Fruits Basket

Fruits Basket – Aquele do zodíaco chinês, versão 2.0

Uma história tão bela que merecia uma segunda chance de brilhar nas telas

Fruits Basket, também conhecido como Furuba, é um anime shoujo que aborda uma lenda dos 12 animais sagrados do zodíaco chinês que se reuniram num banquete, com Deus. O anime é cheio de dramas e momentos fofos, e que ganhou um remake de respeito, fiel à história do mangá, encantando mais uma vez o público antigo e ganhando os corações dos mais novos.

Fruits Basket

A protagonista da história é Tohru Honda, uma colegial órfã que estava passando vários perrengues, fica desabrigada e acaba indo morar na casa de Yuki Sohma, o príncipe da escola. Tudo tranquilo, até que Kyou Sohma aparece e num descuido, Tohru acaba descobrindo que a lenda dos 12 animais do zodíaco chinês é real.

Vários membros da família Souma são possuídos por esses animais, de forma que todos se transformam em animais quando estão fracos ou quando são abraçados por alguém do sexo oposto que não seja parte da maldição. A partir daí, Tohru promete guardar o segredo e a história segue o dia a dia deles.

Como eu mencionei, a história ganhou um remake. Isso porque, na época da primeira versão (2001), o mangá ainda estava em lançamento, então o anime teve de ser adaptado, ganhando um final à parte do mangá e muitos personagens nem chegaram a aparecer. É o que acontece na maioria das adaptações de shoujos para anime.

Anos depois, em 2019, eis que chega o remake para calar a boca de todos e mostrar todo a delicadeza dessa história. Na primeira temporada, vamos conhecendo aos poucos os personagens que representam cada animal do zodíaco e somos envolvidos no drama de Kyou, possuído pelo espírito do gato, o que é considerado amaldiçoado e, portanto, excluído do resto dos 12 animais.

Fruits Basket
Akira Sohma em carne e osso… um pouco mais osso do que carne né…

Já na segunda temporada, conhecemos os últimos animais que faltavam e a carga de drama aumenta mais, já que fica claro que, além do Kyou, os demais possuídos do zodíaco tem suas cotas de sofrimento por conta dessa maldição que os transforma em animais e os une a Akira Sohma.

Akira é a existência que se assemelha a Deus na lenda, tendo controle total sobre todos que compartilham da maldição. Akira manipula as emoções de todos, sendo bem cruel e egoísta, a ponto de “quebrar” as pessoas. Nunca sabemos o que realmente está pensando e quais suas intenções (pelo menos não até o momento).

Dessa forma, quando vê que Tohru está se tornando uma presença cada vez mais iluminada na vida dos demais, a ira de Akira cai sobre a jovem que percebe que ser membro do zodíaco não é nada além de sofrimento para eles e resolve por as mãos na massa para quebrar essa maldição. Mas será que existe uma forma de fazer isso?

Do trio principal: Tohru é uma jovem muito animada, sempre disposta a ajudar todos e detesta incomodar as pessoas. Ela está sempre recitando coisas que aprendeu com sua falecida mãe e seu animal favorito no zodíaco é o gato exatamente porque na lenda ele ficou de fora e não faz parte dos 12.

Steam Community :: :: Fruits Basket (2019)

Yuki Sohma é, como disse, o príncipe da escola, todos veneram ele, mas não fazem ideia da solidão que o mesmo carrega por ser o possuído do espírito do rato, sendo o brinquedinho favorito de Akira, que adora atormentá-lo.

Já Kyou Sohma é o possuído pelo espírito do gato e no começo ele se mostra muito cabeça dura e insensível, mas isso é reflexo da vida de pária que ele viveu. E ele culpa Yuki por tudo isso, já que, segundo a lenda, o rato teria enganado o gato para que ele não participasse do banquete com Deus, ficando de fora do zodíaco.

Dos demais personagens, todos os membros do zodíaco têm personalidades bem distintas e ganham a chance de contar suas histórias, quase sempre tristes, em algum momento. E não pensem que eles aparecem uma vez e são esquecidos. Vira e mexe a Tohru tromba com alguns deles.

Além deles, temos as amigas da Tohru que são como grandes protetoras da jovem. Arisa Uotani é uma ex delinquente que admirava muito a mão da Tohru, já que a mesma também já foi uma delinquente famosa. Já Hanajima Saki é uma garota com uma “aura” um pouco mais sombria que sempre ficou meio excluída por ter um certo poder psíquico. Imagina como esse grupinho se juntou a Tohru…

Fruits Basket

Do romance…

Triangulo amoroso que já fica na cara, com o Kyou e o Yuki, ainda que demore bastante para eles perceberem como se sentem em relação a Tohru e a mesma então, precisa desenhar para ela entender. Ainda assim, é muito interessante acompanhar a resolução desse triangulo e como os sentimentos de Tohru vão tomando forma, as como dos meninos em relação a ela.

Garotas Geeks | Todo mundo deveria assistir o reboot magnífico de Fruits Basket

Fruits Basket possui duas temporadas, com 25 episódios cada e já está com a terceira confirmada para 2021, ou seja, teremos realmente a história completa como deve ser (alguns outros animes deviam seguir o exemplo…). O anime é produzido pela TMS Entertainment e tem a própria autora, Natsuki Takaya como supervisora executiva. O mangá chegou a ser lançado pela editora JBC e agora está sendo relançado numa edição linda de colecionador.

Uma curiosidade, a história possuí um spin-off, Fruits Basket Another, sendo que ela se passa anos depois que o trio original frequentou a escola, então nessa história, eles não aparecem, só são mencionados.

A primeira temporada do anime fazia parte do catálogo da Amazon Prime Video, porém foi removido e passará a fazer parte da nova plataforma da Funimation. É uma experiência que eu indico para todo mundo, não só para quem é fã do gênero. Não vou ser daqueles chatos que falam que precisam assistir a primeira versão porque é original e blá, blá, blá.

Minha dica é, não perca tempo com a primeira versão e mergulha de cabeça nesse remake perfeito e feito com todo o carinho!

Por: Letícia Vargas

LEIA TAMBÉM: CCXP Worlds: A Journey of Hope expande a magia do festival para o universo virtual com uso de tecnologia Unreal

Siga o @Nerdrecomenda nas redes sociais

Facebook | Twitter | Instagram

3 Comentários

Deixe seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: