Filosofia

Merlí e o convite à filosofia

Essa série não vai te fazer aprender sobre filosofia, mas vai atiçar sua curiosidade a buscar

Quem pensa que filosofia é apenas uma matéria com muitos textos e não chama a atenção de adolescentes, ainda não conhece a série espanhola Merlí. Disponível na Netflix, a produção conta com 40 episódios divididos em três temporadas.

Lançada em 2015, a série inicia com o professor de filosofia Merlí Bergeron (Francesc Orella) vendo sua vida mudar ao ser despejado de seu apartamento, tendo que voltar para a casa de sua mãe, arcando com a responsabilidade de criar seu filho adolescente Bruno (David Solans) enquanto inicia um novo trabalho na mesma escola que o filho frequenta.

Logo no primeiro dia de aula, Merlí chama a atenção de seus alunos ao utilizar métodos de ensino criativos e diferentes. Os peripatéticos, como o professor os denomina, são instigados a refletir a partir da filosofia, sobre o cenário e acontecimentos dos dias de hoje, como autores desde Sócrates até Nietzsche e algumas escolas filosóficas.

Ao longo da série somos apresentados a outros personagens e seus problemas, como Bruno Bergeron e sua sexualidade, Ivan Blasco(Pau Poch) e sua fobia de sair de casa ao se isentar da escola por dois meses, e Pol Rubio (Carlos Cueva) e seus problemas familiares que entram em conflito com os estudos. Com isso, a produção não foca somente no aprendizado da filosofia pelos alunos, mas a utiliza como pano de fundo para reflexão enquanto os personagens lidam com suas dificuldades pessoais.

Filosofia - Nerd Recomenda
Levantar questionamentos a partir da filosofia é o objetivo de Merlí. Creditos: Netflix/ Divulgação

Além dos adolescentes, a produção também envolve outros professores da escola e a família dos alunos, levando a situações fora do ambiente escolar.

Essa com certeza é uma série que chama a atenção pois além de possuir um drama adolescente e ter como cenário principal a escola, ela desperta uma curiosidade para os estudos da filosofia. É uma nova oportunidade para que o público busque os autores conhecidos nessa área, já que Merlí relaciona o cotidiano dos alunos às obras e os instiga a refletir sobre situações da sociedade.

Contando com personagens marcantes e com perfis diferentes, o drama envolve triângulos amorosos, intrigas, romance, busca da própria identidade, relações familiares e temas atuais como sexualidade e depressão.

A série foi produzida pela TV3 (Catalunha- Espanha) e não está disponível no idioma português, apenas em catalão, espanhol e inglês, mas conta com legenda. 

Para quem adorar a produção, fica uma dica de conteúdo bônus. Em 2019, um Spin-off foi lançado com total de oito episódios, denominada Merlí: Sapere Aude, trazendo como protagonista o aluno Pol Rubio em seu tempo na faculdade e seu relacionamento com Bruno Bergeron (filho de Merlí), que também está presente nessa continuação após os eventos da 3ª temporada da série original.

LEIA TAMBÉM: 7 indie games para passar na quarentena

Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais

Facebook | Twitter | Instagram

 

Um comentário

Deixe seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: