Perry Mason - Nerd Recomenda

Perry Mason 2020: conheça a trajetoria do personagem.

Perry Mason é um personagem que nasceu na década de 1930 e em 2020 ganhou uma série dentro da HBO.

A HBO está sendo alvo de críticas positivas com sua nova produção, a série Perry Mason. Mas afinal, quem é o advogado fictício, interpretado pelo ator Matthew Rhys?

matthew rhys e raymond burr
matthew rhys e raymond burr

Perry Mason surgiu na literatura, sendo o protagonista dos romances criminais de Erle Stanley. O autor não surgiu como escritor inicialmente, mas sim como advogado criminalista, profissão que o inspirou para a criação do personagem Perry Mason. Stanley trabalhou em escritório de advocacia, e em 1921 teve sua primeira história publicada na revista Breezy Stories. A partir dessa publicação ele teve uma vida dupla, atuando com advogado durante o dia e escritor à noite. As histórias do escritor iam desde romances policiais até ficção científica, sendo que até mesmo usou pseudônimos como Charles Green, Kyle Corning e Grant Holiday, entre os títulos do autor, “Speed Dash The Human Fly”, e “Lester Leith”.

Depois de alguns anos trabalhando com romances, em 1933 foi publicado The Case of the Velvet Claws (O Caso das Garras de Veludo), onde Erle Stanley lançou pela primeira vez o personagem Perry Mason, um advogado e criminalista que defende seus clientes de acusações  criminais. Em sua sinopse, o livro traz a seguinte história: 

 

The Case of the Velvet Claws capa
Capa do The Case of the Velvet Claws

“Após um assalto falho a um hotel, a bela Eva Griffin é surpreendida na presença de um proeminente congressista, fato pouco importante, se Eva não fosse casada com um homem de negócios ilícitos. Para proteger o político, Eva paga pelo silêncio do editor de um tabloide sensacionalista, Perry Mason, porém tem outros planos, ele segue o rastro do jornalista, e descobre uma verdade muito diferente. Na teia do crime, Perry Mason, passa a ser o principal suspeito de um assassinato. Mason enfrenta então algo muito mais complicado, ser seu próprio advogado diante do tribunal.”

 

A série de livros foi um sucesso tão grande que se tornou best seller, com mais 105 milhões de cópias vendidas. Erle publicou novas histórias até 1973, ficando 40 anos no mercado com obras inéditas.

 

 

 

Perry Mason - Nerd Recomenda

Logo, uma série de livros tão popular, facilmente iria migrar para outras mídias, assim, nasce em 1943, Perry Mason The Edge of Night em uma radionovela da CBS Radio, baseado nos livros de Stanley. A história durou até 1955, com mais de 3000 capítulos em 12 temporadas, cada um durando cerca de 15 minutos.

As primeiras aparições de Mason nos quadrinhos foram durante a década de 40, de autoria de David McKay na Features Books, lançando as histórias The Case of the Lucky Legs e The Case of the Shoplifter’s Shoe.

 

 

 

 

Em 1957, após o fim da radionovela, surge a primeira adaptação de Perry Mason para TV, exibida pela CBS entre 21 de setembro de 1957 e 22 de maio de 1966. O programa teve  271 episódios de cerca de 60 minutos cada. No Brasil ela foi exibida pela TV Record. Mason era interpretado por Raymond Burr, e se tornou ícone da época. Posteriormente, a CBS fez outra série chamada The New Adventures of Perry Mason, mas não foi um grande sucesso como a primeira, durando entre 1973 e 1974. O fato dela não ter Burr como Perry Mason, ajudou no fiasco dela.

perry mason

Nos anos 80, a NBC resgatou o Perry Mason, surgindo telefilmes (filmes produzidos para serem exclusivos de televisão, sem exibição no cinema) de Mason, sendo o primeiro título lançado em 1982. O primeiro dessas obras foi chamado de “Perry Mason Returns” e o sucesso alcançado por ele levou à produção de diversos outros telefilmes, com a participação dos dois únicos atores sobreviventes da série Perry Mason, sendo eles Raymond Burr e Barbara Hale. No total, foram  produzidos 26 telefilmes  entre 1985 e 1993.

 

Em 2020, a HBO resolveu resgatar Mason, e trouxe no dia 21 de junho de 2020, uma minissérie, que tem conquistado o público e a crítica. Perry Mason é interpretado por Matthew Rhys nessa nova série, que tem Robert Downey Jr. na produção.

Leia também: Nihonjin- Ser japonês no Brasil

Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais

Facebook | Twitter Instagram

Um comentário

Deixe seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: