Seja bem-vindo!

Por: Rafael Bittencourt 20/09/2020
6
Post Thumbnail

Ano nos Games: 1983 – Atari e crise dos games

Monopólio da Atari e surgimento da Nintendo – 1983 foi um ano movimentado para os videogames

Em 1983 o mundo era completamente diferente. A Guerra Fria ainda ocorria e a ditadura no Brasil estava chegando ao fim. Na época, a tecnologia se resumia às televisões de tubo, LPs, toca fitas e aparelhos de VHS para assistir filmes. 

atari vs nintendo

Para o mercado dos games, o ano de 1983 foi muito importante, já que a indústria de jogos estava engatinhando, afinal, era apenas o começo. Essa talvez foi a época mais conturbado e revolucionário no mundo dos jogos eletrônicos.

Para falar do começo da década de 80, vamos revisitar dezembro de 1982, quando foi lançado, o que é conhecido como pior jogo de todos – o game do filme E.T. Como longa foi um sucesso de bilheterias se esperava muito desse game. O jogo do E.T foi tão mal recebido, sendo a gota d’água da credibilidade da Atari.

O mercado de games já estava abalado devido a fatores como pirataria. A Atari tinha o monopólio de videogames pessoais, porém devido ao preço elevado, começou a surgir cópias alternativas do console, com cartuchos que rodavam normalmente nos dispositivos originais, retirando milhões de dólares da empresa. 

pacman atari

Outro fator foi a tentativa ambiciosa de emular os arcades, como a Atari, que tentou emular alguns games, mesmo tendo o hardware inferior às máquinas. O caso mais famoso foi do Pac-Man, um sucessoda época, mas com a versão da Atari saiu com bugs e cheia de defeitos,  não se parecendo em nada com o original.

A ambição era tão grande que a Atari encomendou cerca de 10 milhões de cópias do Pacman, mas vendeu apenas 5 milhões. A partir daí, a confiança do público estava em queda, indo às ruínas quando E.T. foi lançado. A arrogância da empresa criou uma bolha dentro da indústria de games, que tinha milhões de consoles e cartuchos em estoque parado,  gerando um grande prejuízo.

O último fator que abalou o mercado dos jogos foi a popularização dos computadores pessoais, que prometiam fazer tudo o que um videogame era capaz e muito mais, sendo possível jogar, trabalhar, estudar, fazer planilhas entre outras coisas.

Esse cenário descrito foi o início do fim da Atari, que entrou em uma crise. Como a empresa tinha o monopólio dos videogames pessoais, unidos a esses problemas, seu valor e o dos consoles entraram em xeque, criando um cenário que levava quase ao fim dosjogos eletrônicos.

famicom“É  na crise que surgem grandes oportunidades”, uma frase clichê, mas que no contexto de 1983 fez muito sentido, levando uma empresa a ver essa oportunidade e criar seus próprios consoles. Assim nasce o Famicom, conhecido como Nintendinho, ou apenas NES.

A Nintendo já produzia games para os arcades, como Donkey Kong(1981), mas com o lançamento de seus videogames pessoais, seu mercado se expandiu. Para se desvincular da crise presente na época, o Famicom foi vendido como um brinquedo para crianças. Nesse primeiro ano, surgiu uma revolução no mundo dos games, dando início a era de 16 bits.

Em 1983 surgiu o ícone dos videogames, Mario Bros., o primeiro game do nome. O jogo do Mario era bem diferente do que conhecemos hoje, sendo um game de plataforma, onde o objetivo é pular e eliminar seus inimigos. Porém, a primeira aparição do Mario Bros foi em Donkey Kong (1981), sendo o encanador bigodudo o grande protagonista.

Falando em Donkey Kong, o game de arcade ganhou um porte para o NES (Famicom), além de uma sequência cahamada Donkey Kong 3. 

Famicom foi um marco para os videogames, onde títulos como Bomberman, Worms e Punch fizeram sua estreia.  Outras séries tiveram grandes continuações, como Pac-man, que teve em 1983 Pac-man Jr. Flight Simulator II, e Donkey Kong, com Donkey Kong Jr. Math.

O conturbado ano de 1983 foi marcado por problemas e revolução a partir da queda da Atari, que, apesar de ter tido um império na indústria dos games, quase faliu o mercado. Porém, ao mesmo tempo, nasceu a ascensão da Nintendo com seu primeiro videogame, o Famicom, fazendo aparecer franquias que transformaram os jogos eletrônicos.

Texto Por Rafael Bittencourt

Se gostou da matérias, você pode ler o primeira desse especial, “Ano nos Game”: 2005 – ascensão do Playstation.

Leia Também: Gui Brumatti integra o elenco do filme “A Garota Invisível”

Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais

Facebook | Twitter | Instagram

Atari E.T Famicom Mario Bros nintendo Pacman
Tags:
Compartilhe:

A Nerd Recomenda também está no Facebook, Instagram, Youtube e no Twitter. Segue a gente lá!

Comentários
  • Avatar
    Sinatrinha lança novo clipe de "My Way - [2020]

    […] Leia Também: Ano nos Games: 1983 – Atari e crise dos games […]

  • Avatar
    Emmy Awards 2020 - confira os vencedores - [2020]

    […] Leia Também: Ano dos Games: 1983 – Atari e crise dos games […]

  • Avatar
    Ano nos Games: 1998 - A revolução dos games - [2020]

    […] Leia Também: Ano nos Games: 1983 – Atari e crise dos games […]

  • Avatar
    Ano nos games: 1991 - a guerra de consoles - [2022]

    […] Ano nos Games: 1983 – Atari e crise dos games […]

  • Avatar
    Super Mario Bros - filme da Nintendo é encantador - [2023]

    […] Super Mario Bros o filme, é tudo que o qualquer fã de videogames esperou. Temos aqui uma animação feita pela Illumination Studios, responsável pelo Meu Malvado Favorito, em parceria com a Nintendo, com a consultória do próprio Shigeru Miyamoto, criador do Mario Bros. […]

  • Avatar
    Jogo Fanta PAC-MAN™ traz ambientação temática exclusiva e mais de 100 fases para desafiar apaixonados por arcades - [2024]

    […] convida para uma aventura divertida e emocionante com a chegada do tão aguardado jogo PAC-MAN™ desenvolvido em parceria entre Bandai Namco Entertainmanet America […]

Deixe seu Comentário