Resident Evil 7

6 games de terror baseados em filmes para jogar no Halloween

Para entrar no clima de terror do Dia das Bruxas, confira alguns games do gênero

Terror no halloween

Outubro é o mês do Halloween, feriado celta, originalmente europeu, onde se celebra o fim da colheita, o Ano-Novo celta e também o início do inverno, que marca o fim da temporada de dias frios e cinzas. 

Quando chegou nos Estados Unidos, a data ganhou um tom mais sombrio, pois ele acontece na escuridão da estação, e acredita-se que pode entrar em contato com espíritos nesse dia. Assim, surge a temática de bruxas, fantasmas e tudo relacionado com terror. Crianças usam fantasias de monstros e saem pelas ruas pedindo doces.

Filmes de terror já fazem parte da tradição de Halloween, que inspiraram muitos games. Com certeza você conhece alguns jogos com personagens icônicos do cinema e filmes baseados em jogos de terror. Assim, faço um top dos games de terror, baseados em filmes clássicos.

Resident Evil 7

Saw PS3 – Xbox 360 ( 2009)

O game é baseado na franquia de filmes Jogos Mortais, onde o jogador sente na pele ser uma vítima de Jigsaw. A sequência de Jogos Mortais tem como base o terror psicológico, com uma mistura de gore e violência, e no game  toda essa atmosfera é trazida para os videogames.

Sinopse: “Saw se passa em um asilo abandonado, utilizando um misto de jogabilidade exploratória e de resolução de quebra-cabeças. Conforme você avança pelo asilo, irá encontrar todos os tipos de armadilhas, quebra-cabeças e imagens tenebrosas que irão testar sua habilidade em processar as pistas sem perder partes importantes de seu corpo em acidentes bizarros. Os quebra-cabeças seguem o mesmo estilo daqueles vistos nos filmes, com fugas que exigem raciocínio rápido.”

Alien: Isolation PS4, Xbox One (2014)

Alien é um personagem que ganhou sua fama nos anos 80, fazendo parte dos filmes trash de terror. Em 2014, ganhou um game próprio, onde o ser alienígena caça suas vítimas. O jogo é um multiplayer online, onde o jogador pode controlar o Alien, com objetivo de capturar os demais, ou jogar as vítimas como iscas para fugir da criatura.

O jogo apresenta várias técnicas inovadoras para um gamede terror, envolvendo o combate muito bem elaborado e a sobrevivência, onde o jogador pode explorar o cenário e encontrar itens, que serão úteis mais tarde para fazer aprimoramentos ou fabricar novas armas e ferramentas.

Sinopse: “Descubra o verdadeiro significado do medo em Alien: Isolation, um jogo de sobrevivência de horror que possui uma atmosfera constantemente temerosa e de perigo mortal. Quinze anos após os eventos de Alien, a filha de Ellen Ripley, Amanda, entra em uma batalha ensandecida pela sobrevivência com o objetivo de desvendar a verdade por trás do desaparecimento de sua mãe.”

Friday the 13th: The Game PS4, Xbox One(2017)

Mais um personagem clássico dos anos 80 ganha seu próprio jogo. Ele funciona exatamente como Alien Isolation, trocando apenas o personagem. Em Sexta Feira 13, o jogador controla Jason, e vai fazer de tudo para caçar e matar suas vítimas.

Sinopse: “Friday the 13th: the game é um jogo de sobrevivência e terror, o objetivo dos jogadores é tentar sobreviver aos ataques de um dos maiores assassinos, Jason Voorhees. Você é um monitor de adolescentes e junto a outras seis infelizes almas, devera escapar da morte iminente e dolorosa. Será que você é capaz de se esconder e fugir do assassino mais brutal da história?utilize todas as ferramentas disponíveis para tentar escapar, pois, o jogo fara o máximo para te matar.

Cada sessão do jogo traz uma nova oportunidade ao jogador. Jason possui diversas ferramentas que permitem como que ele te localize, cace e mate o jogador. Você também pode controlar o assassino e assim, assassinar todos que encontrar, da forma mais aterrorizante possível. O jogo possui multiplayer online, deixando a experiência ainda mais sombria”

Resident Evil -PS One(1996)

Resident Evil é um caso contrario, onde o game foi a inspiração para o filme. O longa usa alguns elementos do jogo, mas na versão de cinema, alguns acontecimentos são mudados. O filme tem como progonista Alice, personagem que não existe nos games. Mesmo assim, ganhou uma fã base muito forte. Resident Evil é uma franquia de terror, no estilo suvivor horror,  com enorme número de fãs, sendo que seus games fazem sucesso até hoje, mesmo depois de 20 anos.

Sinopse: “Uma série de assassinatos bizarros ocorreram nos arredores De Raccoon City, com sinais de canibalismo nos restos mortais: das vítimas. O Serviço de Táticas Especiais e Resgate do Departamento de Polícia de Raccoon (STARS) foi designado para investigar os assassinatos. O STARS está dividido em duas equipes: Alpha e Bravo. O Bravo Team é enviado primeiro, mas depois que o contato com eles é perdido, o Alpha Team é enviado para investigar o desaparecimento deles.”

Silent Hill – PS One (1999)

Silent Hill é mais um game de terror que também saiu dos jogos para o cinema. Com uma diferença de qualidade, os primeiros jogos de Silent Hill são obras-primas, marcantes para final dos anos 90 e começo da década de 2000.

Sinopse: “Sete anos atrás Harry Mason e sua esposa encontraram um bebê numa estrada e o adotaram como se fosse sua filha, dando a ela o nome de Cheryl. Mesmo depois que sua esposa faleceu, Harry continuou a amar Cheryl como sua própria filha.

No começo do jogo, nós encontramos Harry Mason e Cheryl de férias, indo para Silent Hill. Porém, estranhos eventos ocorrem antes que eles entrem na cidade. Uma policial, numa moto, passa à frente deles. Momentos depois, Harry vê a moto caída na beira da estrada e a policial não está em parte alguma. Logo depois, uma figura de uma garota subitamente aparece na estrada.

Harry tenta desviar, derrapa o carro e desmaia. Quando retorna a consciência, descobre que Cheryl se perdeu e ele se encontra no meio de um mal que envolve a cidade de Silent Hill, sem saber que a única maneira de sair dali é pelo sacrifício da própria filha.”

A Bruxa De Blair PS4, Xbox One (2019)

O game é inspirado no filme de 1999, responsável por mudar a maneira de fazer filmes de terror, usando a técnica found-footage de filmagem, onde a câmera fica na primeira pessoa, simulando um documentário. 

Sinopse: “Experimente em primeira mão o que o medo pode fazer à sua mente, em um novo jogo de terror psicológico baseado em uma história, inspirado na tradição cinematográfica da Bruxa de Blair. É 1996. Um menino desaparece na Floresta Black Hills perto de Burkittsville, Maryland. Como Ellis, um ex-policial com um passado conturbado, você se junta à busca.

O que começa como uma investigação comum logo se transforma em um pesadelo sem fim conforme você enfrenta seus medos e a Bruxa de Blair que assombra a floresta… Com seu fiel cão Bullet ao seu lado, navegue pela floresta amaldiçoada que deforma e distorce o tempo e o espaço. Lute contra os horrores da Bruxa de Blair na primeira pessoa e lide com a sanidade decadente de um homem sobrecarregado com seu passado. Conforme você se aprofunda na floresta, suas ações à luz do perigo terão consequências.”

Extra: Mortal Kombat X  – PS4, Xbox One (2015)

Mortal Kombat é um jogo de luta muito tradicional, conhecido pela alta qualidade gráfica e a violência exagerada e banalizada. No decimo game da franquia, temos a participação de personagens icônicos nos filmes de terror. Freddy Krueger (Hora do Pesadelo), Pennywise (It – Uma Obra-Prima do Medo), Michael Myers (Halloween), Jason (Sexta Feira 13), Leatherface (Massacra da Serra Elétrica) são alguns dos personagens jogáveis em Mortal Kombat X.

Leia Também: Comedy Central confirma data de estreia de nova produção

Texto Por Rafael Bittencourt

Siga o @Nerdrecomenda nas redes sociais

Facebook | Twitter | Instagram

Um comentário

Deixe seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: