Berserk - Nerd Recomenda

Berserk onde a luz engana e a escuridão é profunda

Bem vindo querido leitor. A resenha de hoje será sobre uma das maiores obras (na minha opinião) do mundo dos mangás. Note que falarei especificamente sobre o mangá Berserk, não sobre as adaptações em anime.

[Spoiler] A resenha a seguir contém spoilers sobre todo o mangá de Berserk.

História de Berserk

Berserk é um mangá escrito desde 1989 até o momento presente por Kentaro Miura. Mesmo fora do seu público constante, muitos inteirados com o universo dos mangás já ouviram falar de sua violência explicita. De fato o mangá possui muita violência, porém nem de longe se resume a isso.

Berserk - Nerd Recomenda

O mundo de Berserk é a primeira vista semelhante à Europa medieval, chamada Midiland, onde exércitos a serviço do governo e bandos mercenários lutam guerras sem fim pelo controle da Terra. Um desses grupos de mercenários é chamado Bando do Falcão, e nele conhecemos nosso protagonista Guts.

Pré-história de Guts

Guts é um homem feito de cicatrizes, cujos sofrimentos já sofridos em sua vida o marcaram gravemente. Sua história de vida começa com morte: ele nasceu de um cadáver informado e foi acolhido por um grupo de mercenários antes de morrer. Criado em um ambiente violento, Guts aprende a lutar e participa de batalhas desde criança, já adquirindo os hábitos de usar espadas muito grandes para seu tamanho. Nessa época ele também sofre um grande trauma em sua vida, quando seu pai adotivo Gambino o vende por uma noite a outro mercenário. Anos depois Gambino tenta matar Guts em um ataque de fúria, e após matar seu pai ele foge do bando.

Berserk - Nerd Recomenda

A conturbada vida de Guts o tornou alguém violento e distante, um jovem mercenário que passa sua juventude servido em bandos alugados para batalhas. Em dado momento o grupo de Guts é derrotado e ele capturado, sendo levado a um castelo onde é mantido prisioneiro. Nesse cárcere Guts conhece o espírito de uma flor chamado Chicchi que cuida de seus ferimentos a troco de sua vida. Mais tarde Guts é obrigado a participar de um duelo armado contra o filho do senhor do castelo, e antes que fosse morto pelos soldados inimigos, seu bando invade o castelo. Ao ir embora de lá sozinho, Guts deixa a flor de Chicchi em um campo florido.

Em dado futuro momento, Guts está participando de uma batalha onde também estão o Bando do Falcão. Após a batalha alguns mercenários do bando atacam Guts querendo roubar sua recompensa. Após derrotar sucessivos membros do bando e a comandante Casca, Guts é confrontado pelo líder Griffith e derrotado. A partir daí ele faz parte do Bando do Falcão.

Berserk - Nerd Recomenda

A era dourada

No Bando do Falcão, Guts se torna um comandante de renome, sua perícia em combate e força, além do característico uso de espadas grandes e pesadas o colocam como um companheiro próximo do líder Griffith, cuja ambição é conquistar o próprio reino. Um líder extremamente carismático, Griffith guia seu bando em vitórias sucessivas, tornando-os um bando mercenário de grande renome.

Berserk - Nerd Recomenda

Durante uma das batalhas em que o bando participa eles encontram um inimigo dito como um espadachim lendário: Zodd o imortal, que extermina diversos mercenários do falcão com absurda facilidade. Os dois maiores guerreiros do bando, Guts e Griffith, vão juntos enfrentar Zod,d e após uma batalha surreal o inimigo foge ao ver um medalhão carregado por Griffith, o behelit, mas não sem antes relevar sua verdadeira forma: um grande demônio com chifres e asas coberto por pelos.

Berserk - Nerd Recomenda
Mesmo em sua forma humana, Zodd já é facilmente identificado como um monstro

“Se prepare, para quando os sonhos desse homem começarem a acontecer você vai enfrentar a sua morte… uma morte da qual não poderá escapar” – Nosferatu Zodd

Graças a suas vitórias sem fim nos campos de batalha, o Bando do Falcão ganha renome e se torna o grupo oficial protetores de Midland, ganhando a inimizade de Julius, líder dos Dragões Brancos, o grupo que anteriormente ocupava esse cargo. Durante uma caçada com a família real um assassino tenta matar Griffith a mando de Julius, porém falha. Já ciente do responsável pela tentativa de assassinato, Griffith posteriormente manda Guts matar Julius, que acaba matando não somente o líder dos Dragões como também seu filho Adonis, uma criança.

Berserk - Nerd Recomenda

Enquanto Guts cumpria sua missão, Griffith estava em um banquete conversando com a princesa Charlotte. No momento em que Guts retorna, ele ouve Griffith dizendo sobre seus sonhos e explicando que todos aqueles ao seu serviço eram ferramentas para seu sonho. O bando segue com suas vitórias, derrotando um dos mais poderosos exércitos da região, os Rinocerontes púrpuras, trabalhando a mando de um nobre que desejava Griffith. Numa dessas batalhas também Guts salva a vida de Casca e a relação deles passa de inimizade para uma amizade de respeito.

Depois disso, Guts decide deixar o Bando do falcão e para isso tem que derrotar Griffith num duelo; dessa vez a vitória vai para Guts, que realmente deixa o bando e Griffith para trás. Após a partida de Guts, Griffith fica instável e é preso por tentar seduzir a princesa. Começa a queda do Bando do falcão, que a partir de então é visto como criminosos procurados.

Berserk - Nerd Recomenda
Guts não queria ser apenas uma ferramenta

Um ano depois treinando nas montanhas próximo a casa de um ferreiro chamado Godo, Guts retorna e reencontra seus ex-colegas, agora renegados de Midland e liderados por Casca. Em seu reencontro, Guts e Casca se unem amorosamente e decidem partir para libertar Griffith, preso até hoje nos calabouços de Midland. Após se infiltrarem no castelo eles encontram Griffith, completamente desfigurado: os músculos definhados e o elmo preso a cabeça para esconder seu rosto mutilado, sem conseguir falar nem mover seus braços e pernas.

Com Griffith o Bando do Falcão foge de Midland perseguidos pelos cavaleiros Cães Negros, cujo líder Wyald é um homem cruel e desumano que vai matando indiscriminadamente conforme segue seu rastro. Finalmente o Bando do Falcão e os Cães Negros entram em confronto, quando Wyald se transforma em um monstro com mãos e boca gigantesca e começa a matar todos os mercenários do falcão. Finalmente Guts consegue vencer Wyald e foge com seus companheiros.

Enquanto descansavam e cuidam dos feridos (incluindo o aleijado Griffith) os falcões são atacados por Wyald que ainda estava vivo e toma Griffith como refém. No momento em que tudo parecia perdido Zodd aparece em sua forma monstruosa e mata Wyald, isso por que Griffith como portador do amuleto misterioso tinha um destino a cumprir, e os apóstolos não podem interferir nesse destino. Depois do ataque de Wyald, Griffith vê que devido ao seu estado nunca poderá realizar seu sonho e tenta fugir em uma carroça, porém a carroça tomba e Griffith se acidenta, involuntariamente fazendo com que seu sangue escorra no amuleto e o acione, iniciando o eclipse.

Berserk - Nerd Recomenda

O Eclipse

O behelit de Griffith invoca figuras misteriosas e transporta o Bando do falcão para um mundo medonho, onde quatro demônios conhecidos como anjos ou a Mão de deus parabenizam Griffith como escolhido para se tornar o quinto dedo da mão. Para isso, Griffith aceita que o Bando do Falcão seja sacrificado, e os seres invocados pelo behelit se relevam apóstolos, demônios, e começam a massacrar todos os mercenários do bando.

Berserk - Nerd Recomenda

Com o massacre seguindo, a gigantesca mão onde os anjos estavam fecha em torno de Griffith e começa a transforma-lo. Guts tenta resgatar seu amigo e quando vê que é impossível volta seus esforços em salvar o bando, uma tarefa impossível. Todos os falcões são mortos, exceto por Guts e Casca, quem os demônios capturam. A transformação de Griffth se completa e ele desce só para violentar Casca na frente de Guts, mergulhando seu antigo melhor amigo em desespero.

Enquanto assiste aquela cena horrível, Guts perde seu olho direito e seu antebraço esquerdo tentando se libertar para salvar Casca, em vão. Naquele mar de desespero, um ser que Guts conhecera durante sua ausência chamado Cavaleiro Caveira, invade o eclipse e tira Guts e Casca do lugar enquanto facilmente da cabo de vários apóstolos.

O espadachim negro

Depois de todos aqueles acontecimentos, Casca fica demente e Guts começa a caçar apóstolos com sua nova espada Dragonslayer, tão grande que sequer poderia ser chamada de espada. Seu objetivo é se vingar da Mão de Deus, e no decorrer de sua jornada a violência o marca como nunca, praticamente se transformando em um monstro que habita em seu coração, e Casca começa a odiá-lo, mesmo tendo somente a mentalidade de um animal. Durante suas lutas, o lado mais insano e brutal de Guts o faz parecer um monstro mesmo perante os apóstolos.

Berserk

Com o tempo Guts conhece um elfo chamado Puck que começa a acompanha-lo, tentando inutilmente incita-lo a ser menos violento. Após um tempo nessa aventura sombria, Guts conhece outras pessoas que se juntam a ele, primeiro Farnese e Serpico, dois cavaleiros da igreja que deixam sua ordem após testemunhar eventos que mudam suas convicções, além de Isidro, um garoto matreiro. Nesse tempo também a Mão de deus atua novamente e Griffith reencarna num corpo humano idêntico ao seu antigo.

Berserk - Nerd Recomenda
Mesmo após ter perdido tanto na vida, ele encontrou novos amigos

Guts e Casca reencontram Griffith acompanhado por Zodd. A fúria de Guts é imediata, porém o pensamento de Casca e sua vontade de protege-la refreia seu ódio cego. Após o encontro Griffith e Zodd vão embora para que ele reconstrua o bando do falcão e de início ao seu grande plano.

O falcão do milenio

Exércitos de um império estrangeiro chamado Kushan veem a Midland para conquista-la, e a guerra deixa todo o reino instável. O rei de Midland é morto e a dominação dos kushans eminente, porém Griffith surge com um exército crescente de cavaleiros apóstolos e se torna uma figura salvadora para Midland. Enquanto tudo isso ocorre, Guts e seu grupo encontram uma vila atormentada por trolls e próxima de lá a casa de uma bruxa onde conhecem a pequena Schierke, aprendiz da bruxa flora. Quando vão atrás dos trolls em uma caverna para salvar garotas que foram sequestradas, Guts é atacado por Slam, um membro da mão de deus e salvo dela pelo Cavaleiro caveira.

Berserk - Nerd Recomenda

Griffith continua derrotando os kushans e retoma Midland completamente com o Novo Bando do Falcão. Como uma força do destino, o papa vem a ele e o casa com a princesa Charlotte, então Griffith é nomeado supremo guardião de Midland e derrota o líder kushan Ganishka no campo de batalha.

Ganishka era um apóstolo muito poderoso e não aceitava se submeter a Mão de Deus, então ele usa uma construção chamado de Behelit artificial para renascer ao sacrificar todo seu exército e se torna um ser de pura destruição alto como montanhas chamado Shiva. O exército de Griffith, humanos e apóstolos se unem contra criaturas monstruosas que surgem do corpo de Shiva enquanto o Zodd leva Griffith para o topo da monstruosidade, onde o Cavaleiro caveira os ataque e acidentalmente corta Shiva, permitindo a Griffith usa-lo para mudar o mundo.

Berserk - Nerd Recomenda

Griffith transforma Shiva numa arvore branca gigantesca e funde o mundo astral, onde habitam esses seres sobrenaturais, e o mundo físico em um só: fantasia. Agora existe uma nova capital de Midland: Falconia para onde Griffith leva os sobreviventes e estabelece seu reino.

Berserk - Nerd Recomenda
O novo milagre criado por Griffith: Falconia

Durante esses acontecimentos o grupo de Guts segue rumo a Elfhein, a terra natal de Puck onde esperam curar Casca de sua loucura. Na casa de Flora Guts havia recebido a Armadura Berserk que o torna invencível nas lutas ao custo de ferir muito seu corpo, e vai ficando mais desgastado pela jornada.

Eles alcançam Elfhein e lá Casca é finalmente liberta da sua prisão mental, porém ainda restam sequelas do trauma e ela não suporta ver Guts. O Cavaleiro caveira também surge na ilha e detalhes sobre a história anterior a Berserk começam a se revelar.

Conceitos em Berserk

A história de Berserk, infinitamente trágica e intrigante gira em torno de dois fatores: a causalidade e dualidade. A causalidade, ou fator de causa e consequência é o que acarreta nos eventos mais relevantes na obra, como o Eclipse, a queda de Midland a formação de Falconia, além de também ser em certo ponto o poder principal da Mão de deus, que manipula os acontecimentos para convergir em seus planos.

O que a Mão de Deus representa dentro de Berserk é o determinismo que está além do alcance e compreensão humana, e que coincidentemente é uma construção inconsciente de toda a humanidade.

Berserk - Nerd Recomenda

A dualidade de Berserk é explicita e também ambígua; o bem e o mal são tão relativos que um guerreiro que só queria viver em paz com seus companheiros veste preto e não consegue manter felicidade em sua vida, enquanto que um homem vestido de branco e exaltado como herói sacrificou seus companheiros que o seguiram por tantos anos.

Os próprios personagens principais têm sua construção totalmente centrada nessa dualidade. Diversas vezes Guts perde tudo em sua vida e ainda assim persevera e sabe encontrar felicidade, mesmo que momentânea, em coisas simples. Enquanto isso, Griffith tinha muito, mas para ele tudo o que já possuía era trivial e só servia para alcançar seu verdadeiro objetivo, tanto que ele estava disposto a sacrificar tudo o que tinha por uma chance de agarrar esse sonho novamente. Os dois eram completos opostos, ainda assim puderam ser amigos, e talvez assim ainda poderia ter sido.

Berserk - Nerd Recomenda

A Mão de Deus, os principais “vilões” de Berserk, são tão misteriosos quanto suas intenções. Eles estão intimamente ligados com o ciclo que remete a pré-história de Berserk, visto que os dedos da mão já foram outros e a ascensão de Griffith mostra como eles precisam ser escolhidos para se reporem. Void, seu líder, tem uma relação implícita com o Cavaleiro caveira em suas aparições que até o faz parecer o Griffith do cavaleiro, que seria o Guts de uma história anterior, também sofrendo uma perda para o eclipse e se consumindo em seu ódio e vingança.

Berserk - Nerd Recomenda
O símbolo da Santa Sé e a marca do sacrifício colocada naqueles que são marcados para morrer durante o eclipse

Uma passagem retirada da história pelo próprio autor relevou uma entidade chamada de Ideia do mal que habita nas profundezas do plano astral e é o mestre da Mão de deus. A Ideal do mal é formada pelo pensamento coletivo da humanidade culpando um mal pelo sofrimento que passam, e é o próprio deus da obra, não só na questão da influência que exerce no mundo mas também como a principal religião de Midland adorando-o sem saber sua verdadeira natureza.

By: Maurício Pedro


Leia Também: Novidades da SNK: Chizuru Kagura em KOF XV | Cham Cham em Samurai Shodown


Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais

Facebook | Twitter | Instagram

Deixe seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: