Laços de afeto

Laços de Afeto: conceito de família é abordado em emocionante filme italiano da Netflix

Divertido e emocionante, Laços de Afeto é uma história de amadurecimento que retrata as imperfeições do ser humano

São muitos os filmes que abordam as dificuldades presentes no casamento: conflitos, traições, guarda compartilhada, dentre diversos outros problemas que podem surgir entre duas pessoas vinculadas por uma união não tão estável. Ao mesmo tempo, obras que reforçam a luta pelos direitos da população LGBTQ+ nunca estiveram tão em alta, ressaltando a importância da expansão do conceito de família. Mas e se misturarmos os dois?  

Laços de Afeto, filme original Netflix, reflete sobre o fato de que casais compostos por duas pessoas do mesmo gênero podem passar pelos mesmos problemas que qualquer outro casal. Através de uma narrativa caótica sobre o divórcio, debate o conceito e a constituição de família e mostra que dois homens podem ser, juntos, pais tão bons e imperfeitos quanto todos os demais.  

Laços de afeto
Cena do filme “Laços de afeto”

O filme italiano conta a história de Leone, um jovem que, ao receber a tarefa escolar de fazer uma apresentação sobre direitos iguais da comunidade LGBTQ+, decide fazer um documentário sobre seus dois pais, Paolo e Simone (por mais que esse último nome possa parecer feminino para nós, brasileiros, vale ressaltar que ambos são homens). O trabalho, assim como toda sua vida, vira de cabeça para baixo quando uma revelação bombástica vem à tona: Simone está tendo um caso com outro homem.  

laços de afeto
Cena do filme “Laços de Afeto”

Assim como qualquer coming-of-age, o público é convidado a acompanhar o processo de amadurecimento de Leone, que agora precisa lidar com o fato de que sua família não é tão perfeita quanto ele acreditava. Ao mesmo tempo em que se apaixona, conquista novos amigos e descobre mais sobre si mesmo, Leone vive o caos do divórcio de seus pais, sendo quase que obrigado a escolher um lado nesta feroz batalha entre dois homens que detinham muito amor um pelo outro, mas que agora se transformara em ódio.  

Laços de afeto

A obra sabe dosar drama e humor, levando o público a rir e a chorar em determinados momentos da narrativa. Dentre os momentos mais cômicos estão os constantes ataques entre Simone e Paolo, que buscam se vingar um do outro toda hora: Simone trai Paolo, Paolo se vinga de Simone, Simone se vinga de Paolo, Paolo se vinga de Simone… E isso continua durante todo o filme, trazendo situações críveis, desconfortáveis e, ao mesmo tempo, cômicas. 

Laços de afeto
Cena do filme “Laços de Afeto”

Além do enredo envolvente e personagens cativantes, o filme também se destaca com seus plot twists. Com alguns mais engraçados – como a descoberta envolvendo o personagem Dario, irmão da garota por qual Leone está apaixonado – e outros mais emocionantes, o público se surpreenderá com algumas revelações muito bem construídas ao longo da história.  

Dessa forma, “Laços de Afeto” apresenta uma infinidade de emoções enquanto conta a história de pessoas humanas, que falham e são totalmente identificáveis, o que possibilita que o público se identifique facilmente com cada um deles. Com uma narrativa sobre amor – e o fim dele –, o novo filme italiano da Netflix surpreende positivamente com uma reflexão tão real e profunda sobre o conceito de “família”, mostrando que todos somos e sempre seremos imperfeitos, desde nossas escolhas e emoções até os laços de afeto que criamos ao longo do nosso próprio caminho.   


Leia mais: Umibe no Étranger: um filme de anime pra deixar o coração quentinho


Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais

Facebook Instagram Twitter

Deixe seu Comentário