veneza

Veneza – uma obra nacional sobre sonhos contra realidade

Veneza, um drama de Miguel Falabella, conta uma história de bordel, e narra os sonhos das garotas e vivem no estabelecimento.

veneza

O filme Veneza é uma produção Globo Filmes, distribuído pela Imagem Filmes, sendo uma adaptação da peça de teatro do argentino Jorge Accame. Dirigido por Miguel Falabella, posso considerar Veneza umas das melhores obras nacionais no ano de 2021.

Veneza conta a história de um bordel, localizado no interior do Rio Grande do Sul, na fronteira com Uruguai. Nesse bordel vive algumas garotas de programas como Rita, Madalena, Jerusa e Janaina, além da Gringa uma ex- garota de programa aposentada. Gringa chega á uma idade avançada, e perto do seu leito de morte ela tem um desejo: encontrar seu amor, um italiano chamado Gioginno, onde conheceu há 50 anos, que vive em Veneza, Itália, assim Rita uma prostituta com seus 40 anos, que tem Gringa como uma figura materna, tenta realizar o sonho dela de ir para Veneza, e encontrar Giginno. 

Veneza - Nerd Recomenda

Em paralelo, ocorre outras histórias, á exemplo de Madalena, uma garota que se apaixona por Julio, um garoto que vive na região. Os dois jovens vivem um romance e compartilham o sonho de mudar para São Paulo e conquistar o mundo. Veneza é um filme sobre sonhos das garotas de programas em um bordel no interior do Brasil.

Ao assistir pude sentir o drama das garotas, que entram na prostituição por falta de escolhas, mas também são mulheres sonhadoras, com uma esperança de mudança de vida. As personagens são tão complexas, cheias de nuances e contraste. Cada uma com sua vivência. 

Veneza é um filme distinto do que estamos acostumados quando pensamos em  cinema nacional. Com um texto impecável, um roteiro muito bem escrito, faz de Veneza um enrendo tão instigante e maravilhoso de acompanhar.  Veneza é uma adaptação da peça de teatro com mesmo nome. Miguel Falabella conseguiu entregar uma história tramática, um filme envolvente com as personagens, fazemos laços e nos importamos com cada um na trama.

O elenco tem atores de alto nível, que entregam um trabalho muito competente na atuação, e essa entrega ajudar a criar uma conexão profunda com as personagens em Veneza.

Fotografia do filme é outro ponto alta. Uma obra que fala de sonhos, mas, ao mesmo tempo, uma filmagem sempre escura, com tons mais gelados, tentando criar um contraste entre esperança e realidade que aquelas garotas vivem. A câmera movimenta muito em algumas cenas de diálogos, retando o ambiente antipático, grosseiro e rude que é o bordel. O angulo da câmera durante alguns closes nos rostos dos atores, auxilia para dar vida aos personagens.

Veneza é um espetacular filme nacional, com um ótimo texto e enredo. Filme sobre sonhos vs realidade, onde o envolvimento com a história das personagens é algo intenso. Emocionante e dramático, a obra de Miguel Falabella mostra como podemos produzir filmes de excelência.


Leia Também: [Review] Loki – 2º Episódio – A Variante | Disney+

Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais

Facebook | Instagram | Twitter

Um comentário

Deixe seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: