
Lookism – Dois corpos, uma mesma pessoa
Se as aparências importam tanto, então tudo que você precisa é de um segundo corpo que se adéque aos padrões
Lookism é um anime sul-coreano, adaptado de uma webtoon de mesmo nome, escrito e ilustrado por Park Tae-joon. A história foca na vida de um estudante do ensino médio que tem a habilidade de trocar de corpos, sendo seu corpo original o que a sociedade julga “fora dos padrões” e o novo corpo o padrãozinho perfeito, tipo artista de kpop.
Park Hyung Seok é o típico nerd excluído que sofre bullying dos colegas de classe e sem amigos, de origem humilde, vive sozinho com sua mãe que trabalha muito para sustentar os dois. Depois do último caso de bullying, que sua mãe presenciou, Hyung Seok se transfere para outra escola, onde planeja começar uma nova vida, agora, tendo de morar sozinho, distante de sua mãe.
Mal sabia que começar de novo seria tão chocante quando, numa bela manhã, acorda, não como um jovem gordinho, baixinho, mas como um típico modelo de capa de revista e encontra seu “antigo” corpo deitado no mesmo lugar que estava na noite anterior. Com isso, ele faz sua primeira descoberta, toda vez que acorda o outro corpo, o seu atual passa a dormir, de forma que ele tem dois corpos agora. Adivinha com qual ele resolve começar seus dias na nova escola…

Esse Park Hyung Seok gato já chega atraindo suspiros de todos por onde passa e não demora muito para que esse sucesso atraia, também, coisas indesejadas, como, por exemplo, as gangues da escola que ficam de olho na carne nova, assim que descobrem que ele derrotou Lee Jin Sung, um valentão conhecido da classe dele.
Claro que não foi intenção dele, o cara só estava tentando se livrar da situação porque odeia briga (traumas e tudo mais), mas graças ao que viveu no passado, ele ficou ótimo em desviar de socos, além de ter um corpo bem flexível e forte, ou seja, o cara é muito forte e rivaliza com os outros chefões das gangues, mesmo que ele só queira paz e amigos, mas acaba, na grande maioria das vezes, mal interpretado.
Nessa nova realidade, ele resolve tomar a frente e ajudar outros que vê sofrendo bullying, ganhando novos amigos, admiração dos demais e raiva dos valentões.

E o que aconteceu com seu velho corpo?
Bem, não é como se ele pudesse simplesmente fingir que não existe, até porque o corpo ainda necessita de cumprir funções básicas, como ir ao banheiro, comer, etc.
Ele também teme que, se algo acontecer com algum dos corpos, possa morrer, então sua versão original dorme de dia, enquanto ele vai para escola, e trabalha num mercadinho a noite, enquanto o outro corpo dorme. Assim ele ajuda a pagar o aluguel e os gastos que, querendo ou não, são para dois. O Hyung Seok original, então, ficou conhecido como “amigo” do Hyung Seok descolado.
A história traz várias situações que mostram a discriminação baseada apenas em aparências que, não é coisa só da Coreia do Sul, porém sabemos que lá é realmente uma questão forte. Isso afeta a vida de uma pessoa em todas as instâncias, sua autoestima, suas relações, seu trabalho, suas oportunidades, etc.

Não que a melhor solução seja trocar de corpo, isso é só uma obra de ficção, na realidade sabemos que o certo é aprender a se amar do jeito que é e ensinar que as pessoas veem em diferentes formas e merecem respeito independente. Que bullying é errado e não deveria ser ele a se transferir, mas a escola a intervir e lidar com quem pratica esse tipo de violência, além de oferecer assistência à vítima.
Com apenas 8 episódios, Lookism está disponível na Netflix. Todavia, se quiserem continuar a acompanhar a história por meio da webcomic, ela está disponível, gratuitamente, no site Webtoon, em inglês, com mais de 400 capítulos lançados.
Por: Letícia Vargas
[…] tio de outro mundo (Isekai Ojisan, no original) é um anime de isekai “ao contrário”, onde o protagonista volta ao mundo real e narra suas aventuras que […]