caso, Sherlock começa a se fazer mais presente na história, agora nos mostrando os meios “certos” para se fazer justiça, com investigações, provas e sentença. Ele se dá conta que os crimes contra nobres estão conectados e são feitos através de um mandante, alguém mexendo os pauzinhos por detrás dos panos. Esse alguém, como já sabemos, é William que começa a testar Sherlock, para ver se ele consegue descobrir a verdade (será que consegue?).
A história vai seguindo esses embates estratégicos, os personagens são bem carismáticos e o traço dos personagens é muito bonito (tem um traço meio de anime shoujo). Assim como Death Note e Code Geass, Yuukoku no Moriarty nos traz aquele velho questionamento sobre certo e errado, sobre fazer justiça com as próprias mãos e utilizando quaisquer meios para obter sucesso.
Yuukoku no Moriarty tem 24 episódios no total, produzidos pelo estúdio Production IG, sendo que o anime foi dividido em duas partes. Enquanto a primeira somos apresentados ao universo e o modo de pensar do protagonista, na segunda, vemos cada vez mais embates entre Willian e Sherlock, além de novos personagens que deixam tudo cada vez mais caótico e rico. A história é uma adaptação do mangá escrito por Ryosuke Takeuchi e ilustrado por Hikaru Miyoshi.
Por sinal, o mangá é distribuído no Brasil pela editora Panini (admito que fiquei curiosa, talvez eu corra atrás de ler e as capas são um deleite para os olhos kkkk).Deixo aqui minha indicação de um anime com essa pegada mais misteriosa, personagens muito bonitos (porque não?) e inteligentes. Sem contar com a trilha sonora que também encaixa perfeitamente, com a abertura “Dying Wish”, cantada pelo Tasuku Hatanaka.
Vou até deixar ela aqui de bônus:
Por: Letícia Vargas
LEIA TAMBÉM: 14 cantoras japonesas pra conhecer por causa dos animes
[…] Leia Também: Yuukoku no Moriarty – A justiça do antagonista […]