The Love Hypothesis – o romance que fez todo mundo surtar em 2021
Tem cientistas e universidade, mas é uma ficção científica? Não, não, queridíssimos, é um rom-com mesmo
Se você é um frequentador das redes sociais literárias (booktok, bookstagram, booktube), com certeza ouviu gente surtando por aí com The Love Hypothesis (A Hipótese do Amor), o livro de estreia da autora Ali Hazelwood, saído direto do forninho das fanfics, agora oficialmente best seller do New York Times!
Eu, pessoalmente, fui uma das surtadas, mesmo não sendo a maior fã de histórias do tipo fake date.
Isso mesmo, você ouviu certo. Olha só se essa sinopse não poderia muito bem ser uma comédia romântica da Sessão da Tarde:
Olive Smith é uma estudante de doutorado e no momento está com problemas nem um pouco relacionados ao seus estudos: Olive precisa convencer sua melhor amiga Ahn que ela já não tem sentimentos pelo seu ex, para que finalmente a garota se sinta a vontade para sair com o cara. Para tanto, eOlive inventa que já tem um novo namorado, e que vai sair com ele esta noite. Mas na verdade ela vai estar mesmo é cuidado dos seus experimentos sozinha no laboratório.
O que ela não esperava é que Anh aparecesse por lá! Vendo seu plano ir por água abaixo, Olive faz o impensável: quando sua amiga se aproxima, ela beija o primeiro cara que encontra no corredor.
Quem foi o “sortudo”? Ninguém menos do que Adam Carlsen, o jovem professor prodígio da universidade, universalmente conhecido na comunidade científica por seu trabalho exemplar, e igualmente famoso entre os alunos por ser um babaca sem coração.
Menos provável do que acabar beijando o cara que definitivamente ninguém deveria tentar beijar, é a o fato de Adam ter aceitado fingir ser o namorado de Olive pelos próximos meses, até as coisas se acertarem entre sua miga e seu ex.
HIPÓTESE: Quando apresentadas as escolhas A (uma situação ligeiramente incômoda) e B (um desastre colossal com consequências devastadoras), eu, inevitavelmente, escolherei a opção B.
The Love Hypothesis – Ali Hazelwood (Tradução Livre)
The Love Hypothesis é um livro pra não querer parar de ler. Com um fluxo narrativo rápido, ele apresenta toda a situação de Olive e Adam em poucas páginas e já parte logo pro que interessa: o desenrolar dessa relação, que é simplesmente adorável! O livro é cheio de momentos fofos entre os protagonistas que fazem nosso coração dar saltinhos de felicidade, principalmente quando o Adam, que é do tipo “quietão e com cara de bravo” mostra pequenos sinais de cuidado com a Olive. É um amorzinho.
Isso sem falar no humor. Todos os personagens do livro são incrivelmente bem humorados, as piadinhas são on point, com diálogos espertinhos e divertidos de ler. Os estudantes da área de ciências, principalmente, vão se sentir representados com as piadinhas nerds que só quem já frequentou um laboratório é capaz de pensar.
Tamanha verossimilhança só poderia ter vindo de uma autora que passou a vida toda fazendo exatamente isso. Ali Hazelwood é uma neurocientista e atualmente professora universitária que encontrou nas fanfics uma segunda paixão. The Love Hypothesis era, originalmente, uma fanfic ReyLo (Kylo Ren e Rey, de Star Wars) que foi adaptada para publicação.
Romântico, engraçadinho e cativante (além de picante, porque a autora estava inspirada, viu? +18 aqui!!), The Love Hypothesis merece todo sucesso que está fazendo entre os amantes de comédias românticas.
Apesar disso, vale a pena comentar: o livro não é um diamante perfeito, sem nenhuma falha. As primeiras aparições públicas de Olive e Adam como “casal”, e que sempre terminam com alguma interação de intimidade, são sim forçadas pelo plot, e a não naturalidade é perceptível (embora alguns possam defender que essa é a graça do fake date, eu entendo).
De maneira semelhante, as desavenças entre Olive e Adam também tendem a começar com coisas pequenas que, normalmente por decisões impensadas ou até mesmo infantis da protagonista, acabam escalando para algo maior.
No entanto, se as cenas geralmente começam meio forçadas, o caminha até a resolução faz compensar o início tortuoso. Afinal, a maior força desta história está na gradual aproximação dos personagens e seu desenvolvimento como casal, e nem tanto na premissa inicial.
The Love Hyphothesis está previsto para sair no Brasil em 2022 pela editora Arqueiro.
Texto por: Larissa Diniz (@kitsune.literaria)
LEITA TAMBÉM: Literatura: confira 7 livros para presentear a família e os amigos neste Natal
Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais
[…] LEIA TAMBÉM: The Love Hypothesis – o romance que fez todo mundo surtar em 2021 […]
[…] Leia Também: The Love Hypothesis – o romance que fez todo mundo surtar em 2021 […]