mulher - Nerd Recomenda

4 livros com protagonistas mulheres que você precisa ler

Nada como um bom protagonismo feminino para te deixar vidrado em uma história, não é mesmo? Por esse motivo, separei 4 livros da minha estante que contam com maestria a trajetória de mulheres fortes e corajosas!
mulher - Nerd Recomenda

As personagens femininas que você conhecerá hoje são um exemplo de determinação para toda a sociedade, principalmente para as mulheres. Isso porque elas viveram em anos difíceis, nos quais os homens eram os únicos que tinham voz, e mesmo assim elas não desistiram e gritaram até que pudessem ser ouvidas.

As histórias dessas mulheres têm muito o que te ensinar, por isso, anote bem o título de cada obra e lembre-se de inclui-las em sua lista de leitura!

Orgulho e Preconceito

Escrito por Jane Austen no final do século XVIII, Orgulho e Preconceito conta sobre a vida de Elisabeth Bennet, uma mulher inteligente, culta e que possuía um carácter crítico e confiante.

Lizzy, como era chamada pelos familiares e amigos próximos, era a segunda de 5 filhas. Elas moravam com seus pais em uma cidade não muito longe de Londres e possuíam um estilo de vida médio.

mulher

Os dias tranquilos e pacatos de Elizabeth começaram a se agitar quando Mr. Bingley, um jovem rico e bonito, alugou uma casa na região e trouxe consigo seu amigo ainda mais belo e rico, o Mr. Darcy. As jovens mulheres das casas vizinhas ficaram empolgadas com a presença dos cavalheiros, mas Mr. Bingley só tinha olhos para Jane Bennet, irmã mais velha de Lizzy, enquanto que o Mr. Darcy era orgulhoso e preconceituoso demais para dar qualquer atenção às jovens do condado de Hertfordshire.

A relação de Lizzy e Mr. Darcy começou quando a jovem escutou o rapaz falando com seu amigo sobre como a segunda irmã Bennet era feia e sem graça em comparação com tantas outras mulheres que ele conhecia. Porém, Elizabeth podia ser tão orgulhosa quanto Darcy e passou a desprezar esse homem.

No entanto, por causa de Jane e Mr. Bingley, Lizzy teve que aturar a presença de Mr. Darcy mais do que ela desejaria. Contudo, a frieza da jovem fez com que o cavalheiro orgulhoso se sentisse incomodado. Então, ele começou a prestar mais atenção naquela mulher singular, que não se preocupava em seguir os padrões da época e nem em agradar ninguém, além dos que realmente merecessem a sua bondade.

Por fim, muitas desavenças aconteceram entre os dois até que o orgulho e o preconceito de ambos fossem vencidos. Ainda mais, essa é uma leitura atemporal e que traz um novo ensinamento em cada página do livro.

Anne de Green Gables

Anne Shirley é uma garotinha órfã de 11 anos que foi acidentalmente adotada por Marilla e Methew Cuthbert, dois irmãos já velhos que precisavam de um menino que os ajudasse nas tarefas da fazenda de Green Glabes.

Porém, antes que Marilla Cuthbert tomasse a decisão oficial de trocar Anne por um menino, a pequena ruivinha a encantou com sua inteligência e seu falatório sem fim.

mulher - Nerd Recomenda

Anne Shirley era uma menina única, que mesmo tão nova já conhecia muito da vida. Ela passou por diversos lares adotivos e sofreu muito em cada um deles antes de chegar a Green Gables. Anne era discriminada por ser órfã, ruiva, feia, ter muitas sardas no rosto e falar muito. No entanto, apesar de tanto sofrimento, ela nunca deixou de enxergar o melhor da vida.

Por isso, sempre com um livro na mão, uma ideia na cabeça e uma imaginação infinita, a pequena ruivinha foi capaz de mostrar para os moradores de seu novo lar que a vida é muito mais que o mundo fechado e preconceituoso que eles preferiam viver.

Durante todo o livro, você irá se encantar com os ensinamentos de Anne sobre todas as grandes problemáticas do século XIX que, infelizmente, persistem ainda nos tempos atuais.

Onde as árvores cantam

Esse livro foi um dos primeiros que eu li e que me deixaram completamente apaixonada pelo mundo literário!

mulher - Nerd Recomenda

Ele conta a história de Viana, filha única do duque de Rocagris, e que está prometida em casamento ao jovem Róbian Castelmar desde a infância. Porém, o plano de se casarem na primavera é frustrado pelo alerta de uma invasão bárbara no reino de Nórtia.

Devido à invasão, o duque de Rocagris e Róbian Castelmar foram obrigados a partir para se unirem ao exército e impedirem a invasão. O que ninguém imaginava era que o reino de Nórtia não teria chances contra os selvagens. Sendo assim, Viana teve que ficar sozinha, sem ao menos saber se seu pai e seu noivo ainda estavam vivos.

Quando os bárbaros tomaram Rocagris à força, Viana se viu obrigada a fugir para a Grande Floresta. Lá, acabou encontrando ajuda e aprendeu a caçar, lutar e a defender-se como um homem, renunciando, assim, à condição de donzela. Ela virou um exemplo de força e determinação quando decidiu quebrar todos os estereótipos impostos a uma mulher.

Agora, para libertar o reino, ela terá que seguir a pista de antigas lendas, no coração da mata, onde as árvores cantam…

AAAAAH, esse livro é perfeito demais!! Uma jovem donzela que vira guerreira para salvar o seu povo! Acredite, você ainda terá muitas surpresas no meio dessa história, pois ela é única, fantástica e extremamente empolgante.

Persuasão

mulher - Nerd Recomenda

Mais uma vez, Jane Austen dando as caras com seus romances perfeitos…

Persuasão conta a história de Anne Elliot, uma mulher solteira, um pouco madura demais para ser considerada uma mocinha, porém sensata e muito bondosa.

Quando ainda era jovem, Anne se apaixonou por Frederick Wentworth, um homem charmoso, divertido, mas pobre e sem títulos. Por esse motivo, sua família orgulhosa e a melhor amiga de sua falecida mãe, a quem tinha muita consideração, persuadiram-na de que se casar com um rapaz como aquele destruiria a sua vida.

Sendo assim, por respeito e obediência, Anne rompeu o noivado com Frederick e o deixou partir. Oito anos se passaram e a senhorita Elliot permaneceu solteira, honrando o verdadeiro amor que sentiu por Wentworth em sua juventude.

No entanto, devido aos problemas financeiros de seu pai, o duque Sir Walter Elliot, Anne e sua família precisaram se mudar para uma casa menor, deixando sua verdadeira moradia alugada para um rico Almirante da marinha, que por coincidência, era cunhado de Frederick.

Frederick Wentworth, então, voltou para Somersetshire, agora como um rico Capitão da marinha. O seu reencontro com Anne foi inevitável, porém frio e cheio de mágoas. Será que a convivência reacenderá a antiga paixão entre os dois? Ou ainda, será que Anne escolherá seguir o seu coração e a sua vontade ao invés de se deixar levar pela orgulhosa família?

Enfim, persuasão vai te surpreender e te deliciar com a escrita ágil e direta de Jane Austen. Você vai se sentir mergulhado na história da esperta e obediente Anne Elliot, e aprenderá, junto com ela, a seguir os passos do coração.

Por fim, cada uma dessas 4 mulheres têm muito o que te ensinar, então, não perca a oportunidade de conhecer melhor suas histórias!

Texto por: Mariana Lemos (@m4risouza)

Leia Também: A visibilidade feminina dentro da Cultura Pop

Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais

Facebook Twitter | Instagram

Um comentário

Deixe seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: