Metroid Dread

Metroid Dread, uma incrível notícia

Enquanto o título não sai, eis um resumo da sua importância e por onde começar a mergulhar nesse universo.

Se você gosta de jogos como Hollow Knight, Ori And The Blind Forest, Salt and Sanctuary e Blasphemous, então você já deve estar familiarizado com o gênero Metroidvania. Cada vez mais popular entre os jogos indie, esse estilo tem suas bases na exploração e superação de desafios através da curiosidade e determinação.

Como o nome já indica os games que consolidaram o gênero pertencem às franquias Metroid e Castlevania. O formato é caracterizado principalmente pela sua combinação de side scroller com mundo aberto. Em metroidvanias o que conta como o mais importante é a capacidade do jogador de explorar diferentes áreas do mapa, enfrentando inimigos e ganhando power-ups e habilidades que permitem que o jogador acesse novas áreas.

A E3 desse ano fez um anúncio que é motivo para deixar todos os fãs do gênero mais empolgados do que nunca. Não, infelizmente Hollow Knight: Silksong ainda não tem data de lançamento, mas o próximo jogo da franquia Metroid têm! Metroid Dread, anunciado durante a apresentação Nintendo Direct, será lançado para o Switch em 8 outubro deste ano!

O jogo é o primeiro Metroid em 19 anos a continuar a história principal e o primeiro Metroid 2D a apresentar gráficos HD contemporâneos. Ele promete um belíssimo mundo de exploração nunca visto antes pelos fãs, mecânicas clássicas em novas situações e novas habilidades capazes de deixar a jogabilidade ainda mais interessante.

Metroid Dread é anunciado para Nintendo Switch | Bolavip Brasil

Como uma sequencia direta de Metroid Fusion, o jogo, segundo o produtor chefe da franquia, Yoshio Sakamoto, Metroid Dread irá concluir o arco principal iniciado em 1986 com o primeiro título da franquia. Se você é um fã da saga da caçadora de recompensas Samus Aran o jogo promete incluir todos os elementos que fizeram dessa franquia tão querida e que deram toda a sua personalidade.

E para quem nunca jogou Metroid, mas quer estar por dentro antes do lançamento de Dread, eis aqui um breve resumo do jogo quintessêncial para quem deseja conhecer a serie:

Super Metroid

Super Metroid: a inesquecível aventura de Samus no SNES | Jogo Véio

Esse popular titulo da série foi lançado em 1994, para o Super Nintendo e marcou a infância de muitos apresentando um estilo completamente diferente dos sidescrollers da época. Os 32 bits da plataforma possibilitaram uma infinidade de novidades na franquia, estabelecendo novos traços de personalidade e elementos que ficariam pra sempre marcados como indispensáveis a qualquer jogo da serie Metroid.

Nele você joga como Samus Aran, a caçadora de recompensas e protagonista da série. A história se segue logo após os eventos do segundo jogo – lançado para o Gameboy. Nela, Samus acaba de completar sua missão no planeta SR388, onde foi encarregada de extinguir uma raça alienígena altamente perigosa chamada Metroid. Ela entrega o último espécime da raça para os cientistas da Federação Galáctica e segue seu caminho na busca de uma nova caça.

Antes mesmo de deixar o sistema ela recebe um sinal de socorro vindo da mesma estação onde deixou o metroid infante aos cuidados dos cientistas. Ao chegar ao local ela descobre que ele foi sequestrado por Ridley, seu arqui-inimigo e um dos lideres dos principais antagonistas da serie, os Piratas Espaciais.

A missão de Samus durante o jogo é retornar à base dos Piratas, o planeta Zebes, e recuperar o metroid perdido antes que os vilões o usem para executar seus planos de dominação galáctica.

Super Metroid (SNES): um verdadeiro marco da história dos videogames -  Nintendo Blast
Samus e Ridley segurando o metroid larva. Sim, você começa enfrentando um chefão, como muitos jogos bons da época.
Super Metroid Samus GIF - SuperMetroid Metroid Samus GIFs

No jogo você chega a Zebes com uma recepção sombria. Há uma tempestade no fundo, um sinal de mal agouro que trás trovões que podem ser ouvidos junto de música enervante. Estabelecendo uma atmosfera de mistério e suspense o jogo introduz muito rapidamente a sua essência.

Logo nos primeiros corredores já fica evidente que esse mundo se expande para todos os lados, mas você só terá acesso a tudo conforme expandir as suas habilidades. E esse princípio é aplicado em todas as áreas do mapa e durante todo o jogo, guiando invisivelmente o jogador, permitindo que ele mesmo descubra todos os segredos.

Metroid - Nerd Recomenda

Você caminha na direção de uma parede alta demais e de repente “ops, preciso de um salto mais alto” fica impresso na sua mente. Um pouco mais de exploração e você encontra a habilidade necessária – muitas vezes escondida atrás de chefões ou desafios de plataforma – e pode voltar para descobrir uma nova área.

Da mesma maneira, o game design te ensina a usar todas as suas habilidades sem dizer uma só palavra, levando o jogador a se sentir revigorado toda vez que descobre um segredo ou ultrapassa algum obstáculo por conta própria.

Metroid Game GIF - Metroid Game GIFs

Os chefões todos tem batalhas premeditadas e enervantes que prometem te deixar tremendo de medo. A história também é contada por meio de pistas no mapa e tudo colabora para uma atmosfera de terror e contemplação. Para completar sua missão, Samus – e o jogador – deve descer até as profundezas de um planeta alienígena, completamente sozinha e responsável pela sua própria sobrevivência.

Mas não existem palavras que possam descrever propriamente o quão maravilhoso esse jogo pode ser. Você precisa experimentar com seus próprios sentidos para entender.

Depois de Super

Metroid Dread terá um breve resumo da história da serie, caso você não queira jogar tudo por conta própria, mas é altamente recomendado que o faça. Super Metroid é o terceiro jogo da série, depois dele você pode jogar o remake do primeiro título, chamado de Metroid Zero Mission. O segundo jogo também possuí um remake que foi lançado para Nintendo DS com o título Samus Returns e é, de todos os jogos, o mais parecido com o que Dread promete ser. Por fim, Metroid Fusion, lançado para o Game Boy Advanced é o título do qual Dread seguirá com o restante da história e é o que mais se parece com Dread em termos de narrativa.

Enquanto aguardamos o lançamento dessa tão esperada continuação fica o convite para mergulhar fundo no universo dessa tão querida série de jogos, fundadora de um estilo adorado pelos amantes do indie.

Texto por Aquiles Rodrigues

Leia também: Bloodstained e o legado de Castlevania


Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais

Facebook | Twitter | Instagram

Um comentário

Deixe seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: