Seja bem-vindo!

Por: Letícia Bortoleto Vargas 28/06/2022
0
Post Thumbnail

5 mangás BLs fofinhos para ler em qualquer lugar (“safe”)

Aquelas histórias que te fazem sentir como um adolescente apaixonado

Que BL é vida todos sabem (nem um pouco tendenciosa), a questão é em que nível de BL você está querendo mergulhar. Às vezes você está em busca de novas histórias e só quer um romance fofo, talvez um pouquinho profundo, mas sem tanta “saliência” (chamarei assim), ou porque não é sua vibe, ou já caiu tão fundo no poço que só quer tentar equilibrar o universo, ou está conhecendo este mundo novo e quer começar no nível fácil…

Enfim, independente do motivo, estou aqui para prover exatamente isso, uma listinha com algumas indicações de BLs que você poderia muito bem ler na sala de casa, com a família passando atrás, ou no ônibus, sem passar vergonha de virar a página e, bom… quem viveu, sabe.

Hidamari ga Kikoeru (ou I Hear the Sunspot, em inglês)

Este aqui já recebeu uma resenha própria, feita pela Larissa, aqui no Nerd. Resumidamente, a história trata do Sagawa Taiichi que, na faculdade, acaba trabalhando como um tomador de notas para Sugihara Kouhei, um jovem com um certo grau de deficiência auditiva. A relação entre os dois vai se estreitando e os sentimentos crescendo. 

BL: Hidamari ga Kikoeru

Enquanto um começa a perceber como o mundo é muito mais estressante e cruel com pessoas que fogem do padrão e tenta buscar formas de ajudar a tornar esse mundo mais inclusivo, o outro vai nos mostrando os próprios conflitos internos que ele tem em relação a sua deficiência, o que o fazem questionar sua relação com o rapaz e se culpar por diversos fatores.

Essa história é bem mais densa, retrata, como disse, muitas questões voltadas para a falta de inclusão de pessoas que possuem algum grau de deficiência auditiva, além de nos mostrar que existem graus diferentes de perda de audição, que não adianta colocar todo mundo numa mesma sacola e tratar da mesma forma. Claro, também temos a relação complexa entre os dois rapazes, uma relação que não é fácil. Acredito ser o tipo de obra que todos deveriam ler.

A Editora NewPop anunciou que irá publicar o mangá no Brasil, que atualmente conta com 5 volumes. Porém, se a ansiedade for muita ou se prefere optar por volumes digitais, é possível comprar a versão em inglês, publicada pela editora americana One Peace Books. O mangá é separado por arcos, sendo que cada um tem sua conclusão, fechando a história naquele ponto, não é como um mangá periódico. Esse método funciona para a autora que, quando menos esperamos, anuncia que escreverá uma nova história para o casal.

Resenha completa: Hidamari ga Kikoeru – um mangá para ler não só pelo romance (embora possa ser por isso também)

Kimi wa Natsu no Naka (em inglês, My Summer of you)

BL: Kimi wa Natsu no Naka

Chiharu Saeki e Wataru Toda, dois estudantes do ensino médio que, à primeira vista, não parecem ter nada em comum, porém ambos gostam muito de ver filmes e, através deste hobbie, eles se tornam amigos. 

Chiharu sempre foi muito popular e, de acordo com os rumores, namorou muitas meninas, enquanto Wataru não tem nenhuma experiência com relacionamentos.

Imagine qual não é a surpresa dele quando Chiharu, crush de toda escola, conta que gostou sempre dele, mas que não espera nenhuma resposta, então eles podem seguir com a amizade e fingir que nada aconteceu.

Depois disso, claramente que não dá para esquecer, Wataru começa a ficar mais “consciente” do amigo e percebe a evolução de seus sentimentos por ele, para se dar conta do que sente e o Chiharu sair da escola e desaparecer de vista (aí me quebra, né). Mas não pense que o Wataru fica chupando o dedo e desiste desse sentimento que ele acabou de conhecer.

Por enquanto, sem anúncios de publicação no Brasil, mas pode ser adquirido, versão física ou ebook, em inglês, pela editora americana Kodansha Comics.

Given

Provavelmente o mais conhecido da lista, também temos resenha no Nerd só para ele, feita por esta que vos escreve.

BL: Given

Sem entrar em detalhes (vejam a resenha), Given traz Mafuyu Sato, um jovem com um passado bem traumático, que aprende a tocar guitarra na escola com Ritsuka Uenoyama e acaba entrando na banda dele (do nada).

Com a ajuda de Uenoyama e da música, Mafuyu vai se abrindo aos poucos e enfrentando seus sentimentos do passado. E com isso temos, além de uma história linda, músicas maravilhosas, por isso eu indico tanto o mangá como o anime para uma imersão completa.

Given é publicado no Brasil pela editora Newpop e, atualmente, está em seu 6 volume. Inclusive, a editora publicou um oneshot da mesma autora de Given, e também do gênero BL, chamado “Links”, mas que não tem relação com sua obra principal. O oneshot traz histórias curtas, com diferentes casais e situações que os unem (muito interessante, também). O anime está disponível na Crunchyroll, junto com o filme e a versão live action.

Resenha completa: Given – Música dando voz ao amor

Umibe no Étranger (Estranho à Beira-Mar, título oficial no Brasil)

BL: Umibe no Étranger

Outro favorecido com resenha do filme no Nerd, feita pelo Leonardo, e conta a história do jovem que acabou de ficar órfão, Mio Chibana e um escritor, chamado Shun Hashimoto, que vivem na ilha de Okinawa e acabam se apaixonando em meio vários problemas, mas a relação não vai para frente, num primeiro momento, visto que Mio ainda é um estudante e se muda par cidade, para continuar os estudos.

Todavia, alguns anos depois eles se reencontram para retomar de onde pararam.

O plot é até um pouco genérico, porém as discussões que a história traz são importantes, ainda que transmitidas de forma mais leve para o público. Shun, por exemplo, sofreu rejeição por parte da família, por sua orientação sexual, algo, infelizmente, muito ocorrente na sociedade.

A trama, também, debate a homofobia interiorizada, ou seja, uma pessoa que tem repulsa, medo e rejeita a própria homossexualidade, seja conscientemente ou não.

Umibe no Étranger é publicado pela Editora Newpop no Brasil, mas, versões físicas ou digitais em inglês, podem ser adquiridas na internet, pela editora americana Seven Seas. Já o filme, está disponível na Funimation.

Resenha completa: Umibe no Étranger: um filme de anime pra deixar o coração quentinho

Sasaki To Miyano

BL: Sasaki to Miyano

Habemos resenha própria, pela Larissa. O mangá conta a história de Yoshikazu Miyano, um jovem fudanshi em segredo (fã de BL), sem alguém com quem compartilhar seus hobbys, além de sofrer por suas feições afeminadas.

Um dia, ele tromba com Shūmei Sasaki, um senpai que acaba descobrindo esse segredo sobre Miyano, mas, diferente do que pensava, Sasaki pede seu mangá BL emprestado, pois fica curioso.

Depois disso, ele empresta mangás diferentes para Sasaki, todos BL, e começa a notar sua própria vida parece estar se tornando um BL. 

O irônico é que ele, no começo, não aceita esse fato porque ele gosta de ler BL, nunca teve a intenção de viver um. Mas, não te preocupes, jovem, seu senpai começa a se interessar por mais do que apenas os mangás.

O relacionamento entre os dois é muito fofo e engraçado, a forma como a relação vai se estreitando e o Miyano fica confuso se ele gosta mesmo do Sasaki ou se é influência de tanto mangá que ele lê.

Sasaki To Miyano está disponível na Crunchyroll para assistir. Já os mangás estão disponíveis em inglês, versão física ou digital, pela editora Yen Press. Quem sabe não chega por aqui em algum momento…

Resenha completa: Sasaki to Miyano – um romance com sobrecarga de fofura garantida

Conclusões

Primeiro de tudo, 3 das 5 indicações já foram resenhadas no Nerd, a galera aqui curte uns BL (e é só isso que eu queria pontuar). Segundo, quase todos foram trazidos para o Brasil, pela Editora New Pop, principalmente, o que diz muito sobre o mercado de mangás no país. Trouxe também opções de editoras internacionais pela praticidade do formato digital dos mangás (um volume digital importado costuma ser na faixa de preço de um volume físico publicado aqui) acredito que as editoras de mangá aqui poderiam investir mais nesse tipo de formato. Falta espaço e estante no quarto do brasileiro para tanto volume físico.

Como disse lá no comecinho da lista, o intuito é passar obras mais “tranquilas”, para quem gosta (e quem não gosta, também, tudo bom). Busquei, também, focar em obras sem tantas questões problemáticas porque é muito comum nesse nicho, principalmente discussões sobre consentimento (sabes do que falo). Quem sabe no futuro não traremos uma listinha com algumas obras mais ousadas, talvez… você sempre pode pular de cabeça no fosso e ler On or Off (não faça isso em locais públicos, temo pelo seu constrangimento kkkkk)

E, para quem gosta de listinhas (e de BL), temos aqui uma outra bela lista de indicações, até nos cruzamos em algumas, o que prova que se a obra foi indicada em duas listas diferentes, ela quase uma leitura obrigatória. Então não deixem de acompanhar, tantos estas obras daqui, como as dessa outra sábia listinha: Webtoons e mangás BL (boys love) pra quem amou Heartstopper

Por: Letícia Vargas


LEIA TAMBÉM: 10 Livros com Viagem no Tempo


Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais

Facebook Instagram Twitter

boys love Given Hidamari ga Kikoeru Kimi wa Natsu no Naka LGBTQIA+ romance Sasaki To Miyano Umibe no Étranger
Tags:
Compartilhe:

A Nerd Recomenda também está no Facebook, Instagram, Youtube e no Twitter. Segue a gente lá!

Comentários

Deixe seu Comentário