Retsuko - Nerd Recomenda

Aggretsuko- Conheça a vida de Retsuko

Produção original da Netflix apresenta a vida da funcionária Retsuko e os dilemas dessa fase da vida

Esqueça os animes baseados em jovens, super-heróis ou crianças na escola. Em Aggretsuko temos representado alguns dos problemas enfrentados por adultos, mas ainda sim, com um grande toque de humor.

Lançado em 2018 pela Netflix, o anime nos apresenta Retsuko, uma jovem adulta com uma vida comum. Sua rotina se baseia em acordar cedo, pegar o metrô lotado, chegar ao seu trabalho em um escritório de contabilidade, aturar seus colegas de serviço e voltar para casa. 

Retsuko
Para aguentar a pressão do trabalho, Retsuko vê no karaokê sua válvula de escape. Créditos: Netflix/ Divulgação

O lado cômico de Retsuko se revela ao descobrirmos que por trás de uma funcionária exemplar, fazendo todo o trabalho que lhe é ordenado e aguentando as ordens do chefe machista e folgado, se esconde uma pessoa que despeja toda sua raiva e fúria no karaokê cantando death metal, contrastando com a imagem fofa e simpática da personagem.

A história se passa em um universo no estilo Zootopia, animais com comportamentos humanos vivendo em sociedade, sendo Retsuko uma panda vermelha.

Para quem assistir o anime vai se identificar muito com a vida da protagonista. Logo nos primeiros minutos da produção, vemos o quarto de Retsuko todo bagunçado e a sua preguiça em levantar da cama para enfrentar mais um dia de serviço para ser uma cidadã exemplar.

Os personagens secundários, que se envolvem na vida de Retsuko, também se destacam na trama. Temos seus dois amigos e colegas de trabalho Fenneko e Haida, esse último que esconde um sentimento por Retsuko, além de Tsunoda, uma colega de trabalho vaidosa e com um humor muito grande, Ton, seu chefe de trabalho, as incríveis Gori e Washimi, duas funcionárias de alto cargo da empresa em que Retsuko trabalha, sendo um tipo de mentoras da protagonista, entre outros.

Retsuko
Retusko vê em sua mãe a pressão para achar um namorado. Créditos: Trecobox/Divulgação

Assistir aos dramas de Retsuko e não se identificar com algum deles é quase impossível.  O anime, mesmo tendo um aspecto mais infantil – com cores vibrantes, a protagonista de voz fina e fofa, a trilha sonora de desenho animado -, apresenta questões longe de serem entendidas por crianças, por serem coisas que adultos, tanto na escola, quanto no trabalho, poderiam reconhecer. Colegas folgados que jogam as responsabilidades para os outros, a preocupação em subir de nível e ser reconhecido, a pressão para encontrar um namorado e até mesmo ter de comprar meias em uma loja para não sair de lá com as mãos vazias.

Aggretsuko é aquele anime que é prazeroso de se ver, não possui um conteúdo pesado e você rapidamente se afeiçoa à protagonista, torcendo para que tudo dê certo com ela, mas se diverte com os percalços que ela passa.

O anime possui duas temporadas, com cada episódio tendo 15 minutos, além de um especial de Natal, também lançado pela Netflix. Além disso, com a chegada do mês de agosto, será lançada na plataforma de streaming a 3ª temporada do anime, apresentando novos desafios e dilemas para Retsuko.

*Texto escrito por Renata da Silva

Leia Também: Festival Simpsons reúne episódios com diversos músicos em ação solidária no FOX Channel

Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais

Facebook | Twitter | Instagram

Um comentário

Deixe seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: