Daria - Nerd Recomenda

Daria- Conheça essa produção da antiga MTV

Com personagens caricatos, mas engraçados, Daria é um convite para conhecer o mundo jovem da década de 90

 

Ensino médio com os típicos alunos padrões, pais ocupados com o trabalho, mas que se esforçam para dar atenção aos filhos. Um olhar pessimista sobre o mundo, regado a sarcasmo total. Isso é só o início da descrição da série animada “Daria”, que fez sucesso na antiga MTV.

Hoje quero falar sobre uma das produções mais interessantes e maduras, por passar uma visão de mundo diferente para o público mais jovem. Com certeza você já deve ter visto alguma imagem de Daria pelas redes sociais, afinal, a personagem é a representação do pessimismo e realidade sobre os Estados Unidos. 

“Daria” é uma série animada lançada pela MTV no ano de 1997. A primeira aparição da personagem principal nem foi em sua própria produção, mas sim no desenho “Beavis and Butt- Head”, também exibida na MTV, onde Daria fez uma participação em alguns episódios, revelando aos produtores do canal o potencial que a personagem teria. Ao total, “Daria” resultou em cinco temporadas e dois filmes animados.

Daria
Com sua opinião ácida e sarcástica, Daria conseguiu se destacar como personagem. Créditos: Crush em Hi-Fi/Divulgação

Mas bem, vamos a história da série. Basicamente, se pode resumir que “Daria” é uma produção sobre uma adolescente americana no ensino médio, lidando com as questões que essa fase da vida possui. Porém, o que torna essa série tão especial é a postura da personagem em relação a questões da vida, sempre com um olhar realista e crítico, fazendo dela uma adolescente nada popular, mas que todos a conhecem por sua negatividade.

Daria Morgendorffer mora na cidade Lawndale. Sua família se constitui por seu pai Jake, um frustrado consultor financeiro, sua mãe Hellen, uma advogada focada em seu trabalho e se dividindo para dar atenção à sua família, e sua irmã mais nova Quinn, uma garota vaidosa e ligada no que está na moda.  A protagonista também conta com sua amiga Jane Lane, que compartilha um pouco da visão sarcástica e pessimista da colega, além de ser irmã do crush de Daria, Trent, um músico desempregado que ainda mora com os pais.

Daria
Além da série, Daria possui dois filmes de animação. Créditos: Abril/Divulgação

O que mais chama atenção na série é que ela passa longe dos clichês de produções que tem como foco adolescentes. Ela explora um novo lado desse público, pegando os clichês que já conhecemos, retratando de modo mais cômico e cheio de sátiras. O atleta bonitão e a patricinha da escola são o exemplo máximo quando Daria quer criticar a estrutura da educação nos Estados Unidos, além de vários exemplos que são colocados pelos personagens secundários da trama.

Porém, há quem se engane que a série se constitui em apenas reflexões sobre o mundo, já que a protagonista apenas solta suas frases de crítica e a história segue sem interrupções. A produção também possui muitos momentos divertidos e nos quais conseguimos nos reconhecer em certos momentos, fazendo de cada episódio único para o público.

Além disso, “Daria” faz críticas à cultura consumista e popular do seu país daquela época. Na maioria dos episódios, ela ou algum personagem aparecem assistindo ao programa “Sick Sad World” (Triste Mundo), que apresenta casos irreais e estranhos sobre o mundo, mas que não parecem tão distantes da realidade em que vivemos. 

Daria
Cada personagem em Daria é único e deixa a série mais especial. Créditos: The Guardian/Divulgação

Enfim, há muito mais elementos presentes na série que nos fazem refletir sobre certas questões, mas que também nos fazem rir pelo tom sarcástico que algumas situações possuem, já que “Daria”, mesmo mostrando uma adolescente inteligente e pessimista, ainda é uma estudante do ensino médio que também enfrenta seus próprios desafios.

Quem se interessar pode encontrar a série em sites online pela internet. Para captar melhor a ideia por trás de “Daria”, recomendo começar pelos seguintes episódios:

 

1- 1º Temporada

11- 1º Temporada

1- 2º Temporada

12- 5º Temporada

 

Leia Também: “P-Valley” – série traz a visão feminina sobre a realidade das strippers

 

Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais

Facebook | Twitter | Instagram

Um comentário

Deixe seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: