Nona - Nerd Recomenda

Nona: Se Me Molham, Eu Os Queimo – Um documentário e ficção intimista

O filme é uma coprodução do Chile – Brasil – França – Coréia do Sul
Nona - Nerd Recomenda

Camila José Donoso juntou o documentário e a fantasia na produção “Nona: Se Me Molham, Eu os Queimo”, em que assina a direção e roteiro. O filme intimista que se passa no Chile, conhecemos Nona, uma senhora de 66 anos, que está em meio ao “fogo no parquinho”.

Nona - Nerd Recomenda

No elenco da produção temos a avó da diretora, Josefina Ramirez, as atrizes Gigi Reyes, Paula Dinamarca e Nancy Gómez e o Brasil é representado por Eduardo Moscovis, que interpreta Pedro, uma figura misteriosa que ronda Nona.

Nona foi morar em Pichilemu, cidade costeira do Chile, após cometer um crime passional ao se vingar do seu ex-amante. Ao se mudar para sua nova morada é preciso realizar uma cirurgia de catarata, o que a deixa mais frágil e vem à tona lembranças em espécie de vídeos caseiros antigos. 

Nona - Nerd Recomenda

Uma nova situação também surge para tirar o sossego de Nona, misteriosamente a floresta ao redor da cidade tem incêndios que se espalham, obrigando seus vizinhos a abandonarem suas casas. E Nona tem visitas de policiais para investigá-la, pois quase todos os vizinhos dela tiveram suas casas destruídas menos a dela. 

O suspense da situação é intrigante acompanhando de perto todo o comportamento de Nona ao longo do filme, seja pelas filmagens antigas quanto pela sua vivência atual que parece ser plena e de alguém que só quer paz, mas esse trama é deixado de lado ao decorrer do filme colocando outras situações corriqueiras em cena.

O filme possui uma estética diferente pois algumas cenas são captadas em formatos de vídeo, película, e o digital límpido, o que torna uma narrativa intimista de Nona, uma dona de casa extrovertida e misteriosa. Mesmo que as cenas são imagens que a diretora usou de sua própria avó até esquecemos o que é ficção e realidade.

Nona - Nerd Recomenda

Nona ao longo da narrativa se demonstra uma senhora plena, pois mesmo com as circunstâncias da sua vida ela sempre estava aceitando a situação por mais ruim que ela pudesse ser, conseguindo até aproveitar o momento da sua própria maneira. 

Por fim o filme conta a história de uma senhora comum, complexa que tem suas qualidades e defeitos, também sem deixar de lado as questões políticas do Chile na narrativa. Você já pode conferir Nona: Se Me Molham, Eu Os Queimo na tela dos cinemas.


Leia Também: HBO Max será lançada no Brasil em junho de 2021


Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais

Facebook | Twitter | Instagram

Deixe seu Comentário