jojo moyes - Nerd Recomenda

Jojo Moyes lança continuação da série Como eu era antes de você

Nossa querida autora de romances, Jojo Moyes, lançou, na semana passada, a continuação da série Como Eu Era Antes de Você. Apenas dois anos após o lançamento do último livro da saga, “Ainda Sou Eu”, a escritora britânica nos presenteou com um conto de Lou, a personagem principal da saga, na quarentena. Mas antes de falar tudo sobre essa novidade, farei um breve resumo dos três livros antecessores:

Como eu era antes de você

comoeueraantesdevoce_nerdrecomenda
Livro Como eu era antes de você (Foto: Divulgação)

No primeiro livro, somos apresentados aos personagens principais: Louisa Clark e Will Traynor. Os dois opostos se conhecem após algumas sequências de acontecimentos. Ele era super atlético, rico e cheio de vida, porém sofre um acidentes de moto que o deixa tetraplégico. Ela é uma jovem sem ambições, confortada e super próxima da família, trabalhando na mesma cafeteria há anos, e continuaria por muito mais tempo, se o estabelecimento não tivesse ido a falência.

Depois da tragédia, Will se transforma em outra pessoa, se tornando mal humorado, depressivo e dependente do cuidado de terceiros. Nenhuma cuidadora dura mais que uma semana, porque ele dificuldade a vida de todos que tentam ajudá-lo. Louisa, inexperiente quando o assunto é cuidar de uma pessoa com deficiência, se candidata a cuidar dele. Com a convivência e muita persistência da protagonista, que precisa do dinheiro do novo trabalho para manter a casa e a família, os dois começam a se dar bem e viram amigos.

O livro, que mistura romance, drama e comédia, te faz torcer para que os dois fiquem juntos, e se tornem mais que amigos. Mas nessa jornada existem obstáculos, a mocinha é noiva de uma atleta, e Will, além de não querer mais nada da vida, está vivendo uma contagem regressiva para deixar esse mundo. Ele fez um acordo com os pais de que viveria mais alguns meses, até enfrentar um eutanásia na Suíça. Contudo essa informação não é passada logo de cara para Lou, que todos os dias conquista o mocinho de uma forma diferente, e tenta melhorar a sua vida.

Após a informação sobre a eutanásia chegar aos ouvidos de Louisa, a demissão parece ser a única saída, mas o problema do desemprego do pai e a vontade de fazer com que o Will desista do seu plano fazem com que ela permaneça no trabalho. Dessa parte para o final da história, os dois acabam se apaixonando e mudando suas perspectivas de vida, ele mostra que a vida tem que ser aproveitada e que ela precisa ter um plano na vida, encontrar uma paixão e conhecer o mundo.

Apesar de torcemos muito para que ele mude de planos, o pior acontece. Lágrimas são derramadas e cem caixinhas de lenço não são o suficiente para apagar a tristeza que a partida do Will deixa.

Como eu era antes de você foi o único livro da saga a ser adaptado para o cinema. Se ainda não viu, confira o trailer neste link.

 

Depois de você

depoisdevoce_nerdrecomenda
Livro Depois de você (Foto: Divulgação)

Nesse segundo livro da série de Jojo Moyes, encontramos a nossa protagonista perdida, depressiva e sem rumo. Ela não sabe o que fazer da vida. Depois da morte do Will, ela faz algumas viagens, tenta recomeçar, mas o fantasma do grande amor continua a assombra-la. E tudo muda após ela cair do terraço do prédio onde está vivendo. Desse modo bem trágico, Lou acaba conhecendo outra pessoa que se tornará muito importante em sua vida, Sam o paramédico que faz o resgate.

Quando sai do hospital, a protagonista ainda precisa de cuidados, por isso volta para a casa dos pais, que ainda não aceitaram o fato dela ter acompanhado Will até a clínica onde escolheu acabar com sua vida. Além deles, os pais do ricaço não conseguem ter suas vidas de volta.

Tragédia e drama com certeza também estão entre os elementos principais dessa história. Lou ainda se ressente por Will e pensa que não fez o suficiente para evitar o fim da vida dele, até que o destino lhe prega uma peça. Uma filha desconhecida do mocinho aparece e a protagonista é solicitada para ajudá-la a conhecer a família paterna. Para equilibrar as coisas, Jojo Moyes traz uma pitada de romance e recomeço, entre Lou e Sam.

A autora traz temáticas muito importantes como depressão, amizade e autoconhecimento. Nesse livro, a nossa querida mocinha das meias de abelhas, ainda não sabe muito bem por qual caminho profissional seguir, além de estar se recuperando da perda do grande amor com ajuda de um grupo de apoio e aos poucos, abrindo o coração para uma nova paixão. A obra acaba com Lou indo para Nova Iorque, atendendo ao chamado de uma ótima oportunidade de emprego.

Ainda sou eu

aindasoueu_nerdrecomenda
Livro Ainda sou eu
(Foto: Divulgação)

No último livro, Jojo Moyes de alguma forma continua contando a história de Louisa e Will. Apesar de ter partido, ele ainda faz parte dos pensamentos da Lou. Depois de três livros, finalmente ela começa a seguir seu principal conselho: viver novas experiências. Com toda a coragem, deixa a família e o novo namorado na Inglaterra, para começar a trabalhar como acompanhante da Agnes, a esposa do Sr. Gopnik, um homem muito rico e conhecido de Nova Iorque.

O casal a insere na alta sociedade, e em uma das reuniões, as lembranças do seu primeiro amor surgem após conhecer Joshua. O dinheiro não é a única semelhança com o Will, o que faz seu coração dar uma balançada e ficar dividido, mesmo que por pouco tempo. No tepo que ainda tenta se encontrar, a protagonista faz amizades, se mete em confusões e tenta levar alegria para todos a sua volta.

Do outro lado do oceano, Sam vive com saudades e torce que o ano do trabalho de sua namorada passe logo. Ela, além das saudades, também sente ciúmes do paramédico e tenta levar seu relacionamento a distância. Nesse último livro, Jojo Moyes é generosa e faz a personagem principal se desenvolver mais, encontrando sua vocação. Depois uma perda significativa, Lou encontra seu destino: começar a comprar e vender roupas vintage em uma loja na cidade. O local começa a fazer sucesso e, junto com o esforço das amigas, a fama também chega.

Com os negócios profissionais caminhando, Jojo Moyes, autora do livro, ainda precisa dar um final feliz para os negócios do coração. Com muita coragem, Louisa decide ficar nos Estados Unidos e pede para que Sam venha morar com ela. Ele aceita o pedido e desta vez, a protagonista termina a jornada acompanhada.

Lou na quarentena

lounaquarentenajojomoyes_nerdrecomenda
Conto Lou na quarentena (Foto: Divulgação)

Ninguém pediu, mas Jojo Moyes quis retornar a história da série “Como Eu Era Antes de Você” e dar um outro final para Lou. Com menos de 30 páginas, a autora traz alguns desfechos. A protagonistas está de volta à casa dos pais em Londres para pegar roupas antigas e mandar para sua loja, denominada The Bees Knees (Os joelhos da abelha), em Nova Iorque. Assim, como muitos de nós, ela foi pega desprevenida pelo coronavírus e acaba ficando distante novamente do namorado durante a quarentena.

Depressão é uma personagem que reaparece. Por conta do novo vírus, as amigas tiveram que fechar o negócio. E novamente, Lou se vê sem rumo. Além disso, com o passar do tempo a mocinha começa a sentir o chamado da maternidade, e ficar longe de seu amor não ajuda a deixa-la mais tranquila para realizar esse novo sonho.

Apesar dessas dificuldades, gostei bastante da história porque Jojo Moyes dá um final feliz para todos, inclusive para a irmã e o ex-noivo de Lou. O drama aparece na figura da reclusão da sociedade. Apesar de ser um conto e não um novo livro, para mim, se a obra tivesse mais páginas, ganharia uma nota maior. Saiba mais sobre essa breve continuação da história da Lou nesse link.

 

Outros títulos da Jojo Moyes

Se você gostou dessas histórias, vai amar os outros livros de Jojo Moyes. Ela também escreveu: A garota que você deixou para trás, A última carta de amor, Baía da Esperança, Um mais um, O navio das noivas, A casa das marés, O som do amor, e por último, mas não menos importante, Um caminho para liberdade.

Leia também: O Labirinto do Fauno – O livro é uma boa adaptação?
Classificação de Rebecca Vettore (@rebeccavettore): 3,5 estrelas
Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais
Facebook Twitter | Instagram

Deixe seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: