scooby doo cade você

Scooby-doo completa 51 anos – Veja a trajetoria da animação

Em setembro, a animação Scooby-Doo completa 51 anos de existência. O desenho que atravessou gerações está presente até hoje, sendo um grande ícone dentro da cultura pop. Para comemorar a data, vamos relembrar a trajetória do cachorro mais amado pelo mundo.

scooby doo cade você

A Origem

O ano era 1968, as televisões estavam cada vez mais populares nos Estados Unidos e com isso, os canais de TV tiveram um grande crescimento no mercado. As emissoras estavam investindo cada vez mais em suas grades de programação. Aos sábados de manhã a maioria do público que assistia televisão eram crianças, assim, as emissoras de TV investiram em desenhos infantis, pensando tanto nas crianças quanto nos pais.

A CBS foi um dos canais que dedicava o sábado de manhã para o público jovem. Nela, eram exibidos os desenhos da Hanna Barbera. Buscando uma maior audiência, em 1968, o canal lança The Archie Show, um programa que vai ser usado como inspiração para Scooby Doo no futuro.

The Archie Show era um desenho sobre cinco adolescentes que estudavam e tinham uma banda de garagem. O sucesso foi tanto que, a partir daí, criou-se uma fórmula para produzir outros desenhos. Um deles foi Scooby Doo. A ideia original era contar a história de cinco amigos que tinham uma banda e caçavam mistérios nas horas vagas. Fred Silverman, na época diretor da CBS, foi o responsável pela ideia. Ele encomendou o desenho para Hanna-Barbera, com quem teve uma reunião com William Hanna e Joseph Barbera, os roteiristas Joe Ruby e Ken Spears e o desenhista Iwao Takamoto (O pai do Scooby – Doo).

A partir dessa reunião começou a ser moldado melhor o conceito de Scooby Doo, onde a ideia da banda foi abandonada. O nome Scooby Doo veio de Takamoto, um grande fã de Frank Sinatra, autor e cantor da música “Strangers in The Night”, quem em um dos trechos possui a frase “dooby dooby doo”. No dia 13 de setembro de 1969, depois de muitas conversas e planejamento, foi ao ar o primeiro episódio de Scooby-Doo, Cadê Você?

Personagens:

FRED: É o líder do grupo, sempre movido por um novo mistério e, em certas ocasiões, é lerdo, mas sem perder a graça. Cria engenhocas para se defender dos inimigos e suas paixões são armadilhas.

DAPHINE: Filha de milionários, é o alvo preferido dos vilões que, muitas vezes, a raptam, mas sempre é esperta o bastante para escapar e improvisar soluções em situações inusitadas.

VELMA: Uma garota inteligente e cheia de ideias que desvenda os mistérios com Fred e,                        sempre com alguma tirada científica, encontra soluções lógicas para resolver os casos complexos

SALSICHA: Dono de um cão simplesmente chamado de Scooby. É um sujeito magricela e de aparência desleixada.

SCOOBY-DOO: É o apelido de Scoobert-Doo, um cachorro covarde. Tem medo da própria sombra e, sem querer, acaba salvando a turma ou pegando os vilões.

Scooby-Doo, Cadê Você ?

A animação estreou no dia 13 de setembro de 1969, tendo duas temporadas dentro da grade da CBS. Ao total, foram  produzidos 25 episódios (dezessete entre 1969-70 e mais oito entre 1970-71).

A sinopse do desenho se consistia com os personagens Velma, Daphne, Fred e Salsicha sendo um grupo de amigos que resolvem crimes e mistérios com a ajuda de Scooby-Doo, um cão tão grande quanto atrapalhado. Cada episódio foca em um mistério incomum, que sempre envolve os cinco tendo que impedir alguém de executar um plano para provocar o caos no mundo.

Os Novos Filmes do Scooby-Doo

Entre 1971 e 1972 foi ao ar “Os Novos Filmes do Scooby-Doo”. Com a audiência em alta, a CBS precisava manter por mais tempo o desenho Scooby Doo. Surge então a ideia de criar uma animação igual a original com o tempo estendido. Com isso, Scooby-Doo ganha 45 minutos de duração, somado com 15 minutos de intervalo, levando a CBS com uma hora de sua programação apenas para desenhos. Nessa versão, tivemos participações especiais como Batman e Robin e Família Adams.

O show de Scooby-Doo

No total, 40 episódios ocorreram nas três temporadas, que foi ao ar de 1976 a 1978 na ABC, sendo a primeira série de Scooby a aparecer na rede. Quando o executivo de televisão, Fred Silverman, se mudou da CBS para a ABC, em 1975, a franquia do desenho o seguiu, fazendo sua estreia no novo canal em 1976. A fórmula da animação estava sendo copiada pela concorrência, surgindo desenhos como Tu-Tu-Tubarão e Capitão Caverna. Isso fez com que a audiência de Scooby-Doo caísse nos final dos anos 70.

Scooby-Doo e Scooby-Loo

No ano de 1979, devido à necessidade de mudanças, Scooby-Doo traz novidades. Nessa nova versão, conhecemos seu sobrinho Scooby-Loo, que, ao contrário de seu tio, Scooby-Loo não tem medos de fantasmas e tenta sempre encarar de frente os mistérios. Porém, as mudanças não foram bem aceitas, levando o programa ter baixa audiência.

O Pequeno Scooby-Doo

Durante os anos 80, Scooby-Doo estava em baixa com tentativas frustradas de renovação do desenho. Até que em 1988 é criado O Pequeno Scooby-Doo, em que é retratada a infância dos personagens clássicos do desenho. Nele, vemos Fred, Velma, Daphine, Salsicha e Scooby como crianças resolvendo os mistérios. É a fórmula de sucesso do desenho original com uma roupagem nova para os personagens. A série foi produzida até 1991.

O Que Há de Novo, Scooby-Doo?

Depois 11 anos sem nenhuma novidade, a Warner trouxe em parceria com a Hanna Barbera uma nova versão, “O Que Há de Novo, Scooby-Doo?”. Esse talvez seja a releitura mais fiel do desenho clássico, trazendo uma atualização e modernização. A série mostra a turma do Scooby-Doo ainda com suas habilidades de resolver mistérios, mas agora os resolvendo mundo afora, utilizando tecnologia de ponta, viajando em diversos países para diferentes lugares, como um Parque de diversões, praias, Pólo Sul, acampamentos e muitos mais. O desenho foi transmitido na Cartoon Network e trouxe de volta a popularidade e grande audiência de Scooby-Doo.

Scooby-Doo! Mistério S/A

Em 2010 surge Scooby-Doo! Mistérios S/A. As grandes novidade dessa versão foi o traço do desenhista, que tentou emular um anime ou mangá. Outro ponto foi a continuação dos episódios, que ao contrário dos antigos, onde cada um tinha uma história fechada com início, meio e fim, Scooby-Doo! Mistérios S/A tem narrativas que dão continuidade nos próximos capítulos, como uma série de televisão ou novela.

Que Legal, Scooby-Doo

A animação apresenta a Mistério S/A após terminar seu último ano do ensino médio. Fazendo planos para gastar a sua última parada de verão como uma equipe, a turma decide viajar na Máquina do Mistério para buscar prazer e aventura. Ao longo do caminho, no entanto, se deparam com uma enorme quantidade de monstros e estragos, impedindo-os de terminar sua jornada.

Scooby-Doo e Adivinha Quem?

No dia 27 de junho de 2019 tivemos a estreia do mais novo desenho de Scooby-Doo. Atualmente, ele é transmitido somente pela Cartoon Network. Enquanto a turma resolve mistérios maiores, ao mesmo tempo eles encontram muitas celebridades memoráveis.

Filmes

Scooby-Doo tem 4 filmes live action e de 40 animações especiais.

scooby doo filme

Scooby-Doo-2

Scooby-Doo filme

Leia Também: Bye Bye Man e a memória para a entrada do terror

Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais

Facebook | Twitter | Instagram

Deixe seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: