Seja bem-vindo!

Por: Letícia Bortoleto Vargas 11/08/2021
2
Post Thumbnail

RESENHA | Moon Lovers: Scarlet Heart Ryeo

Um lindo romance histórico chinês, adaptado para uma antiga dinastia coreana

Moon Lovers (Dar-ui yeon-in – Bobogyeongsim ryeo) é um dorama de época que começa no presente e volta ao passado, onde toda a história se desenrola, com direito fantasia, romance marcante e conflitos para saber quem ascenderá ao trono e um final de apertar o coração.

Antes de mais nada, temos Go Ha-jin (interpretada pela famosa cantora IU) que estava cuidando de sua vida, até que viu uma pessoa se afogando no lago e decidiu ajudar e, no final, quem acabou se afogando foi ela mesma, durante um eclipse solar.

Moon Lovers: Scarlet Heart Ryeo
Divulgação

Ha-jin acaba sendo transportada a uma Coréia do passado, conhecida como Dinastia Goryeo (918 – 1392) *. No passado, a protagonista acorda no corpo de uma jovem chamada Hae Soo (dá-se a entender que foi a sua alma que voltou no tempo).

Hae Soo tem um pezinho no palácio, já que sua prima é casada com o 8° príncipe, Wang Wook (Kang Ha-neul). Com isso, ela começa a fazer amizade com os demais príncipes (seria isso um harém reverso?), ficando próxima, principalmente do 8° e do 4° príncipe, Wang Soo (Lee Joon-gi), conhecido por ser temível, escondendo parte de seu rosto sob uma máscara.

Ha-jin/Hae Soo é a mocinha que ninguém leva a sério, mas que conquista aos poucos todos e IU sempre entrega o que queremos no papel. Ela já começa o dorama sofrendo por uma traição de seu namorado com a “amiga”, daí se afoga (fim). Como trabalhava com cosméticos no presente, acabou levando para o passado alguns conhecimentos que foram bem úteis em sua vida atual como Hae Soo, principalmente em se tratando do 4° príncipe.

Moon Lovers: Scarlet Heart Ryeo
Divulgação

E, falando no dito príncipe, Wang Soo tem vários traumas relacionados a família, começando por ser usado por sua própria mãe e acabar com uma cicatriz no rosto (por isso ele usa a máscara), crescendo sem o amor dos pais e sem muito contato com seus irmãos.

Sua fama de “cão louco” faz com que o povo tenha medo dele, mas, apesar de tudo, Wang Soo ainda decide permanecer no palácio e ajudar na investigação sobre os inimigos de seu irmão, o príncipe herdeiro. Pode não parecer, mas Wang Soo é o personagem mais complexo do dorama, na minha opinião. Ele passa por muito perrengue e vai se transformando ao longo dos episódios.

Claramente eles são o casal principal, vou te poupar de achar que poderia ser diferente, mesmo que eles tenham uma boa química juntos. Algumas das cenas mais fofas acontece entre os dois, como quando a Hae Soo sugere uma forma de cobrir a cicatriz do Wang Soo e ele se permite mostrar uma das maiores fraquezas dele e a deixar toca-la, coisa que ninguém mais fez.

Todavia nem tudo são flores nesse palácio onde a luta para ver quem vai tomar o trono come solta (mesmo que Wang Soo nem tenha interesse no trono).

Da trama de fundo, não temos muita mudança da fórmula de quem vai levar o trono, quem vai tentar roubá-lo, seus inimigos, que estão no próprio palácio… Não que eu esteja dizendo ser ruim, afinal são os personagens que nos encantam e, como não é só de histórias felizes que vivem os doramas, vamos ter tristeza, vamos ter mortes, sim, infelizmente.

Além da história, o dorama ganha vários pontos pelas locações que foram utilizadas e pela bela trilha sonora, Lee Hi e Epick High, por exemplo, que featuring foi esse minha gente (vou deixar a música aqui do lado).

Se tem uma coisa que me deixava confusa era a passagem de tempo, não ficava muito claro quanto tempo tinha se passado de um evento para outro, você pensa que passou uns meses, do nada descobre que foram uns três anos, por exemplo.

E o que acontece com a Hae Soo? Ela larga a mão de voltar pro presente?

Moon Lovers: Scarlet Heart Ryeo
Divulgação

Então, não é muito de largar a mão, é só que ela não tinha nenhum vínculo relativamente grande no presente que a fizesse querer voltar, ainda mais depois de se envolver na vida de todos. Não dizendo que ela não volte para o presente em algum ponto, não descartem as opções!

Love, Poem — IU as Haesoo in Moon Lovers - Scarlet Heart: Ryeo

Moon Lovers foi o primeiro dorama co-produzido pela Universal Studios, ainda que tenha recebido algumas críticas sobre a atuação de alguns atores e baixo índice de audiência. O dorama tem 20 episódios e dois especiais, adaptado da versão chinesa (Bu Bu Jing Xin), inspirada no romance da autora Tong Hua.

Já faz quase 5 anos desde o lançamento do dorama, mas seguimos esperando pela sequência, será que um dia ela vem? (provavelmente não, mas ser trouxa faz parte).

Por enquanto não temos nenhum serviço de streaming que tenha comprado o dorama, então precisamos contar com nossos “métodos alternativos”, os heróis sem capa conhecidos como Fansubs. A busca faz parte da aventura, então não desanime por ter de dar aquela revirada no Google atrás de entretenimento coreano. O mundo dos doramas é muito maior do que senhora Netflix comporta atualmente.

Aos interessados, tem um ótimo video com highlights do dorama (algo como “destaques”). Só tem legenda em inglês disponível, mas já ajuda a entender a vibe e reconhecer alguns personagens:

*Ponto de explicação:

A Dinastia Goryeo foi responsável pela unificação dos últimos 3 reinos que existiam na época, o que gerou muita revolta pelos que temiam perder o poder. O imperador escolhido teve muitos (muitos) filhos, o que claramente não dava certo na hora de assumir o trono. Assim como em “Mr. Sunshine” (tem resenha aqui no Nerd), esse dorama também escolheu retratar um período da história que quase nunca é abordado nos doramas, normalmente a galera foca mais na Joseon, a última dinastia, antes de virar o Grande Império Coreano.

Por: Letícia Vargas

LEIA TAMBÉM: Mr. Sunshine: Um Raio de Sol – Uma bela aula de história coreana


Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais
Facebook | Twitter Instagram
dorama histórico kdrama Moon Lovers Scarlet Heart Ryeo
Tags:
Compartilhe:

A Nerd Recomenda também está no Facebook, Instagram, Youtube e no Twitter. Segue a gente lá!

Comentários
  • Avatar
    Diamond Films lança trailer de "Broker - Uma nova chance", novo filme de Kore-Eda - [2023]

    […] por Song Kang Ho (“Parasita”), Bae Doona, Gang Dong Won, Lee Ji Eun e Lee Joo Young, BROKER – UMA NOVA CHANCE rendeu o prêmio de Melhor Ator para Song Kang-ho […]

  • Avatar
    Resenha: Amor entre Fada e Demônio - [2023]

    […] entre Fada e Demônio é um dorama chinês, cujo próprio nome grita “clichê”, mas isso nunca foi impedimento para cativar o […]

Deixe seu Comentário