the love hypothsis

The Love Hypothesis – o romance que fez todo mundo surtar em 2021

Tem cientistas e universidade, mas é uma ficção científica? Não, não, queridíssimos, é um rom-com mesmo

Se você é um frequentador das redes sociais literárias (booktok, bookstagram, booktube), com certeza ouviu gente surtando por aí com The Love Hypothesis (A Hipótese do Amor), o livro de estreia da autora Ali Hazelwood, saído direto do forninho das fanfics, agora oficialmente best seller do New York Times!

Eu, pessoalmente, fui uma das surtadas, mesmo não sendo a maior fã de histórias do tipo fake date.

love hypothesis - Nerd Recomenda
Capa internacional do livro The Love Hypothesis

Isso mesmo, você ouviu certo. Olha só se essa sinopse não poderia muito bem ser uma comédia romântica da Sessão da Tarde:

Olive Smith é uma estudante de doutorado e no momento está com problemas nem um pouco relacionados ao seus estudos: Olive precisa convencer sua melhor amiga Ahn que ela já não tem sentimentos pelo seu ex, para que finalmente a garota se sinta a vontade para sair com o cara. Para tanto, eOlive inventa que já tem um novo namorado, e que vai sair com ele esta noite. Mas na verdade ela vai estar mesmo é cuidado dos seus experimentos sozinha no laboratório.

O que ela não esperava é que Anh aparecesse por lá! Vendo seu plano ir por água abaixo, Olive faz o impensável: quando sua amiga se aproxima, ela beija o primeiro cara que encontra no corredor.

Quem foi o “sortudo”? Ninguém menos do que Adam Carlsen, o jovem professor prodígio da universidade, universalmente conhecido na comunidade científica por seu trabalho exemplar, e igualmente famoso entre os alunos por ser um babaca sem coração.

Menos provável do que acabar beijando o cara que definitivamente ninguém deveria tentar beijar, é a o fato de Adam ter aceitado fingir ser o namorado de Olive pelos próximos meses, até as coisas se acertarem entre sua miga e seu ex.

HIPÓTESE: Quando apresentadas as escolhas A (uma situação ligeiramente incômoda) e B (um desastre colossal com consequências devastadoras), eu, inevitavelmente, escolherei a opção B.

The Love Hypothesis – Ali Hazelwood (Tradução Livre)

The Love Hypothesis é um livro pra não querer parar de ler. Com um fluxo narrativo rápido, ele apresenta toda a situação de Olive e Adam em poucas páginas e já parte logo pro que interessa: o desenrolar dessa relação, que é simplesmente adorável! O livro é cheio de momentos fofos entre os protagonistas que fazem nosso coração dar saltinhos de felicidade, principalmente quando o Adam, que é do tipo “quietão e com cara de bravo” mostra pequenos sinais de cuidado com a Olive. É um amorzinho.

Isso sem falar no humor. Todos os personagens do livro são incrivelmente bem humorados, as piadinhas são on point, com diálogos espertinhos e divertidos de ler. Os estudantes da área de ciências, principalmente, vão se sentir representados com as piadinhas nerds que só quem já frequentou um laboratório é capaz de pensar.

the love hypothsis
Olive e Adam (arte por: @kkristenarts)

Tamanha verossimilhança só poderia ter vindo de uma autora que passou a vida toda fazendo exatamente isso. Ali Hazelwood é uma neurocientista e atualmente professora universitária que encontrou nas fanfics uma segunda paixão. The Love Hypothesis era, originalmente, uma fanfic ReyLo (Kylo Ren e Rey, de Star Wars) que foi adaptada para publicação.

Romântico, engraçadinho e cativante (além de picante, porque a autora estava inspirada, viu? +18 aqui!!), The Love Hypothesis merece todo sucesso que está fazendo entre os amantes de comédias românticas.

Apesar disso, vale a pena comentar: o livro não é um diamante perfeito, sem nenhuma falha. As primeiras aparições públicas de Olive e Adam como “casal”, e que sempre terminam com alguma interação de intimidade, são sim forçadas pelo plot, e a não naturalidade é perceptível (embora alguns possam defender que essa é a graça do fake date, eu entendo).

De maneira semelhante, as desavenças entre Olive e Adam também tendem a começar com coisas pequenas que, normalmente por decisões impensadas ou até mesmo infantis da protagonista, acabam escalando para algo maior.

No entanto, se as cenas geralmente começam meio forçadas, o caminha até a resolução faz compensar o início tortuoso. Afinal, a maior força desta história está na gradual aproximação dos personagens e seu desenvolvimento como casal, e nem tanto na premissa inicial.

The Love Hyphothesis está previsto para sair no Brasil em 2022 pela editora Arqueiro.

Avaliação: 5 de 5.

Texto por: Larissa Diniz (@kitsune.literaria)


LEITA TAMBÉM: Literatura: confira 7 livros para presentear a família e os amigos neste Natal


Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais

Facebook Instagram Twitter

2 Comentários

Deixe seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: