1998 - Nerd Recomenda

Ano nos Games: 1998 – A revolução dos games

Gráficos 3D, inovações tecnológicas, técnicas e introdução de narrativas fizeram de 1998 um ano importantíssimo para os videogames.

 

Nesse mais um capítulo da série “Ano nos Games”, pensando sobre o tema desse episodio, percebi que há um período que não poderia deixar de ser citado: 1998.

O ano de 1998 foi transformador para indústria dos games, onde se virou uma chave, que até hoje sentimos os impactos e influência dessa época nos jogos atuais.

1998 - Nerd Recomenda
Lançamentos de 1998

A grande inovação no final dos anos 90 foi a transição do 2D para o 3D, movimento liderado pela Sony, principalmente porque a tecnologia do CD Rom, patenteada pela empresa, permitia mais memória dedicada para os jogos. Assim, os produtos eram feitos com melhor qualidade. Os jogos 3d e a computação gráfica estavam em seus primórdios. Nos dias de hoje, podem parecer toscos, mas em 1998 foi uma mudança gigantesca para os games.

Para começar a falar de jogos, vamos partir do princípio, especificamente em janeiro de 1998, quando uma sequência deu continuidade a uma franquia importantíssima para os jogos eletrônicos. Resident Evil 2 foi lançado com a dura missão de estabilizar a franquia no mercado e consolidar sua fã base. A Capcom jogou no seguro, usou a base do primeiro jogo e a expandiu. Com esse trabalho, Resident Evil se firmou como uma grande franquia no universo dos videogames. 

Nessa continuação do primeiro, Resident Evil 2 se passa 24 horas após o apocalipse em Raccon City, onde é introduzido uns dos personagens mais queridos da franquia, Leon S. Kennedy.

Em março, outro jogo de terror fez sua estreia. Parasite Eve é baseado em um livro romance/terror japonês, de mesmo nome, lançado em 1995. O jogo conta a história de um parasita, instalado em mitocôndrias humanas, que evoluem dentro do portador, dando habilidade especial a elas.

Parasite Eve foi inovador pela sua mistura de gêneros em um só game, onde juntou os elementos de terror de Resident Evil (1996) com os de RPG de Final Fantasy, criando o estilo Survival Horror RPG. Com uma câmera fixa e elementos de progressão, Parasite Eve conquistou o público e a crítica.

Outro jogo que fez sua estreia/continuação foi Metal Gear Solid. O game já era uma marca expressiva, com alguns fãs estabelecidos,

1998 - Nerd Recomenda
Hideo Kojima – criador de Metal Gear Solid

além de ser considerado uns dos melhores jogos de 8 bit. Mas sua fama se deu nos anos 80, logo, oito anos após seu último lançamento, Hideo Kojima, criador do game, reinventa sua série, trazendo o Metal Gear Solid. Apesar de ter uma ligação com os games de 8 bit, a proposta de Metal Gear Solid era mesclar o melhor dos videogames com o melhor do cinema, o que foi possível com o advento dos games em 3D. 

Kojima foi ambicioso em Metal Gear Solid. A decisão de colocar uma narrativa imersiva cinematografia e uma forte identidade visual, bastante comum nas produções de áudio/visual, foi algo que rendeu boa visibilidade ao jogo, com uma temática de espionagem e a história, mistura fatos e ficção sobre a Guerra Fria.

Outra grande inovação de Kojima, em Metal Gear Solid, foi a criação do gênero stealth( gênero de jogos eletrônicos no qual o jogador deve evitar ser percebido, fazendo uso da furtividade para invadir ou criar uma emboscada para os antagonistas), além de usar algumas artimanhas dentro do jogo, como ler seu memory card ou saber em qual slot seu controle está plugado. Por esses motivos, Metal Gear Solid é considerado uns dos jogos que mudou o mercado de games.

Porém, a revolução não para por aqui. Half Life ajudou a definir o estilo FPS ou shooter (jogo de tiro) em terceira pessoa. O game, assim como Metal Gear Solid, tem um apelo muito forte em sua história, com um enredo e narrativa de cinema. Para ter essa imersão, Half Life deixou de usar o sistema de fases, tendo o jogo uma sequência de história contínua, com apenas pequenos intervalos de loading. 

Em Half Life, pela primeira vez, foi possível interagir com o cenário, andar rápido e pular, o que deixou o game mais complexo, não o resumindo apenas a um jogo de tiro, mas sim, um game com duas multiplicidades de game play, como a implementação de puzzles e consequências em suas ações. O uso do áudio para imersão na história também foi outra inovação apresentada.

A história do game se passa em uma base militar secreta, onde criaturas espaciais e de outras dimensões se libertam. Através de um mod de Half Life, se deu início ao famoso Counter Striker, uns dos maiores e-sports do planeta. Half Life está entre os 10 melhores / influentes de todos os tempos.

Falando em e-sports, em 1998 surge um embrião do que vinha ser chamado de MOBA ( Multiplayer Online Battle Arena), assim, jogos como League of Legends e Dota bebem muito de sua fonte. Mas aqui, quero me referir a Starcraft, considerado o primeiro MOBA e também, uns dos 1998 - Nerd Recomendaprimeiros esportes eletrônicos (e-sports). Em Starcraft, o jogador usa suas táticas e estratégias para conquistar seu adversário. Dois jogadores se enfrentam, cada um controlando um exército, e o objetivo é simples: destruir o inimigo. 

Starcraft foi um fenômeno, principalmente na Coreia do Sul, país onde se criou uma cultura pelos e-sports, sendo levado muito a sério, e que hoje, é o maior em potência nos games de MOBA.

 

 

1998 - Nerd RecomendaEm 1998 tivemos a continuação e ascensão de outra franquia de jogos. Crash Bandicoot 3 foi o grande auge da série, com equilíbrio entre sua essência e novidades instaladas. Em Crash 3 temos novas fases, com diversificação e maior escolha de personagens como CoCo, irmã do Crash. Todos esses detalhes fizeram de Crash 3 o melhor título do jogo.

Para fechar a parte de games de 1998, vou falar um pouco sobre o jogo considerado o melhor de todos os tempos: The Legend of Zelda: Ocarina of Time. O jogo, exclusivo da Nintendo, já tinha uma legião de fãs consolidada, mas em Ocarina of Time a franquia se alterou, sendo a primeira experiência das aventuras de Link em 3D. Com gráficos incríveis, belíssimos para época, uma história intrigante e cativante, personagens carismáticos e um vasto universo para ser explorado, Ocarina of Time foi muito bem recebido pelo público e os fãs, conseguindo a nota 99 no Metacritc, a maior da história.

Outra inovação em Ocarina of Time, foi em sua mecânica na capacidade de trava a mira durante um combate, função usada até hoje não somente em Zelda, mas em outros games. Também tivemos a adição dos botões contextuais, que variam suas ações, dependo do objeto que o jogador vai interagir. 

A música também é muito marcante no game, onde há momentos memoráveis em que Link toca sua ocarina. A ideia de tocar uma música, interagindo com os botões de ação no tempo certo, presente em Ocarina of Time, foi usada mais tarde em Guitar Hero.

Não foi só de games que 1998 viveu. Esse foi também o ano do lançamento Global do DualShock, o controle do Playstation. De 1994 (ano de lançamento do primeiro Playstation) até 1997, o controle era feito sem os direcionais analógicos. Assim, todos os seus games eram jogados na base da “setinha”. Em 1997 surge o primeiro DualShock com botões analógicos, mas que foi lançado somente no Japão. Em 1998, o controle  chega para mundo inteiro e logo vira um padrão da Sony, sendo uma característica marcante do Playstation.

dualshock lançado em 1998
dualshock lançado em 1998

1998 foi um ano que trouxe revoluções e inovações para os hardwares e games, estabelecendo padrões na indústria, que são usados até hoje. Nessa época, se definiu estilos como de Suvivior Horror, FPS e Steath, além de utilizar e criar técnicas de gameplay e jogabilidade utilizadas atualmente, sem falar das primeiras experiências com o gráfico 3D. Esse foi, sem dúvidas, um dos anos mais importante para os videogames.

Leia Também: Ano nos Games: 1983 – Atari e crise dos games

O ano nos games: 2005 – ascensão do Playstation

Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais

Facebook | Twitter | Instagram

 

 

 

 

Um comentário

Deixe seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: