Seja bem-vindo!

Por: Redação Nerd Recomenda 28/08/2021
1
Post Thumbnail

Um Clássico Filme de Terror: inovando no gênero

Se aproveitando de ideias já consolidadas, o recente filme de terror italiano, lançado pela Netflix, constrói uma narrativa fresca ao gênero do terror

Na era pós-moderna, após anos e mais anos de títulos similares e ideias recicladas, o gênero de terror, quando se fala dos filmes mais populares, tem ficado cada dia mais saturado e estagnado. Os filmes de jumpscare se tornaram populares e populosos e tem sido cada vez mais difícil encontrar um título que inove.

Um Clássico Filme de Terror é exatamente assim… Só que não. Poderia sim ser apenas um filme de slasher qualquer ou só mais um na pilha de clichês, mas o filme italiano, lançado em julho pela Netflix e dirigido por Roberto De Feo e Paolo Strippoli, consegue se destacar justamente por se aproveitar dessa noção altamente disseminada do que é… bom, um clássico filme de terror.

O longa começa exatamente assim, cheio de clichês. Um grupo viaja para longe da civilização, se perde por algum motivo estranho e de repente se vê numa luta pela sobrevivência, onde a chegada será de apenas um dos competidores. O sangue promete e jorra durante todo o primeiro ato e até a primeira metade do segundo, quando o filme muda de figura.

Como o nome sugere, um twist deveria ser esperado – afinal, quem daria esse nome a um filme sem usar de ironia nenhuma? –, e ele acontece, não virando o filme totalmente de ponta cabeça, mas introduzindo a real narrativa por baixo de todo o clichê da sua primeira metade.

Em minutos ele passa de um slasher para uma breve homenagem a folkhorrors como Midsommar até terminar num terceiro ato consideravelmente tarantinesco. É definitivamente divertido e vale a pena para se surpreender com essa ideia inovadora introduzida à narrativa clássica do terror.

O filme faz um trabalho ok com uma das coisas mais importantes: fazer o espectador se importar com os personagens que irão morrer. Mas ele não erra em não se importar tanto, apenas a final girl é que é realmente importante e ela é sim bem desenvolvida. E falando nela, a final girl de Um Clássico Filme De Terror tem um papel muito mais ativo do que só escapar e sobreviver.

Um Clássico Filme de Terror

Após sua conclusão é possível enxergar o todo e perceber os detalhes da narrativa. Ela apresenta uma dose pesada de metacomentarios sobre a indústria do cinema, a cultura italiana e as narrativas de filme de terror. Tudo isso se aproveitando de um dos tropos mais famosos relacionados à Itália da cultura pop: a máfia.

Um Clássico Filme de Terror na verdade é um longa moderno, divertido de assistir – asqueroso em algumas cenas – e vale a pena conferir, principalmente se você é um fã de terror casual e quer ver algo diferente, ou quer ter uma experiência próxima do que O Segredo da Cabana entregou.

*Texto por Aquiles Rodrigues


Leia Também: Vampiros fora da curva em Céu Vermelho-Sangue

Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais

Facebook Instagram Twitter

netflix Um Clássico Filme de Terror
Tags:
Compartilhe:

A Nerd Recomenda também está no Facebook, Instagram, Youtube e no Twitter. Segue a gente lá!

Comentários
  • Avatar
    The Witcher: Lenda Do Lobo - preparando o caminho - [2021]

    […] Leia Também: Um Clássico Filme de Terror: inovando no gênero […]

Deixe seu Comentário