Miura - Nerd Recomenda

O legado de Kentaro Miura

Foi divulgada nessa última quinta-feira dia 20/05 o falecimento do mangaká Kentaro Miura aos 54 anos, ocorrido no dia 06 do mesmo mês. Sua morte foi uma grande perda no mundo artístico de mangás, deixando em luto uma legião de fãs pelo mundo todo e sua obra mais notória, Berserk, incompleta.

Miura nasceu em Chiba, Japão no ano de 1966. Aos dez anos de idade fez seu primeiro mangá intitulado Miuranger e desenharia outro no ano seguinte também, este chamado Ken e no michi. Em 1982 conseguiu publicar sua primeira obra em uma revista, sendo esta sua primeira publicação profissional como mangaká.

Em 1988 foi lançada Berserk Prototype, um one-shot bem Dark ambientando num mundo medieval do qual se origino Berserk (1989) a obra que tornaria Miura mundialmente conhecido e inspiraria uma infinidade de outras mídias como filmes, jogos e mangás que perpetuariam o legado da obra de Miura além dos seus longos trinta e pouco anos de publicação.

Miura - Nerd Recomenda

É claro que o próprio Berserk recebeu muitas inspirações de seu criador, um amante de ficção por si só. Mangás como Violence Jack (1973) e Devilman (1972) de Go Nagai extremamente notórios por sua violência explícita tanto para a época quanto dias atuais, além de filmes como Hellraiser que inspirou Miura principalmente na estética e surrealismo com as quais ele trabalha os demônios no mundo de Berserk. Outra grande influência sua foi o mangá Hokuto no Ken (1983) dito pelo próprio autor como um dos que mais impactou em sua criação. A própria Mão de Deus, principais antagonistas da obra e líderes dos demônios, foram inspirados em livros de ficção científica como UBIK de Philip K. Dick e Destination Void de Frank Helbert.

Berserk era um mangá de publicação mensal, diferente de outros títulos populares que costumam ter capítulos semanais, e por isso mesmo com seu longo tempo de publicação não ultrapassa em número de capítulos os mangás mais longos como One Piece já ultrapassando o milésimo capítulo enquanto Berserk ainda está na metade dos seus tricentésimos. Não que isso seja algo ruim, Berserk tem como uma de suas principais marcas o traço carregado e extremamente detalhado que só era possível por Miura ter tempo suficiente em colocar todo seu empenho na obra.

Mesmo sendo um texto para falar sobre o autor, é difícil não citar Berserk. O grande mangá de Miura já recebeu várias “tentativas” de adaptação em mídias digitais que infelizmente não fazem jus a qualidade que a obra original recebeu em sua criação, mesmo tendo supervisão do criador em seu desenvolvimento. Também livros de artes e demais materiais complementares foram escritos sobre Berserk, um deleite para fãs que desejam ir além dos capítulos do mangá.

Mesmo tendo nos deixado, e sua maior criação ficando incompleta, o legado de Kentaro Miura é inegável na ficção da cultura pop moderna e terá influência ainda em muitas obras do gênero dark-fantasy nos anos vindouros. Como um particular fã da obra, ainda pretendo escrever muitos textos para aprofundar-me um pouco mais nas diversas facetas do gigante que é Berserk.

By: Maurício Pedro

Leia Também: Amazon Prime: Filme Everybody’s Talking About Jamie tem estreia exclusiva em setembro

Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais

Facebook Instragram Twitter

Um comentário

Deixe seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: