david-bowie

5 anos sem David Bowie: veja seu legado dentro da cultura pop

David Bowie marcou a história da música e deixou um legado influente dentro da cultura

David Bowie - Nerd Recomenda

No dia 10 de janeiro, fez cinco anos da morte de David Bowie. O cantor morreu dois dias após seu aniversário, fazendo 69 anos no dia 8 de janeiro de 2016. Em seus quase 70 anos de vida, David Bowie transformou e influenciou diversas áreas da cultura pop e artística, indo muito além da música.

A estética de Bowie interferiu na moda e nas artes, e suas músicas estão em trilhas sonoras de grandes filmes, além de sua aparição como ator em algumas obras. David Bowie inspirou diversos filmes, como Footlose, onde o personagem de Kevin Bacon imita o visual do cantor, até mesmo em Extraordinário, onde Major Tom é uma referência para Auggie Pullman, uma criança que sonha em ser astronauta.

Vamos lembrar como David Bowie deixou sua marca na cultura pop, marcado por sua presença nas músicas, filmes, quadrinhos e moda.

Trilha Sonora:

David Bowie está em diversas trilhas sonoras de alguns filmes bem marcantes. Grandes diretores usaram sua música como Tarantino e David Lynch. Momentos marcantes e cenas que estão na história do cinema contam com as composições do cantor.

  • Bastardos Inglórios: A música Cat People é usada na cena onde a personagem Shoshanna – interpretado pela Mélanie Laurent – está preparando o cinema para incêndio, usado como armadilha contra os nazistas.
  • As Vantagens de Ser Invisível –  Uma cena icônica, onde o trio Sam, Charlie e Patrick  estão na estrada curtido a liberdade. A frase “We can be heroes just for one day” (Nós podemos ser heróis por apenas um dia) marca a passagem dos personagens dentro do filme.
https://www.youtube.com/watch?v=KH2lyiprtWg
  • A Vida Marinha com Steve Zissou –  Um filme de Wes Anderson com partição de Seu Jorge, onde o cantor brasileiro faz grandes interpretações das músicas de David Bowie.
  • A Vida Secreta de Walter Mitty – Na cena quando Ben Stiller entra no helicóptero e parte para seu destino, a canção Space Oddity toca como música de fundo.
  • Guardiões da Galaxia – O filme da Marvel também tem Bowie na trilha sonora.
  • Todo Mundo Odeia O Chris: a música do David Bowie não se limita aos filmes, mas também em séries, como Todo Mundo odeia Chris, na cena marcante onde Chris faz seu discurso para ser presidente do Grêmio estudantil .

Além de ter canções em diversos outros filmes, David Bowie também foi um ator, participando de alguns filmes no seu currículo.

  • Labirinto – A Magia do Tempo: No filme de Geroge Lucas, David Bowie é Jareth, o Rei dos Duendes.
  • Fome de Viver: Bowie interpreta um casal de vampiros ao lado da atriz Catherine Deneuve.
  • O Grande Truque: Ao lado de grandes nomes do cinema, como Hugh Jackman, Christian Bale, Michael Caine e Scarlett Johansson, Bowie se junta ao elenco e faz o papel de Nicolas Tesla. O filme é dirigido por Christopher Nolan.
  • Eu, Christiane F. – 13 Anos, Drogada e Prostituída: No filme de 1981, David Bowie faz o papel dele mesmo.

Outra mídia que conta com a presença de David Bowie é os quadrinhos. A HQ Bowie: Stardust, Rayguns & Moonage Daydreams, escrito por Michael Allred e Steve Horton e ilustrado pela Laura Allred, conta um prefácio de Neil Gaiman. Essa HQ conta sobre a vida e carreira de David Bowie. 

david bowie
Capa da HQ Bowie: Stardust, Rayguns & Moonage Daydreams

“Como um dos ícones mais magnéticos da cultura pop contemporânea, david bowie seduziu gerações de fãs com sua música e personas contraculturais. Bowie: stardust, rayguns moonage daydreams narra a escalada da carreira de bowie, dos subterrneos para a fama, bem como a ascensão e queda de ziggy stardust, alter ego antológico do artista que o acompanhou durante a meteórica chegada ao topo. Com desenhos do best-seller e criticamente aclamado mike allred e roteiro de steve horton, esta graphic novel colorida e diversa – como as muitas personas de bowie – ilustra a história da vida de um dos mais celebrados e queridos artistas de todos os tempos.”


Leia Também: My Hero Academia ganha data de estreia na Loading

Texto Por Rafael Bittencourt


Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais

Facebook Twitter Instagram

2 Comentários

Deixe seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: