7 games indie

7 indie games para passar na quarentena.

Indie games ou independentes podem ser tão interessantes quantos os AAA. Para passar o tempo nesta quarenta trago hoje a recomendação de 7 indie games.

Games Indie

A cada geração que passa temos games cada vez mais complexos, com grandes orçamentos. Chamados de triple A ou games AAA, eles usam todo o poder gráfico e de processamento dos consoles. Com grandes verbas e muito dinheiro injetado, games AAA movem a indústria dos jogos, e é esperado que sejam sempre uma grande produção. 

Mas nem sempre a questão de dinheiro é sinônimo de qualidade, assim muitos jogos com orçamentos reduzidos acabam também se tornando grandiosos pela experiência que eles proporcionam. Conhecidos como games indie (independentes), eles têm recursos limitados, por isso muitas vezes estimulam a criatividade dos desenvolvedores, fazendo com que o jogo inove, brinque com a jogabilidade, e tenha soluções improváveis para superar a falta de dinheiro. Alguns games indie chegam até mesmo a superar os AAA e viram verdadeiros clássicos no mundo dos videogames.

Eu jogo games indie sempre que posso, pois é melhor forma de conhecer outros mercados, ver inovações, e ter experiências diversas que os independentes proporcionam. Por isso trago uma lista com os games independentes que mais me marcaram e continuam sendo excelentes jogos. 

THE STANLEY PARABLE

stanley parable

Stanley Parable é uma game muito simples, focado na narrativa. Seus gráficos não são os melhores e a sua jogabilidade é limitada a andar e interagir com botões. Como eu disse, o ouro está na sua narrativa e na história por trás o game, que envolve toda uma filosofia de vida.

stanley parable

No jogo vivemos a vida de Stanley, um funcionário padrão, que trabalha em escritório mexendo com planilhas e documento. Um trabalho monótono que deixa Stanley infeliz. Um dia ele se questiona sobre seu trabalho, sai de seu posto e percebe que só existe ele no escritório, ficando sozinho todo o decorrer do jogo. A única forma de interação que temos é com o narrador da história, que conflita toda hora com o jogador.

O narrador dá dicas e ordens para o jogador que controla Stanley e cabe a nós acatamos essas ordens ou aplicamos o livre arbítrio, assumindo as consequências de nossas escolhas, que envolvem várias questões morais.

Stanley Parable faz questionamentos sobre felicidade, livre arbítrio e liberdade. Um excelente game para fazer refletir.

UNDERTALE

undertale

Undertale assim como Stanley Parable é um game questionador. Undertale é um RPG com um sistema de combate muito inovador, que envolve puzzles e reflexo nos botões. A jogabilidade simples, mas muito ousada, é um ponto característico do game. O jogo é feito em pixels e tem uma trilha sonora muito cativante e bonita, também em pixels.

Undertale é diferente de outros RPGs, pois ele não obriga o jogador a matar seus adversários, sendo possível finalizar o game sem nenhuma morte. Em Undertale o jogador pode interagir com seu inimigo de forma amigável, na base no diálogo, evitando o conflito físico. Mas isso também não é obrigatório, de forma que o jogador poderá, se quiser, seguir o caminho da violência. Cada escolha tem uma consequência no final do game. 

Em Undertale ficamos com uma reflexão: é melhor ser amado ou ser temido?

OUTLAST

Outlast

Outlast é um game de terror indie que inovou a indústria dos games terror. A história corre em torno do jornalista Miles Upshur, que investiga um hospício abandonado após uma denúncia anônima, dizendo que no local ocorriam eventos estranhos.

Outlast é inovador pois é um game de terror sem combates ou formas de defesa, baseado apenas na fuga do personagem. Miles pode apenas correr e se esconder. Para entender a história do game é necessário explorar os locais e encontrar os documentos que explicam mais sobre os acontecimentos do hospício.Outlast

Outlast possui gráficos muitos bem feitos e uma trilha sonora que garante a imersão do jogador, transmitido todo terror do game.

A sensação de vulnerabilidade faz com que Outlast seja um game aterrorizante, violento e assustador. Um game chocante e muito pesado, com a faixa etária +18.

CUPHEAD

cuphead

O próximo jogo é Cuphead, baseado em cartoons dos anos 30, 40 e 50. Cuphead é um game de plataforma 2d em terceira pessoa, no estilo run and gun (correr e atirar). Ele é um game cartunesco com várias referências aos desenhos da velha guarda, como Tom e Jerry, Pica Pau, Popeye, Betty Boop e Mickey, com objetivo de trazer todo humor desses cartoons para o game.cuphead

A história de Cuphead, traz os irmãos Cuphead e Mugman, que perdem suas almas para o Diabo, após serem derrotados em uma aposta. Agora Cuphead e Mugman trabalham para o Diabo, coletando outras almas para recuperarem as suas.

Os gráficos, como dito, são inspirados nos cartoons 1930, sendo desenhado a mão em cada fase e para cada personagem, fazendo dele um game bem artesanal, com um trilha sonora de jazz, que ajuda o jogador a entrar no clima do começo da década de 20.cuphead

O game é muito divertido e extremamente difícil, mas muito gratificante. Então se for jogar Cuphead se prepare para perder muitas vidas antes de passar de fase.

GRIS

Gris

Esse é um daqueles jogos totalmente artísticos. Gris traz toda uma arte envolvente com lindos cenários e uma trilha sonora impecável, no melhor estilo Journey.

Gris vem do francês cinza, refletindo a vida da protagonista, que perde sua voz no começo do jogo. Ao progredir na história do game, vemos as cores voltarem para vida da personagem.

Esse é um game enigmático, pois não tem diálogos, e cabe ao jogador interpretar o que Gris tem a dizer.

O jogo é muito simples, com puzzles e quebras cabeças. Já arte feita para o jogador é impecável, toda aquarelada.

Gris é um game cheio de simbolismos que fornece diversos sentimentos ao jogador. Cada um terá uma experiência própria ao jogar Gris.

DISCO ELYSIUM

DISCO ELYSIUM

Disco Elysium foi a grande surpresa de 2019, sendo indicado a Game of Year (game do ano). Ele é um RPG de visão isométrica, que conta a história de um policial, que após uma noite de bebedeira perde sua memória. Assim a trama segue na busca pelas memórias desse policial, assombrado pelas vozes em sua cabeça. O principal objetivo, e a parte mais interessante, é o jogador poder moldar tanto a história como a memória do policial.DISCO ELYSIUM

Um game bastante melancólico, que mostra todo passado de uma nação devastada pela sua história de tiranos, revoluções e guerra. Disco Elysium é bastante cabeça, voltado para os diálogos e suas ações, onde o jogador é desafiado a todo momento, mesmo sem saber do passado do personagem. Cada ação pode se voltar contra você ou ir ao seu favor, por isso as possibilidades que o game traz são infinitas, enquanto você molda a personalidade do policial.

HORIZON CHASE TURBO

horizon chase turbo

Esse próximo game é totalmente brasileiro, feito pela Aquiris Game Studio. Horizon Chase Turbo é baseados nos clássicos games corrida, como Road Fighter e Top Gear e sem dúvidas é o jogo de corrida mais divertido que joguei nos últimos anos.horizon chase turbo

Bastante desafiador, com muitas corridas para o jogador fazer, Horizon traz toda a nostalgia dos anos 90. A trilha sonora do game remete aos games de corridas dessa época, tendo como compositor Barry Leitch, que compôs também a trilha de Top Gear.

Uma jogabilidade bastante equilibrada, nivelada pela escolha de carros. Cada carro tem suas particularidades, sendo possível combinar carros com os tipos de pistas apresentados. 

Horizon Chase Turbo é realmente incrível e vale a pena ser jogado.

Veja também: ‘I Know This Much Is True’ estreia neste domingo na HBO e na HBO GO.

Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais

Facebook | Twitter | Instagram

Um comentário

Deixe seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: