Hibike Euphonium

Hibike Euphonium – Anime completo e benção para os ouvidos

Anime fofo com dramas pessoais profundos e muita música

Hibike Euphonium é um anime musical que nos dá uma bela aula de como funciona uma orquestra escolar, com foco, principalmente, nos instrumentos de sopro.

A história foca no clube de música do Colégio Kitauji, que era conhecida como uma renomada instituição em termo musical, tendo participado de campeonatos e tudo mais. Porém, esse reconhecimento acabou se perdendo com a saída do instrutor do clube. As coisas mudam quando um professor novo, Noboru Taki, assume o clube e começa a instruir de forma precisa e direta os estudantes. Foco nos campeonatos nacionais e vamos lá!

Hibike! Euphonium
Oumae Kumiko

Nessa loucura toda, temos os primeiranistas e, dentre eles, a protagonista Oumae Kumiko, que toca o eufônio (euphonium, no original) desde pequena, graças a sua irmã mais velha. Mal sabia ela como esse instrumento era tão impopular (e você até agora tentando entender o que diabos é um eufônio). Ela até tentou fugir dele, no ensino médio, mas pelo nome do anime já dá para ver que não dá muito certo, não é mesmo?

Uma das coisas interessantes é perceber que a protagonista é cheia de falhas. Kumiko está sorrindo para lá e para cá, mas, na verdade, é uma garota muito indecisa que acaba se deixando levar pelas opiniões dos outros muito facilmente, sem demonstrar o que realmente quer e não gosta de interferir nos problemas alheios. Ela sabe muito bem disso e detesta a própria personalidade.

Lendo assim, parece um saco de personagem, mas isso é para mostrar o crescimento que a personagem vai ter ao longo do anime e como ela vai se descobrindo e indo em busca do que gosta (fé na Kumiko!).

Para além da protagonista, a história do anime retrata muito bem os dramas pessoais dos demais membros do clube, diante dos treinamentos e competições, com alguns personagens-chave, claro (afinal não tem anime suficiente para todos os integrantes da orquestra). Dessa forma, esses personagens ganham seus momentos de brilhar individualmente na história.

find a gf who looks at u like reina looks at kumiko | Tumblr

Um belo exemplo é Kousaka Reina. A jovem toca o trompete com maestria e estudou no mesmo ensino fundamental que a Kumiko. Contudo, diferente da protagonista, ela é um pouco difícil de se aproximar porque normalmente aparece com a cara fechada, de forma que a primeira pessoa a realmente se aproximar dela é a Kumiko.

É graças a ela que temos um dos primeiros “confrontos” do anime, com uma competição para ver quem vai participar do torneio, já quem nem todos os membros do clube podem se inscrever e, até então, só deixavam os segundos e terceiranistas competirem. Será que ela ganhou?

Como qualquer anime que retrata vida escolar e clubes, sabemos que em algum momento vai chegar a fatídica hora em que os terceiranistas se formam e passam a bola para seus sucessores, o que torna toda essa questão de “quem vai tocar nos campeonatos” mais séria, porém, as situações são tratadas de forma madura e inspiradora, afinal o sonho é o mesmo, a vitória.

Preciso alertar que o foco do anime não é romance, então não se frustre se essa área não se desenvolver muito por aqui. Todavia, alguns ships são bem populares, de forma que se você procurar saber sobre a história, pode trombar com esse conteúdo como, por exemplo, o relacionamento entre a Komiko e a Reina que, oficialmente, é só uma bela amizade, mas até aí…

Hibike! Euphonium

Como é um anime de música, não posso deixar de mencionar a trilha sonora. Não tem muitas trilhas de fundo, focando mais nas músicas dos ensaios do clube e sons dos instrumentos. É muito interessante perceber que, enquanto uma cena se desenvolve ou um cenário é mostrado, tem alguém ensaiando com uma tuba ou um trompete em alguma parte da escola, por exemplo.

Hibike Euphonium tem duas temporadas (26 episódios no total) e mais 4 filmes, sendo dois deles compilados das temporadas do anime. Dos dois outros filmes, o primeiro foca em Nozomi e Mizore, duas terceiranistas, e o segundo nos traz as experiências de Kumiko como secundarista, responsável pelos novatos do clube (recomendo-os, também). Todos foram produzidos pelos estúdios da Kyoto Animation (mesmo de K-ON, Free!, Violet Evergarden, etc) e são baseados em uma light novel, escrita por Ayano Takeda.

Highest Rated Gifs - Gif Abyss - Page 4512
Um dia de treino qualquer…

Por ser do mesmo estúdio, algumas pessoas comparam Hibike Euphonium à K-On (um anime de música um pouquinho mais antigo), mas cada produção, mesmo tratando de música, tem sua própria vibe e seus dramas. A única semelhança, mesmo, é o estilo de animação, mas esse é característico do próprio estúdio.

E, se tem algo que Kyoto Animation fez muito bem é a animação de Hibike, cada detalhe… o brilho de metal daqueles instrumentos… (sublime)

O projeto para uma terceira temporada do anime, trazendo a Komiko como veterana, foi anunciado, mas ainda sem muitas novidades. Então se você curte animes cheios de dramas, histórias inspiradoras e está interessado em conhecer o mundo do eufônio, Hibike Euphonium foi feito para você.

LEIA TAMBÉM: Carole & Tuesday: o que a música une…

Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais

Facebook | Twitter | Instagram

Deixe seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: