Gotham

A Gotham antes de Batman

Quem são os personagens que transformaram Gotham na metrópole que conhecemos?

A série Gotham vem nos mostrar que a cidade sombria do homem morcego existe muito antes de Bruce Wayne vestir a capa e partir para briga. Para deixar claro (se já não está), o Batman em si não aparece nessa produção, mas nem por isso ela deixa de ser genial.

Bruce Wayne (Gotham) | Wiki | Comics Português Amino
David Mazouz como Bruce Wayne

A história começa como todas as histórias de Batman, com os pais de Bruce Wayne (David Mazouz) sendo mortos em um beco. Mas, ao invés de focar no garotinho que virou órfão, nosso protagonista é James Gordon (Ben McKenzie), recém-admitido na polícia de Gotham e (sortudo ele) encarregado de resolver o caso de assassinato dos Wayne.

Com a ajuda de seu parceiro, Harvey Bullock (Donal Logue), James descobre que esse caso é bem mais complexo do que um simples assalto, mas promete a Bruce Wayne que irá encontrar os verdadeiros culpados e levá-los à justiça. A partir disso, James vai descobrindo a tamanha influência que o submundo do crime tem pela cidade e sobre a própria polícia (corrupção come solta por aqui).

Gotham – Beautiful Dreams
Ben McKenzie como James Gordon

Primeiramente falando por mim, eu não sabia direito do que se tratava a série. Nunca havia pesquisado sobre ela e tinha um certo preconceito (ridículo, claro) pois achava que era ruim porque não tinha o elemento principal que é o Batman.

Agora, sob uma nova luz, eu posso dizer que o homem morcego nem faz falta na série.

Gotham vai nos introduzindo personagens que já conhecemos, mas que ainda estão caminhando em fazer sua fama na cidade, seja ela boa ou ruim. A maioria dos personagens são óbvios no fato de que sabemos quem eles se tornarão no futuro, mas não deixa de ser interessante observá-los de perto e conhecer seus novos traços.

oswald cobblepot gifs Page 2 | WiffleGif
Robin Lord Taylor como Oswald Cobblepot (Pinguim)

Gordon e os mocinhos à parte, meu interesse maior foi nos vilões da série, como, por exemplo, o Pinguim (Robin Lord Taylor). Aqui, a história começa com um carinha que não é nada além de um capanga que segura o guarda-chuva da chefe (e que chefe, diga-se de passagem).

Ao longo da história, este simples capanga vai crescendo, conquistando aliados e inimigos até se tornar o infame vilão que conhecemos, o “Rei de Gotham”.

Mas não pense que é fácil. A trajetória de Pinguim é cheia de altos e baixos, mortes e traições (e corações partidos). Concluindo, eu arrisco dizer que o desenvolvimento do personagem é mais interessante do que o do próprio protagonista, já que ele acaba se tornando uma grande influência no surgimento de outro vilão, o Charada (Cory Michael Smith).

Outros grandes vilões vão surgindo ao longo das temporadas e ganhando fama na cidade como a Mulher Gato, Hera Venenosa e o “Coringa” (entre aspas porque existem controvérsias). Enquanto isso, também temos uma imersão no crescimento de Bruce Wayne e seu envolvimento com todos os personagens, ainda não como Batman, mas como o herdeiro bilionário.

Com a ajuda de Alfred Pennyworth (Sean Pertwee), que aqui ganha uma responsabilidade enorme ao cuidar de uma criança obcecada com o mistério da morte dos pais, Bruce vai amadurecendo e aprendendo a enfrentar seus problemas. Devo admitir que seu personagem às vezes me dava um pouco de raiva porque ele, muitas vezes, parece meio depressivo e se culpa por tudo que acontece na cidade (calma aí, cara, você é só uma criança).

Gotham
Elenco de Gotham

Mas só tem depressão e trevas nessa série?

Bom, toda a cidade tem essa pegada mais sombria e foi gravada propositalmente dessa forma, mas temos momentos leves também. Para os fãs de romance (e ships), existe amor em Gotham, uns não tão saudáveis quanto os outros, mas existe.

Gotham conta com 5 temporadas, num total de 100 episódios, e é baseada nos personagens da DC Comics. O interessante da série é que ela funciona por conta própria, separada dos demais conteúdos da DC, seja para TV ou cinema. Você não precisa conhecer a história do Batman e seus milhares de vilões para aproveitar a série. Então eu só acho que se você ainda não conferiu Gotham, devia aproveitar que todas as temporadas que estão disponíveis na Netflix.

Segue o trailer para dar aquele gostinho:

*

*

*

*Cantinho do spoiler

Em "Gotham": na 2º temporada, vilão Jerome (Cameron Monaghan) pode retornar  a série! - Purebreak
Cameron Monaghan como Jerome/Jeremiah Valeska

As controvérsias do Coringa: na série, somos introduzidos a Jerome Valeska, um criminoso que matou sua própria mãe. O personagem, interpretado por Cameron Monaghan (muito elogiado por isso, por sinal), mostra sinais que indicariam que ele seria o Coringa e isso vai ficando mais evidente ao longo da história.

Porém, o mesmo é morto na série (duas vezes até), sendo “substituído” por seu irmão gêmeo, Jeremiah Valeska que também apresenta algumas características do grande vilão. É só no finalzinho da série que Jeremiah dá a entender que ele seria o Coringa, ainda que não de forma explícita.

LEIA TAMBÉM: O que Aconteceu ao Homem de Aço – Quadrinhos para ler n°1

Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais

Facebook | Twitter | Instagram

Um comentário

Deixe seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: